secel
GERAL

'O assassino viveu 3 anos dentro de casa', diz mãe de vítima feminicídio

18 Fev 2019 - 11h55Por José Maria Tomazela

A dona de casa Cristina Aparecida Soares, de 34 anos, tenta preencher o vazio deixado pela morte da filha Geovanna Crislaine Soares da Silva, de 17 anos, mobilizando as redes sociais contra o feminicídio. Além de pedir justiça, ela quer o fim da lei que impede a prisão no período eleitoral, mesmo em caso de crimes graves. Geovanna foi assassinada pelo ex-namorado em 27 de outubro de 2018, em Votorantim, na véspera do segundo turno das eleições. O rapaz se apresentou à polícia e assumiu o crime, mas não ficou na cadeia - como ele se entregou 12 horas após o crime, não foi configurado flagrante. Pela lei, ninguém pode ser preso, a não ser em flagrante, cinco dias antes nem 48 horas depois do pleito.

Cristina conta que velava o corpo da filha quando soube que o assassino tinha sido liberado. "Ele saiu pela porta da frente, como se nada tivesse acontecido. Fiquei tão revoltada que postei em rede social, e muita gente me deu razão. É inaceitável uma lei que mantém na rua o autor de crime hediondo, não importa se tem eleição ou não. Nada justifica." Rapidamente a página "Justiça pela Geovanna e todas as mulheres que passaram por crimes brutais", no Facebook, atingiu 1,2 mil seguidores.

À mãe, não bastou. Ao saber que o inquérito estava parado em razão das férias da delegada, ela confeccionou camisetas com a foto da filha e foi com um grupo à frente da delegacia. Depois, rumou até o fórum e falou com o promotor criminal. A ordem de prisão foi expedida.

Agora, a mãe acompanha o processo, posta o andamento na internet e espera a data de julgamento. "Não é possível que mulheres e meninas sejam assassinadas assim. O pior é que o assassino viveu três anos dentro de casa, tratado como um filho."

O acusado do crime, Jackson da Silva Santos, de 21 anos, morava no mesmo bairro e era tido pela família dela como um rapaz bom. "Ele trabalhava numa reciclagem e passaram a se encontrar, depois o relacionamento ficou mais sério. Com o passar do tempo, ele começou a beber demais, até que minha filha deu um basta", afirma a mãe.

Recorrente. Ela diz que Santos não aceitava a separação e havia tentado matar sua filha alguns dias antes, mas a menina não contou. "Quando o celular dela voltou da perícia, achamos um áudio em que ele, aparentemente bêbado, pedia perdão. Ela respondeu: 'Você quase me matou, tapou a minha boca, quase desmaiei'. Se ela tivesse falado ou a gente tivesse visto..."

Foi um vigia que surpreendeu Santos perseguindo a jovem e desferindo facadas, numa estrada no bairro vizinho. O rapaz fugiu, deixando o carro no local. Conforme a mãe, sua filha foi morta com 11 facadas. A defesa do rapaz, que está preso, informou que só se manifestará no processo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Geral

Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim

Ação vai mobilizar caminhões e ambulâncias da equipe
Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral