Caraguá
Caraguá
Geral

Núcleo de Voluntariado da ACIJS lança iniciativa de valorização a ações solidárias na comunidade

A ideia é propagar experiências que fortaleçam propósitos que movem as pessoas individual e coletivamente

02 Dez 2020 - 17h14Por Janici Demetrio

"Você já pensou que pequenos gestos fazem diferença na vida das pessoas?"  

Com essa pergunta, o Núcleo de Voluntariado Corporativo da ACIJS lançou na segunda-feira (1º) ação com o objetivo de valorizar atitudes solidárias na comunidade. A ideia é propagar experiências que fortaleçam propósitos que movem as pessoas individual e coletivamente. Atitudes que podem ser praticadas mesmo durante o período de enfrentamento da pandemia do coronavírus, que impôs uma série de restrições e o distanciamento social por medidas de segurança e saúde pública. 

A campanha é simples. Todas as pessoas interessadas em participar acessando o link https://bit.ly/3lwdwsT e confira em que modalidades de ações desejam atuar (meio ambiente, sensibilização, doação/desapego, relacionamento e educação), registrando em foto ou vídeo e postando em seus perfis no Facebook ou no Instagram e marcando o Núcleo de Voluntariado com a hashtag #VoluntariadoCorporativo. 

Além de buscar dar mais amplitude ao senso de solidariedade presente em Jaraguá do Sul e região, a campanha é uma maneira que os nucleados da ACIJS encontraram para marcar a passagem do Dia do Voluntário, que ocorre no calendário em 5 de dezembro (sábado). 

O Núcleo de Voluntariado Corporativo também está divulgando seus canais de comunicação pelas redes sociais, que podem ser seguidos no Facebook e Instagram em @nucleovoluntariadocorp.acijs. O NVC foi oficializado em novembro e conta com a participação de profissionais representando 8 empresas e instituições, e busca agora a adesão de novos associados. Fazem parte como fundadoras as empresas Agricopel, Bold Participações, Duas Rodas, Malwee, WEG, além do Hospital São José, Instituto Malwee e da FIESC (SESI e SENAI).

O lançamento da campanha ocorreu durante live que a ACIJS realizou na terça-feira para divulgar o Dia de Doar, um grande movimento para promover a doação no Brasil, buscando mobilizar a sociedade por um país mais generoso e solidário, através da conexão de pessoas com causas. No Brasil, o Dia de Doar começou em 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos, em 2012. A partir de 2014 o Brasil passou a fazer parte do movimento global, que hoje conta com 72 países participando oficialmente, e ações sendo realizadas em mais de 190. No exterior, o Dia de Doar tem o nome de #GivingTuesday, que significa "terça-feira da doação". Vem na sequência de datas comerciais já famosas, como as BlackFriday e CyberMonday. É sempre realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving Day). 

Participaram da live Edna Zamboni (Núcleo de Voluntariado Corporativo da ACIJS), Andressa Mongruel Vicenzi (Fundo Social SESI-SENAI), Edilma Lemanhê (SCAR) e Michel Contessi (Hospital São José). O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul fez a mediação do encontro, destacando que o movimento está muito identificado com o perfil da cidade em movimentos que envolvem pessoas e instituições. "Jaraguá tem uma importante história de voluntariado e de atitudes solidárias, com exemplos que buscam a construção de uma comunidade mais inclusiva, de oportunidades e principalmente com qualidade de vida", salientou ao falar da importância de discutir o tema.

No encontro, as entidades deram testemunhos sobre resultados obtidos com projetos apoiados por leis de incentivo. A live também mostrou como as pessoas podem fazer uso de mecanismos legais de renúncia fiscal por meio do repasse de até 9% do Imposto de Renda devido, contando com plataformas de orientação como o Fundo Social, iniciativa inédita em Santa Catarina que é liderada pela FIESC e que surgiu em Jaraguá do Sul com envolvimento direto da ACIJS.

GNet

Matérias Relacionadas

Geral

'Meteoro' que caiu em Minas Gerais é lavado com detergente e colocado a venda

Meteorito caiu em MG na sexta-feira (14).
'Meteoro' que caiu em Minas Gerais é lavado com detergente e colocado a venda
Geral

Inscrições para castração gratuita estão abertas a partir de hoje (17) em Jaraguá do Sul

Saiba como participar
Inscrições para castração gratuita estão abertas a partir de hoje (17) em Jaraguá do Sul
Geral

Jaraguá do Sul atinge sensação térmica de 44°C no domingo (16)

Onda de calor deve persistir até quarta-feira (19)
Jaraguá do Sul atinge sensação térmica de 44°C no domingo (16)
Geral

Morre o padre Aldecir José Piai

Sepultamento será no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá
Morre o padre Aldecir José Piai
Ver mais de Geral