Delivery Much
Geral

Núcleo de Voluntariado da ACIJS lança iniciativa de valorização a ações solidárias na comunidade

A ideia é propagar experiências que fortaleçam propósitos que movem as pessoas individual e coletivamente

02 Dez 2020 - 17h14Por Janici Demetrio

"Você já pensou que pequenos gestos fazem diferença na vida das pessoas?"  

Com essa pergunta, o Núcleo de Voluntariado Corporativo da ACIJS lançou na segunda-feira (1º) ação com o objetivo de valorizar atitudes solidárias na comunidade. A ideia é propagar experiências que fortaleçam propósitos que movem as pessoas individual e coletivamente. Atitudes que podem ser praticadas mesmo durante o período de enfrentamento da pandemia do coronavírus, que impôs uma série de restrições e o distanciamento social por medidas de segurança e saúde pública. 

A campanha é simples. Todas as pessoas interessadas em participar acessando o link https://bit.ly/3lwdwsT e confira em que modalidades de ações desejam atuar (meio ambiente, sensibilização, doação/desapego, relacionamento e educação), registrando em foto ou vídeo e postando em seus perfis no Facebook ou no Instagram e marcando o Núcleo de Voluntariado com a hashtag #VoluntariadoCorporativo. 

Além de buscar dar mais amplitude ao senso de solidariedade presente em Jaraguá do Sul e região, a campanha é uma maneira que os nucleados da ACIJS encontraram para marcar a passagem do Dia do Voluntário, que ocorre no calendário em 5 de dezembro (sábado). 

O Núcleo de Voluntariado Corporativo também está divulgando seus canais de comunicação pelas redes sociais, que podem ser seguidos no Facebook e Instagram em @nucleovoluntariadocorp.acijs. O NVC foi oficializado em novembro e conta com a participação de profissionais representando 8 empresas e instituições, e busca agora a adesão de novos associados. Fazem parte como fundadoras as empresas Agricopel, Bold Participações, Duas Rodas, Malwee, WEG, além do Hospital São José, Instituto Malwee e da FIESC (SESI e SENAI).

O lançamento da campanha ocorreu durante live que a ACIJS realizou na terça-feira para divulgar o Dia de Doar, um grande movimento para promover a doação no Brasil, buscando mobilizar a sociedade por um país mais generoso e solidário, através da conexão de pessoas com causas. No Brasil, o Dia de Doar começou em 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos, em 2012. A partir de 2014 o Brasil passou a fazer parte do movimento global, que hoje conta com 72 países participando oficialmente, e ações sendo realizadas em mais de 190. No exterior, o Dia de Doar tem o nome de #GivingTuesday, que significa "terça-feira da doação". Vem na sequência de datas comerciais já famosas, como as BlackFriday e CyberMonday. É sempre realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving Day). 

Participaram da live Edna Zamboni (Núcleo de Voluntariado Corporativo da ACIJS), Andressa Mongruel Vicenzi (Fundo Social SESI-SENAI), Edilma Lemanhê (SCAR) e Michel Contessi (Hospital São José). O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul fez a mediação do encontro, destacando que o movimento está muito identificado com o perfil da cidade em movimentos que envolvem pessoas e instituições. "Jaraguá tem uma importante história de voluntariado e de atitudes solidárias, com exemplos que buscam a construção de uma comunidade mais inclusiva, de oportunidades e principalmente com qualidade de vida", salientou ao falar da importância de discutir o tema.

No encontro, as entidades deram testemunhos sobre resultados obtidos com projetos apoiados por leis de incentivo. A live também mostrou como as pessoas podem fazer uso de mecanismos legais de renúncia fiscal por meio do repasse de até 9% do Imposto de Renda devido, contando com plataformas de orientação como o Fundo Social, iniciativa inédita em Santa Catarina que é liderada pela FIESC e que surgiu em Jaraguá do Sul com envolvimento direto da ACIJS.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Moradora de Jaraguá do Sul que estava desaparecida é localizada em SP 

Bruna Claudia Chaves, de 26 anos, estava em um hospital de Itaquaquecetuba, no interior paulista. 
Moradora de Jaraguá do Sul que estava desaparecida é localizada em SP 
Geral

Prefeitura de Guaramirim abre inscrições para processo seletivo

As inscrições devem ser feitas diretamente no site do Instituto Tupy, no portal.institutotupy.com.br.
Geral

Caixa assume gestão dos recursos e pagamentos do Dpvat

Não há nenhuma mudança nas regras de indenização
Caixa assume gestão dos recursos e pagamentos do Dpvat
Geral

Chuva melhora condição hídrica em Santa Catarina

O quadro é justificado pelo volume de chuva significativo nos dois últimos meses. Porém, o cenário ainda é de estiagem e exige monitoramento contínuo.
Chuva melhora condição hídrica em Santa Catarina
Ver mais de Geral