vacina
Geral

Novo presidente do TRESC tem missão de aplicar a Lei da Ficha Limpa

22 Mai 2012 - 14h08

Com o desafio de comandar o processo eleitoral em Santa Catarina, o desembargador Luiz Cézar Medeiros tomou posse, ontem, como presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC). Em seu discurso, o magistrado se comprometeu a dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo ex-presidente Solon d'Eça Neves, morto no dia 23 de abril.


Medeiros afirmou que assumir o tribunal nessas condições lhe trouxe um pouco de "apreensão" e "tristeza", mas que sua motivação é estar à frente de uma instituição como o TRE e fazer uma grande eleição. Ele confirmou que chegar à presidência era um desejo, que acabou se concretizando prematuramente, em referência ao falecimento dos desembargadores Irineu João da Silva e Solon d'Eça Neves. Destacou, ainda, a posse do desembargador Eládio Torret Rocha aos cargos de vice-presidente e corregedor não somente como um colega com quem dividirá a direção do tribunal, mas um amigo que conhece há 25 anos.

Além do trabalho de organizar uma eleição em todos os municípios do Estado, Medeiros terá o desafio de comandar a primeira eleição em que a Lei da Ficha Limpa será aplicada. Apesar da inovação e dos possíveis questionamentos de candidaturas, Medeiros acredita na tranquilidade do processo, pois os juízes catarinenses já estariam alinhados ao entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Outra novidade será a estreia de dois municípios no processo eleitoral, Pescaria Brava e Balneário Rincão, que elegerão seus primeiros prefeitos e vereadores. 

- Isso aumenta nossa responsabilidade, mas também de um modo significativamente bom, porque aumentará o número de eleitores em condições de votar e eleger seus mandatários de uma maneira mais próxima - avalia o presidente.

Nas eleições de outubro, em Santa Catarina não haverá inclusão de novos municípios no sistema de votação biométrica - em que a identificação do eleitor é feita a partir das impressões digitais. Em 2010, apenas os eleitores de São João Batista, na Grande Florianópolis, participaram de um projeto piloto para testar o modelo.

Para Medeiros, a identificação biométrica é o futuro, mas que ainda demanda um grande investimento em equipamentos. Por isso, a opção do TSE em fazer a implantação do novo modelo aos poucos. Segundo o novo presidente do TRE-SC, "todo o Brasil" está trabalhando neste projeto, que deve ganhar novo fôlego a partir da eleição de 2014.

DIÁRIO CATARINENSE

Matérias Relacionadas

Geral

Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim

Ação vai mobilizar caminhões e ambulâncias da equipe
Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral