Segurança

Normas de segurança estão mais rigorosas nos aeroportos do País

18 Jul 2016 - 14h16
A partir desta segunda-feira (18), os procedimentos de segurança serão reforçados nos aeroportos do País. A inspeção de bagagens e revista de passageiros fazem parte do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil número 107, regra que dispõe sobre a segurança da aviação civil.

De acordo com a norma, os passageiros estão sujeitos à passagem pelo pórtico; revista física (ou passagem pelo escâner corporal); retirada de notebook da bagagem de mão; revista de bagagem de mão pelo equipamento de Raios X e a abertura de bagagem de mão para inspeção. Todos esses procedimentos já existiam e vão se tornar mais rigorosos, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que representa Avianca, Azul, Gol e Latam, orienta que os passageiros passem a se apresentar para o check-in com uma antecedência maior, de pelo menos 1h30 antes do horário de saída do voo. Os procedimentos de embarque para voos internacionais seguem inalterados.

Inspeção

A revista física aleatória é aquela em que o passageiro é revistado por um Agente de Proteção da Aviação Civil (Apac) do mesmo sexo, independentemente do disparo do alarme do equipamento de Raios X. A revista poderá ocorrer em local público ou reservado, a critério do passageiro e dos agentes, e com presença de testemunha.

A retirada de computador portátil e de outros dispositivos eletrônicos do interior de malas e mochilas transportadas na bagagem de mão também será obrigatória na passagem pelo Raios X para voos domésticos. Atualmente, essa medida é adotada para voos internacionais.

A inspeção manual aleatória de pertences de mão no momento da passagem pelo equipamento de Raios X também poderá ser solicitada, nesse caso, os passageiros deverão abrir suas bagagens de mão para inspeção pelos agentes de proteção.

 

Fonte: Portal Brasil

Matérias Relacionadas

Guaramirim

Secretaria de Saúde de Guaramirim fechada para sanitização

O motivo do fechamento é a confirmação de um caso positivo na unidade
Secretaria de Saúde de Guaramirim fechada para sanitização
Santa Catarina

Procon encontra diferença de até 200% nos preços dos exames de Covid-19

Diante da situação, o Procon notificou os estabelecimentos para que seja esclarecido os motivos que justifiquem os valores diferentes
Procon encontra diferença de até 200% nos preços dos exames de Covid-19
Trânsito

Começa nesta 5ª feira as obras de recapeamento da Rua João Januário Ayroso

Durante os trabalhos a rua ficará sujeita à interdições parciais (meia pista) ou totais, requerendo cautela dos motoristas ao trafegar pelo local
Santa Catarina

Coronavírus em SC: Lacen recebe insumos e equipamentos para agilizar resultados de exames

Santa Catarina irá aumentar capacidade de testagem e acelerar o processamento dos exames
Coronavírus em SC: Lacen recebe insumos e equipamentos para agilizar resultados de exames
Ver mais de Geral