Segurança

Normas de segurança estão mais rigorosas nos aeroportos do País

18 Jul 2016 - 14h16
A partir desta segunda-feira (18), os procedimentos de segurança serão reforçados nos aeroportos do País. A inspeção de bagagens e revista de passageiros fazem parte do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil número 107, regra que dispõe sobre a segurança da aviação civil.

De acordo com a norma, os passageiros estão sujeitos à passagem pelo pórtico; revista física (ou passagem pelo escâner corporal); retirada de notebook da bagagem de mão; revista de bagagem de mão pelo equipamento de Raios X e a abertura de bagagem de mão para inspeção. Todos esses procedimentos já existiam e vão se tornar mais rigorosos, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que representa Avianca, Azul, Gol e Latam, orienta que os passageiros passem a se apresentar para o check-in com uma antecedência maior, de pelo menos 1h30 antes do horário de saída do voo. Os procedimentos de embarque para voos internacionais seguem inalterados.

Inspeção

A revista física aleatória é aquela em que o passageiro é revistado por um Agente de Proteção da Aviação Civil (Apac) do mesmo sexo, independentemente do disparo do alarme do equipamento de Raios X. A revista poderá ocorrer em local público ou reservado, a critério do passageiro e dos agentes, e com presença de testemunha.

A retirada de computador portátil e de outros dispositivos eletrônicos do interior de malas e mochilas transportadas na bagagem de mão também será obrigatória na passagem pelo Raios X para voos domésticos. Atualmente, essa medida é adotada para voos internacionais.

A inspeção manual aleatória de pertences de mão no momento da passagem pelo equipamento de Raios X também poderá ser solicitada, nesse caso, os passageiros deverão abrir suas bagagens de mão para inspeção pelos agentes de proteção.

 

Fonte: Portal Brasil

Matérias Relacionadas

Schützenfest

Compra antecipada de entrada para Schützenfest

A Comissão Central Organizadora anunciou que a bilheteria do Parque de Eventos estará aberta desta terça-feira até domingo, todos os dias, a partir das 14h
Compra antecipada de entrada para Schützenfest
Geral

Turbidez na água obriga Samae a desligar dois Sistemas Independentes

Os sistemas do Boa Vista e do Molha estão desligados e não há abastecimento de água naquelas regiões
Jaraguá do Sul

SINE divulga vagas de emprego disponíveis em Jaraguá do Sul

Interessados devem comparecer à agência Sine em Jaraguá do Sul, no piso térreo da Rodoviária
SINE divulga vagas de emprego disponíveis em Jaraguá do Sul
Geral

Grupo Malwee é reconhecido como uma das empresas mais sustentáveis do Brasil

O Grupo Malwee, uma das maiores empresas de moda do país, foi reconhecido pela segunda vez, como uma das empresas mais sustentáveis do Brasil pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2019.
Grupo Malwee é reconhecido como uma das empresas mais sustentáveis do Brasil
Ver mais de Geral