CMJS - Agosto
Ainda mais quente!

Mundo vive a década mais quente já registrada, aponta agência britânica

Um dos próximos cincos anos poderá registrar temperaturas até 1,5°C mais altas

09 Fev 2019 - 08h00Por Marquezan Araújo / Agência do Rádio
Mundo vive a década mais quente já registrada, aponta agência britânica -

Um estudo feito pelo Met Office - o serviço meteorológico do governo britânico - aponta possíveis aumentos nas temperaturas para os próximos cinco anos. De acordo com o Ministério da Defesa do Reino Unido, os termômetros poderão marcar até 1°C a mais do que os registrados no período da pré-revolução industrial.

Ainda segundo o balanço, um dos próximos cincos anos poderá registrar temperaturas até um grau e meio maiores. Caso os dados projetados pelo Met Office se confirmem, o período de 2014 até 2023 será considerado o mais quente já registrado pela agência nos últimos 150 anos.

O Met Office revela também que, desde 2015, a temperatura média global ficou próxima ou até um pouco acima da marca de 1°C a mais. Esse nível, normalmente tem como base as temperaturas registradas entre os anos de 1850 e 1900.

Em outubro passado, cientistas da Organização das Nações Unidas (ONU) anunciaram, por meio de um relatório, os impactos causados por um aumento de temperatura de um grau e meio. Além disso, eles disseram que era preciso um grande corte de carbono para impedir que o mundo ultrapassasse esse limite até 2030.

Os pesquisadores do Met Office confiam nas previsões do balanço e têm como base experiências passadas. Na última projeção, por exemplo, feita em 2013, o serviço britânico já havia mencionado a rápida taxa de aquecimento que foi notada nos últimos cinco anos.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!