Premix Concreto
Geral

Mudança no Enade já vale para este ano, afirma ministro

14 Mar 2012 - 18h48

O ministro Aloizio Mercadante (Educação) afirmou nesta quarta-feira que o Enade --avaliação federal do ensino superior-- sofrerá alteração ainda neste ano, como forma de evitar fraude no resultado do exame.


Reportagem publicada hoje pela Folha mostrou que uma das possibilidades estudadas pela pasta era a aplicação do exame aos alunos do último e do penúltimo semestre de faculdade.

"Essa mudança resolve o problema que nós identificamos de postergar a formatura de alguns alunos por um semestre, intencionalmente ou não, para poder eventualmente ter um melhor desempenho no Enade", afirmou o ministro após audiência na Câmara dos Deputados.

Segundo ele, a medida permitirá uma "verdadeira avaliação" das instituições de ensino superior. A alteração deverá ser feita por meio de portaria, que será publicada amanhã no "Diário Oficial" da União.

A ação do ministério ocorre após a Unip, uma das maiores universidades do país, ser suspeita de selecionar seus melhores alunos para se submeterem à prova. Durante audiência, Mercadante afirmou que um novo semestre será incluído na avaliação para evitar "procedimento que não assegure a efetiva avaliação dos alunos".


A universidade nega irregularidades e tem que apresentar sua defesa ao ministério. De acordo com a direção da universidade, a melhoria dos resultados nas últimas edições do Enade é resultado das inovações implantadas pela instituição em seus cursos.

 

FOLHA.COM.BR

Matérias Relacionadas

Geral

App gratuito ajuda entidades sem fins lucrativos na superação da crise instaurada pelo novo coronaví

Exclusivo para instituições do Terceiro Setor, religiosas ou não, o aplicativo, que é inteiramente gratuito, organiza processos e atividades centrais de cada entidade.
App gratuito ajuda entidades sem fins lucrativos na superação da crise instaurada pelo novo coronaví
Geral

Núcleo de Voluntariado da ACIJS lança iniciativa de valorização a ações solidárias na comunidade

A ideia é propagar experiências que fortaleçam propósitos que movem as pessoas individual e coletivamente
Geral

Programa Adote o Verde fecha o ano com 59 espaços adotados

Um novo edital do programa que irá contemplar novos espaços para a comunidade jaraguaense deverá ser aberto ainda no primeiro trimestre de 2021.
Programa Adote o Verde fecha o ano com 59 espaços adotados
Geral

Previsão indica risco de temporais em SC

Essa condição começa do Oeste ao Planalto no decorrer da tarde desta quarta-feira (02), atingindo o Litoral Sul a partir da noite, estendendo-se a todas as regiões na madrugada e manhã de quinta-feira (03). 
Previsão indica risco de temporais em SC
Ver mais de Geral