dengue
Geral

MPSC lança campanha "Conte até 10" e Ouvidoria vai às ruas entregar material educativo, nesta sexta-feira

14 Dez 2012 - 12h40

O Dia Nacional do Ministério Público começará em Santa Catarina com a distribuição, pela Ouvidoria do MPSC, de material educativo à população, no Largo da Alfândega, em Florianópolis, das 9h30min às 10h30min. Às 14 horas, o MPSC lançará a campanha "Conte até 10. A raiva passa, a vida fica. Paz, essa é a atitude", na escola estadual América Dutra Machado, na comunidade Chico Mendes, também na capital.


Durante o lançamento, será assinado um protocolo de intenções com as Secretarias Estaduais de Educação e de Segurança Pública. O lutador de MMA Thiago Tavares, padrinho estadual da campanha, participará do evento.

A campanha "Conte até 10", criada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), visa à prevenção de homicídios cometidos por impulso, motivos fúteis e ações impensadas. Só em Santa Catarina, no ano passado foram cometidos 247 homicídios, cujo motivo foi desavença. Também foram cometidos 61 crimes por motivo passional.

A ideia é sensibilizar a sociedade para a atitude de tolerância diante de situações que são propensas ao conflito, como discussões em bares, no trânsito, no ambiente doméstico, nas escolas, entre vizinhos, e outras. O público-alvo da campanha, embora diversificado, tem como foco principal os jovens, que, segundo as estatísticas, são as principais vítimas e que também é o grupo que concentra grande parte dos autores desses tipos de homicídio.

O MPSC utilizará a campanha para demonstrar às crianças e aos jovens a importância do controle emocional para evitar homicídio e outros crimes contra a vida e a integridade física. Pretende-se criar meios para resolução de conflitos dentro das escolas, inclusive desobediência ao regimento escolar, preferencialmente por equipe formada por servidores da escola, membros da comunidade e representantes dos pais dos alunos, desenvolvendo a cultura da paz.


A campanha também será levada às delegaciais de polícia e será integrada ao Proerd, programa preventivo e educacional de resistência às drogas, da Polícia Militar, que tem como finalidade evitar que crianças e adolescentes em fase escolar iniciem o uso de drogas. Também visa a despertar para a questão da violência e a preparar os pais no intuito de oferecer sustentação aos seus filhos para enfrentar o problema.

BANCO DE IMAGENS

Para comemorar o Dia Nacional do Ministério Público, o Memorial do MPSC também lançará o banco de imagens e banco de dados dos membros inativos da instituição. Haverá, ainda, um ato solene de homenagem aos membros aposentados em 2012 e a inauguração do retrato do Procurador de Justiça Paulo Ricardo Silva na galeria dos Corregedores-Gerais do MPSC.

Matérias Relacionadas

Geral

Ingressos para o 30º Jaraguá em Dança já estão à venda

Evento acontece de 12 a 22 de setembro, na SCAR
Ingressos para o 30º Jaraguá em Dança já estão à venda
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nesta quarta-feira (11)
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

João Januário Ayroso terá interdição parcial nesta quinta-feira (12)

Medida é necessária para a concretagem dos pilares em uma das cabeceiras da nova ponte
João Januário Ayroso terá interdição parcial nesta quinta-feira (12)
Geral

MPSC alerta que rifas e práticas semelhantes na internet podem configurar infrações penais

As rifas, ações sociais ou ações entre amigos migraram dos tradicionais bilhetes de papel vendidos na vizinhança para os grandes sorteios no mundo digital. Mas, cuidado! Tal prática, quando não legalizada, pode ser uma forma de golpe
MPSC alerta que rifas e práticas semelhantes na internet podem configurar infrações penais
Ver mais de Geral