CMJS - Agosto
Geral

MPSC lança campanha "Conte até 10" e Ouvidoria vai às ruas entregar material educativo, nesta sexta-feira

14 Dez 2012 - 12h40

O Dia Nacional do Ministério Público começará em Santa Catarina com a distribuição, pela Ouvidoria do MPSC, de material educativo à população, no Largo da Alfândega, em Florianópolis, das 9h30min às 10h30min. Às 14 horas, o MPSC lançará a campanha "Conte até 10. A raiva passa, a vida fica. Paz, essa é a atitude", na escola estadual América Dutra Machado, na comunidade Chico Mendes, também na capital.


Durante o lançamento, será assinado um protocolo de intenções com as Secretarias Estaduais de Educação e de Segurança Pública. O lutador de MMA Thiago Tavares, padrinho estadual da campanha, participará do evento.

A campanha "Conte até 10", criada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), visa à prevenção de homicídios cometidos por impulso, motivos fúteis e ações impensadas. Só em Santa Catarina, no ano passado foram cometidos 247 homicídios, cujo motivo foi desavença. Também foram cometidos 61 crimes por motivo passional.

A ideia é sensibilizar a sociedade para a atitude de tolerância diante de situações que são propensas ao conflito, como discussões em bares, no trânsito, no ambiente doméstico, nas escolas, entre vizinhos, e outras. O público-alvo da campanha, embora diversificado, tem como foco principal os jovens, que, segundo as estatísticas, são as principais vítimas e que também é o grupo que concentra grande parte dos autores desses tipos de homicídio.

O MPSC utilizará a campanha para demonstrar às crianças e aos jovens a importância do controle emocional para evitar homicídio e outros crimes contra a vida e a integridade física. Pretende-se criar meios para resolução de conflitos dentro das escolas, inclusive desobediência ao regimento escolar, preferencialmente por equipe formada por servidores da escola, membros da comunidade e representantes dos pais dos alunos, desenvolvendo a cultura da paz.


A campanha também será levada às delegaciais de polícia e será integrada ao Proerd, programa preventivo e educacional de resistência às drogas, da Polícia Militar, que tem como finalidade evitar que crianças e adolescentes em fase escolar iniciem o uso de drogas. Também visa a despertar para a questão da violência e a preparar os pais no intuito de oferecer sustentação aos seus filhos para enfrentar o problema.

BANCO DE IMAGENS

Para comemorar o Dia Nacional do Ministério Público, o Memorial do MPSC também lançará o banco de imagens e banco de dados dos membros inativos da instituição. Haverá, ainda, um ato solene de homenagem aos membros aposentados em 2012 e a inauguração do retrato do Procurador de Justiça Paulo Ricardo Silva na galeria dos Corregedores-Gerais do MPSC.