Geral

MPSC lança campanha "Conte até 10" e Ouvidoria vai às ruas entregar material educativo, nesta sexta-feira

14 Dez 2012 - 12h40

O Dia Nacional do Ministério Público começará em Santa Catarina com a distribuição, pela Ouvidoria do MPSC, de material educativo à população, no Largo da Alfândega, em Florianópolis, das 9h30min às 10h30min. Às 14 horas, o MPSC lançará a campanha "Conte até 10. A raiva passa, a vida fica. Paz, essa é a atitude", na escola estadual América Dutra Machado, na comunidade Chico Mendes, também na capital.


Durante o lançamento, será assinado um protocolo de intenções com as Secretarias Estaduais de Educação e de Segurança Pública. O lutador de MMA Thiago Tavares, padrinho estadual da campanha, participará do evento.

A campanha "Conte até 10", criada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), visa à prevenção de homicídios cometidos por impulso, motivos fúteis e ações impensadas. Só em Santa Catarina, no ano passado foram cometidos 247 homicídios, cujo motivo foi desavença. Também foram cometidos 61 crimes por motivo passional.

A ideia é sensibilizar a sociedade para a atitude de tolerância diante de situações que são propensas ao conflito, como discussões em bares, no trânsito, no ambiente doméstico, nas escolas, entre vizinhos, e outras. O público-alvo da campanha, embora diversificado, tem como foco principal os jovens, que, segundo as estatísticas, são as principais vítimas e que também é o grupo que concentra grande parte dos autores desses tipos de homicídio.

O MPSC utilizará a campanha para demonstrar às crianças e aos jovens a importância do controle emocional para evitar homicídio e outros crimes contra a vida e a integridade física. Pretende-se criar meios para resolução de conflitos dentro das escolas, inclusive desobediência ao regimento escolar, preferencialmente por equipe formada por servidores da escola, membros da comunidade e representantes dos pais dos alunos, desenvolvendo a cultura da paz.


A campanha também será levada às delegaciais de polícia e será integrada ao Proerd, programa preventivo e educacional de resistência às drogas, da Polícia Militar, que tem como finalidade evitar que crianças e adolescentes em fase escolar iniciem o uso de drogas. Também visa a despertar para a questão da violência e a preparar os pais no intuito de oferecer sustentação aos seus filhos para enfrentar o problema.

BANCO DE IMAGENS

Para comemorar o Dia Nacional do Ministério Público, o Memorial do MPSC também lançará o banco de imagens e banco de dados dos membros inativos da instituição. Haverá, ainda, um ato solene de homenagem aos membros aposentados em 2012 e a inauguração do retrato do Procurador de Justiça Paulo Ricardo Silva na galeria dos Corregedores-Gerais do MPSC.

Matérias Relacionadas

Geral

Depois de 200 anos, jabutis voltam ao Parque Nacional da Tijuca no Rio

É a terceira espécie reintroduzida no local desde 2010 pelo Refauna
Depois de 200 anos, jabutis voltam ao Parque Nacional da Tijuca no Rio
Economia

Seguradora diz ter recebido 386 mil pedidos de restituição do Dpvat

Prazo para pedir valor pago a mais acaba no fim do exercício de 2020
Seguradora diz ter recebido 386 mil pedidos de restituição do Dpvat
Geral

Brasileiro não precisa mais de visto para visitar o Catar

Brasil e Catar vão permitir que seus habitantes permaneçam em território sem visto de entrada por um período máximo de 90 dias por 12 meses
Brasileiro não precisa mais de visto para visitar o Catar
Mundo

Incêndio: Austrália vai investir 1,24 bilhão na indústria do turismo

Morrison explicou que pretende dar "um grande impulso" à indústria turística, mas disse que o plano será detalhado na próxima semana
Incêndio: Austrália vai investir  1,24 bilhão na indústria do turismo
Ver mais de Geral