Geral

Ministro da Pesca está em Florianópolis para anunciar embarcações liberadas para safra da tainha

02 Abr 2012 - 16h55

Para preparar a pesca mais tradicional e Santa Catarina com maior facilidade, o Ministério da Pesca, antecipa a apresentação das embarcações industriais liberadas para a captura. Há 43 dias da abertura da temporada da tainha, 60 embarcações cumpriram os critérios de renovação da autorização da pesca complementar para a captura de tainha.

Das 60, 49 são catarinenses. Um número expressivo já que 70% da produção é vendida em Santa Catarina. Trabalham com auxílio da rede de cerco, nas regiões sudeste e sul do país. Com esta antecipação os profissionais do mar terão um tempo melhor para preparar as embarcações e estarão no rastro dos cardumes antes do que nos anos anteriores.

- Com certeza neste ano teremos uma maior facilidade para a preparação das embarcações. A maioria já vai estar de olho nos cardumes e quando iniciar a temporada estarão prontos para a captura. Isto não ocorria nas últimas temporadas - lembra o secretário da Pesca de Itajaí, Agnaldo Hilton dos Santos.

A polêmica ainda é o limite de 5 milhas na costa catarinense e 10 milhas no litoral gaúcho. Os profissionais do mar da pesca industrial, acreditam que poderia passar para três milhas no litoral catarinense. 

- Os cardumes passam por um corredor que na maioria das vezes nem o industrial e nem o artesanal conseguem capturar. Se diminuísse o limite das milhas não afetaria a pesca para a artesanal e ajudaria a industrial. O limite das milhas impede uma maior demanda.

- O limitador para pesca industrial no país é de 10 milhas, o caso da tainha, é uma exceção em função de características específicas desta espécie, ficando em 5 milhas. Esse limite é estabelecido para que não haja confronto entre a pesca artesanal e a industrial - define o ministro da Pesca Marcelo Crivella, que anuncia oficialmente nesta segunda-feira a nominata das embarcações autorizadas em uma cerimônia na Assembleia Legislativa, às 14h.

DIÁRIO CATARINENSE

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Guaramirim inicia campanha para doação de alimentos durante vacinação do coronavírus

A doação é opcional, não sendo obrigatória para quem for receber a vacina
Guaramirim inicia campanha para doação de alimentos durante vacinação do coronavírus
Geral

SCAR tem inscrições abertas para cursos da Escola de Dança

São oferecidos cursos de diferentes modalidades, do balé clássico e jazz ao forró e sertanejo, com aulas que seguem todas as recomendações atuais
SCAR tem inscrições abertas para cursos da Escola de Dança
Geral

Empresa jaraguaense inova lançando acrílico antiviral

Parecido com o acrílico convencional, o Bold NanoPower mantém alto grau de transparência e pode passar pelos mesmos processos de beneficiamento, como corte, dobra, usinagem e moldagem, sem perder o poder virucida
Empresa jaraguaense inova lançando acrílico antiviral
Geral

Casa São José completa 4 anos com mais de 1,2 mil pessoas atendidas

Presidente da Associação dos Voluntários do Hospital São José, Joe Gieseler, participou ao vivo do Diário da Jaraguá desta terça-feira (20) onde explicou sobre o trabalho realizado no local.
Casa São José completa 4 anos com mais de 1,2 mil pessoas atendidas
Ver mais de Geral