Imobiliária Coralli
Geral

Ministro da Pesca está em Florianópolis para anunciar embarcações liberadas para safra da tainha

02 Abr 2012 - 16h55

Para preparar a pesca mais tradicional e Santa Catarina com maior facilidade, o Ministério da Pesca, antecipa a apresentação das embarcações industriais liberadas para a captura. Há 43 dias da abertura da temporada da tainha, 60 embarcações cumpriram os critérios de renovação da autorização da pesca complementar para a captura de tainha.

Das 60, 49 são catarinenses. Um número expressivo já que 70% da produção é vendida em Santa Catarina. Trabalham com auxílio da rede de cerco, nas regiões sudeste e sul do país. Com esta antecipação os profissionais do mar terão um tempo melhor para preparar as embarcações e estarão no rastro dos cardumes antes do que nos anos anteriores.

- Com certeza neste ano teremos uma maior facilidade para a preparação das embarcações. A maioria já vai estar de olho nos cardumes e quando iniciar a temporada estarão prontos para a captura. Isto não ocorria nas últimas temporadas - lembra o secretário da Pesca de Itajaí, Agnaldo Hilton dos Santos.

A polêmica ainda é o limite de 5 milhas na costa catarinense e 10 milhas no litoral gaúcho. Os profissionais do mar da pesca industrial, acreditam que poderia passar para três milhas no litoral catarinense. 

- Os cardumes passam por um corredor que na maioria das vezes nem o industrial e nem o artesanal conseguem capturar. Se diminuísse o limite das milhas não afetaria a pesca para a artesanal e ajudaria a industrial. O limite das milhas impede uma maior demanda.

- O limitador para pesca industrial no país é de 10 milhas, o caso da tainha, é uma exceção em função de características específicas desta espécie, ficando em 5 milhas. Esse limite é estabelecido para que não haja confronto entre a pesca artesanal e a industrial - define o ministro da Pesca Marcelo Crivella, que anuncia oficialmente nesta segunda-feira a nominata das embarcações autorizadas em uma cerimônia na Assembleia Legislativa, às 14h.

DIÁRIO CATARINENSE

Matérias Relacionadas

Geral

Nasa anuncia programa para levar primeira mulher à Lua em 2024

Antes disso, agência lançará dois testes de voo ao redor do satélite
Nasa anuncia programa para levar primeira mulher à Lua em 2024
Saúde

Doações de órgãos caíram 40% com pandemia

Ministério da Saúde lançou hoje campanha para aumentar doações
Doações de órgãos caíram 40% com pandemia
Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul registra 38ª morte em decorrência do coronavírus

Nas últimas 24 horas foram 23 novos casos e 17 pessoas recuperadas
Jaraguá do Sul registra 38ª morte em decorrência do coronavírus
Corupá

Comunicado de utilidade pública: novo foco de dengue é registrado em Corupá

Este é o 9º foco positivo registrado em 2020 no Município
Ver mais de Geral