Premix Concreto
Geral

MERCADO: Tabaco é o 3º produto mais exportado de SC

20 Set 2012 - 20h45

Apesar de uma redução de 11,25% na área plantada da última safra, o tabaco é a quarta maior produção agrícola de Santa Catarina, atrás somente do cultivo do milho, soja e arroz. Com quase 120 mil hectares plantados, Santa Catarina é o segundo maior produtor de tabaco do Brasil. Estes são alguns dados da "Santa Catarina em dados - 2012", publicação anual da FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), baseada em dados oficiais. O levantamento apontou ainda que o ICMS gerado pela produção de tabaco subiu 11,19%, alcançando uma arrecadação de R$ 177,8 mil, com participação expressiva do Vale do Itajaí.


Segundo o presidente do SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco), Iro Schünke, mais de 96% de todo o tabaco é produzido na Região Sul, sendo a metade no Rio Grande do Sul, em torno de 30% em Santa Catarina e o restante no Paraná. "Santa Catarina tem uma grande relevância no cultivo do tabaco, assim como o tabaco também tem uma grande representação para a economia do Estado, considerando que 80% dos municípios são produtores da folha", analisa.

Depois de produzida, a folha de tabaco é beneficiada e exportada para mais de 100 países. Santa Catarina exportou quase 900 milhões de dólares do produto em 2011, o que representou 9,9% do total das exportações catarinenses. Em dólares, o tabaco fica atrás somente de carnes e do setor metal mecânico. As empresas associadas ao SindiTabaco também estão no ranking das principais exportadoras do Estado, sendo que duas delas aparecem entre as 10 maiores.

Matérias Relacionadas

Geral

Núcleo de Voluntariado da ACIJS lança iniciativa de valorização a ações solidárias na comunidade

A ideia é propagar experiências que fortaleçam propósitos que movem as pessoas individual e coletivamente
Geral

Programa Adote o Verde fecha o ano com 59 espaços adotados

Um novo edital do programa que irá contemplar novos espaços para a comunidade jaraguaense deverá ser aberto ainda no primeiro trimestre de 2021.
Programa Adote o Verde fecha o ano com 59 espaços adotados
Geral

Previsão indica risco de temporais em SC

Essa condição começa do Oeste ao Planalto no decorrer da tarde desta quarta-feira (02), atingindo o Litoral Sul a partir da noite, estendendo-se a todas as regiões na madrugada e manhã de quinta-feira (03). 
Previsão indica risco de temporais em SC
Geral

Livro resgata receitas e histórias da Vó Nica

O lançamento acontece nesta quinta-feira (3). Toda a renda proveniente da venda do livro será revertida à AMA, da qual a autora, Marili Zanotti, é voluntária
Livro resgata receitas e histórias da Vó Nica
Ver mais de Geral