vacina
Geral

MERCADO: Tabaco é o 3º produto mais exportado de SC

20 Set 2012 - 20h45

Apesar de uma redução de 11,25% na área plantada da última safra, o tabaco é a quarta maior produção agrícola de Santa Catarina, atrás somente do cultivo do milho, soja e arroz. Com quase 120 mil hectares plantados, Santa Catarina é o segundo maior produtor de tabaco do Brasil. Estes são alguns dados da "Santa Catarina em dados - 2012", publicação anual da FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), baseada em dados oficiais. O levantamento apontou ainda que o ICMS gerado pela produção de tabaco subiu 11,19%, alcançando uma arrecadação de R$ 177,8 mil, com participação expressiva do Vale do Itajaí.


Segundo o presidente do SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco), Iro Schünke, mais de 96% de todo o tabaco é produzido na Região Sul, sendo a metade no Rio Grande do Sul, em torno de 30% em Santa Catarina e o restante no Paraná. "Santa Catarina tem uma grande relevância no cultivo do tabaco, assim como o tabaco também tem uma grande representação para a economia do Estado, considerando que 80% dos municípios são produtores da folha", analisa.

Depois de produzida, a folha de tabaco é beneficiada e exportada para mais de 100 países. Santa Catarina exportou quase 900 milhões de dólares do produto em 2011, o que representou 9,9% do total das exportações catarinenses. Em dólares, o tabaco fica atrás somente de carnes e do setor metal mecânico. As empresas associadas ao SindiTabaco também estão no ranking das principais exportadoras do Estado, sendo que duas delas aparecem entre as 10 maiores.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral