Premix Concreto
Geral

Mercado reduz estimativa de crescimento da economia e sobe a de inflação

06 Ago 2012 - 12h21

O mercado reduziu a projeção de crescimento da economia brasileira neste ano em 1,85%. A previsão anterior era de 1,90%. Por outro lado, aumentou pela quarta semana seguida a perspectiva de inflação para 5%, ante 4,98% na semana passada. Os dados são da pesquisa Focus do Banco Central, divulgada nesta segunda-feira (6). 


Apesar da recente alta dos preços, analistas consideram que isso não deve atrapalhar os planos do governos em relação à política monetária para aquecer a economia, enquanto a perspectiva para o ano se mantiver em torno de 5 por cento.

Na expectativa da divulgação da taxa oficial de inflação de julho nesta semana, o mercado também reduziu a perspectiva para a Selic, prevendo agora que a taxa básica de juros terminará o ano em 7,25%, ante 7,50% anteriormente.

A perspectiva no Focus é de que na reunião dos dias 28 e 29 de agosto o Copom realize um corte de 0,50 ponto percentual. Para 2013, a previsão para a Selic foi mantida em 8,50%.

No final de julho, o governo reduziu a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano para 3%, segundo relatório divulgado pelos ministérios do Planejamento e da Fazenda. A estimativa inicial era de 4,5%. Já o Banco Central (BC) havia reduzido sua projeção para este ano de 3,5% para 2,5%.

Na semana passada, o IBGE divulgou que a produção industrial brasileira subiu 0,2% em junho frente a maio, na primeira alta mensal depois de três quedas consecutivas.


O resultado, entretanto, veio abaixo das expectativas do mercado, indicando que o setor ainda patinava depois de o governo adotar medidas de incentivo. O desempenho fraco da indústria tem sido apontado como o principal impecilho para a retomada da atividade econômica brasileira. 

Ainda segundo o Focus, a taxa de câmbio prevista pelo mercado para o fim de 2012 foi elevada para R$ 2 por dólar, ante R$ 1,96 por dólar na semana anterior.

BOL.COM.BR

Matérias Relacionadas

Geral

Dezembro terá fenômeno astronômico que não ocorre desde a Idade Média

É a proximidade entre Júpiter e Saturno, parecendo um planeta duplo
Dezembro terá fenômeno astronômico que não ocorre desde a Idade Média
Geral

Singapura estuda caso de bebê nascido com anticorpos da covid-19

Estudo está em andamento nos hospitais públicos da cidade-Estado
Singapura estuda caso de bebê nascido com anticorpos da covid-19
Geral

Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital

Certificação de cópias passa a ser de forma online
Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital
Geral

Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência

Os profissionais dos Creas auxiliam as mulheres vítimas de violações de direitos com encaminhamentos e orientações referentes a serviços de Saúde, Educação, Defensoria Pública, Jurídicos e outros que forem necessários
Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência
Ver mais de Geral