Geral

Mais de 70 pinguins são encontrados mortos na costa gaúcha

25 Jun 2011 - 11h29

O Comando Ambiental da Brigada Militar e o Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos de Imbé (Ceclimar) localizaram, desde a quinta-feira, 75 pinguins e um leão marinho mortos ao longo da orla gaúcha.

Parte das ações de controle e monitoramento da costa marítima, as buscas foram realizadas pelotas policiais, biólogos e veterinários da orla de Tramandaí até o balneário de Dunas Altas em Palmares do Sul.

Os animais foram encontrados em cinco cidades diferentes: 15 pinguins mortos em Tramandaí, 16 em Cidreira, 12 em Balneário Pinhal, 21 em Magistério, 11 pinguins em Dunas Altas - além de um leão marinho no mesmo município.

Esse total de animais atinge uma média de um animal morto por quilômetro de costa. Os animais já estavam em estado de decomposição e não havia indícios de óleo na área de praia patrulhada. Dos 75 animais, apenas 10 apresentavam indícios de óleo.

Uma guarnição da Capitania dos Portos de Tramandaí fez o patrulhamento desde a orla de Tramandaí até Tavares e localizou 11 pinguins vivos e sujos de óleo. Esses animais foram recolhidos para o Ceclimar onde receberão tratamento até que tenham condições de serem devolvidos ao mar.

Pinguins também em Santa Catarina

Em Santa Catarina, foram encontrados quatro pinguins no litoral Norte. Dois deles na praia de Balneário Barra do Sul, a 45 km de Joiville e os dois outros em Barra Velha, a 60 km de Joinville.

 

DIÁRIO CATARINENSE

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Projeto prevê desconto na tarifa de água para afetados com o fornecimento em Guaramirim

O desconto é de 50% no valor da tarifa mínima mensal de água devido a interrupção do fornecimento por conta das obras realizadas na BR-280.
Projeto prevê desconto na tarifa de água para afetados com o fornecimento em Guaramirim
Geral

Oficina com cantigas de rodas em libras terá transmissão nesta quarta em Jaraguá

As idealizadoras, Franciele Martins de Abreu Calduro e Mislene Pickcius, buscam a valorização desta manifestação cultural e promovem a acessibilidade para crianças com deficiência auditiva, por meio de libras.
Geral

Samae faz manutenção de áreas do programa Mata Ciliar

O Programa foi lançado em março de 2019, no dia 22 de março (Dia Mundial da Água), com o objetivo de recompor as margens do Rio Itapocu
Samae faz manutenção de áreas do programa Mata Ciliar
Geral

Entidades recebem doações da campanha VacinAção Solidária em Jaraguá

A campanha foi lançada no último dia 6 de abril, com o objetivo de receber doações da população durante a campanha de vacinação contra a covid-19.
Entidades recebem doações da campanha VacinAção Solidária em Jaraguá
Ver mais de Geral