Vandalismo

Maior escola de Barra Velha é alvo de vândalos no fim de semana

05 Nov 2012 - 19h31
Maior escola de Barra Velha é alvo de vândalos no fim de semana -
Maior escola de Barra Velha é alvo de vândalos no fim de semana

Sala dos professores foi incendiada (Fotos: Divulgação/Prefeitura de Barra Velha)

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Barra Velha e a direção da Escola Básica Antônia Gasino de Freitas, registrou boletim de ocorrência nesta segunda-feira, dia 5, solicitando investigação do ato de vandalismo que destruiu a sala dos professores e a cozinha da escola, a maior da rede municipal de ensino, localizada no bairro São Cristóvão. A escola foi atacada pelos vândalos na noite de sábado, dia 3, por volta das 23h, e foi considerada pela diretora, Andreia Testoni, como o maior registro de destruição já visto numa escola do município: os suspeitos destruíram toda a merenda escolar, jogaram a comida pelo chão e espalharam óleo e material de limpeza, inutilizando a alimentação escolar.

Mas o pior estava reservado para a sala dos professores, que foi incendiada pelos criminosos, destruindo mobiliário, ar condicionado, computadores, fiação elétrica e comprometendo a laje da unidade. O fogo ameaçou se espalhar por toda a unidade, mas foi controlado pelos bombeiros em cerca de 30 minutos. Tudo foi perdido, além das provas dos alunos, cerca de 120 dicionários novos, e muito material. Andréia revela ainda que a destruição ocorreu meia hora antes da chegada do vigia. Quando ele chegou na escola, viu o arrombamento de fora, e foi avisar a diretora em casa. Ao voltar, deparou-se com as chamas.


A perícia policial já adianta que a ação foi mesmo de vândalos, e não curto-circuito. Eles retiraram as chaves de um molho guardado num chaveiro, na lavandeira, e abriram várias salas, inclusive a dos professores, onde atearam fogo com o álcool da cozinha. Ainda não há suspeitos, mas foi aberta investigação policial. A secretária de Educação, Antonina Damásio Ramos, optou por cancelar as aulas até quinta-feira, dia 8 de novembro, pois a equipe da escola precisa reorganizar e reestruturar os espaços destruídos. O valor dos prejuízos ainda não foi contabilizado.

Matérias Relacionadas

Geral

Militares brasileiros em Beirute estão bem, diz Marinha

Grande explosão na capital do Líbano deixou pelo menos dez mortos
Militares brasileiros em Beirute estão bem, diz Marinha
Guaramirim

Guaramirim confirma 12ª morte por coronavírus

O município já realizou 2993 testes, sendo 2190 descartados e 793 positivos para a doença
Guaramirim confirma 12ª morte por coronavírus
Jaraguá do Sul

Rua Uruguai interditada parcialmente a partir desta quarta-feira

A interdição ocorre devido a parada de caminhão para concretagem de laje e pilares em obras no Condomínio Residencial Carbon localizado naquela via
Geral

Samae esclarece sobre descarte de resíduos de pessoas contaminadas pelo coronavírus

A engenheira sanitarista e gerente de Resíduos Sólidos, Morgana Decker, explica que a principal recomendação para as pessoas que estão com covid-19 é descartar todos os resíduos no lixo comum, evitando a separação dos recicláveis pelo menos no período em
Samae esclarece sobre descarte de resíduos de pessoas contaminadas pelo coronavírus
Ver mais de Geral