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Lunelli reforça moda sustentável com promoção de eventos

Indústria têxtil catarinense cria o 'Walk The Talk' para dar relevância às suas ações ESG não só internamente, mas com todos os seus stakeholders

14 Set 2023 - 08h53Por Janici Demetrio
Lunelli reforça moda sustentável com promoção de eventos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Com o intuito de dar continuidade ao diálogo e relacionamento com stakeholders de toda a sua cadeia, a Lunelli, indústria têxtil catarinense com mais de 40 anos de atuação e que faturou R$ 1,5 bilhão em 2022, vai promover uma série de eventos, em distintas cidades, para fortalecer o seu trabalho em ESG e agregar seus clientes, fornecedores e interessados em debates de alto nível com temas relevantes desta agenda.

No início deste ano, foi realizado um trabalho profundo de escuta e engajamento das partes interessadas para revisão da Matriz de Materialidade e Análise de Tendências e Benchmarking. Junto com a análise das Diretrizes e Diagnóstico da Lunelli, foi revisada e potencializada a Estratégia ESG da empresa. A partir daí, nasceram os temas a serem abordados em cada debate do Walk The Talk. O próprio nome do evento, em inglês, aponta para a coerência e consistência do que a Lunelli tem como premissa sempre comunicar, propondo um diálogo aberto com seus públicos de interesse. Os encontros serão divididos da seguinte forma:

1° Painel (20/09): Governança - As boas práticas e o papel das empresas para integridade, transparência e gestão de stakeholders (Jaraguá do Sul/SC)

2° Painel (05/10): Ecossistema - Boas práticas para gestão ambiental e menor impacto (São Paulo/SP)

3° Painel (17/10): Social Externo - Relação da indústria com a comunidade e o investimento social (Maracanaú/CE)

4° Painel (31/10): Social Interno - Boas práticas para um excelente lugar para se trabalhar (Curitiba/PR)

A Lunelli vai contar com a presença de profissionais ESG, líderes de empresas, clientes, prospects, fornecedores, autoridades, futuros talentos e empreendedores, mas também terá vagas limitadas para o público. As Inscrições para o modo presencial podem ser realizadas através do [LINK] do evento. Mais que necessário, essas são ótimas oportunidades para fortalecer e multiplicar práticas ESG; falar do posicionamento e fortalecimento das marcas envolvidas em toda a cadeia da moda; ter um espaço de escuta, trocas, aprendizados, e também formar novos negócios e criar parcerias.

“Acreditamos que a transparência e a responsabilidade são fundamentais para o crescimento sustentável e para criar um impacto positivo em nossa comunidade. Por meio da série 'Walk The Talk', buscamos não apenas fortalecer nossas práticas de ESG, mas também proporcionar um espaço valioso para debates de alto nível sobre os temas mais relevantes dessa agenda. Queremos reunir nossos clientes, fornecedores e outros parceiros interessados para trocar ideias, compartilhar insights e impulsionar soluções inovadoras”, comenta a Presidente da empresa, Viviane Cecília Lunelli.

Lunelli e ESG

Comprometida em reforçar as boas práticas ambientais no setor têxtil e promover uma moda cada vez mais sustentável, a Lunelli:

Aumentou em 24% a produção de sua estamparia digital, a maior no país no segmento do vestuário. Esse processo e o reaproveitamento de tecidos na fabricação de mais de 1 milhão de peças com a marca Vila-Flor;

Em 2022, após investimento de R$ 4 milhões em tecnologia, a Lunelli Malhas e Tecidos, marca B2B da Lunelli, produziu 8,7 milhões de metros de malhas e tecidos estampados digitalmente. O método aumenta a produtividade em 20% e gera economia de, no mínimo, 15% do consumo de água em todo o processo produtivo, em comparação com a tradicional estamparia rotativa, e resulta em um tecido com maior lavabilidade;

Com a adoção do reuso de água para lavação de cilindros na Estamparia Rotativa, e a produção da linha de jeans sustentável da marca de moda feminina Lez a Lez - utilizando o tecido Eco Cycle, há uma economia até 93% de água na etapa de acabamento;

Aprimoramento de seu processo de reciclagem de resíduos têxteis, aumentando em números gerais 5% o envio de tecidos excedentes para a reciclagem, com o objetivo de transformá-las em fios novamente;

Empresa gestora da marca Lez a Lez, reconhecida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) como Destaque Franquia Sustentabilidade;

Redução de 25% do volume de energia elétrica adquirida em seu negócio de Confecção e implementação de sistema de captação de energia solar em sua unidade de Importação, dados divulgados no Relatório de Sustentabilidade 2022;

A empresa alcançou a certificação Great Place To Work e entrou no ranking das 20 melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina;

No último ano, a companhia investiu R$ 2,2 milhões em bolsas de estudos, capacitações e treinamentos para seus colaboradores e distribuiu R$ 20,4 milhões de lucro, por meio de programa de conquista de resultados e prêmios de produção;

As comunidades no entorno de suas unidades em Santa Catarina, Avaré, no interior de São Paulo, Maracanaú, no Ceará, e também no Paraguai receberam R$ 1,7 milhão em doações, entre ações diretas e aportes via leis de incentivo;

Para promover a inclusão e a representatividade, a empresa iniciou um programa que continua a ser desenvolvido durante o ano de 2023 para a elaboração de uma política de diversidade mais efetiva após diagnóstico e escuta ativa com dezenas de colaboradores com lugar de fala, entre públicos LGBTQIAP+, 50 e 60+, PCD e com representatividade racial e étnica;

E a Lunelli é apoiadora do movimento BCI - Better Cotton Initiative - para 100% dos fios de produção de malha comprados em 2022, atestando as práticas sociais e ambientais na cadeia do algodão.

Sobre a Lunelli

Fundada em 1981 como comércio de toalhas Lunender, em Jaraguá do Sul (SC), a Lunelli é, desde 2009, uma indústria têxtil que atua como indústria e varejo, por meio de suas oito marcas: Lunelli (comercialização de malhas e tecidos), Lez a Lez (moda e cultura urban beach, presente em edições da São Paulo Fashion Week), Lunender (moda feminina), Alakazoo (moda infantil), Hangar 33 (moda masculina), Fico (surfwear), Graphene (moda fitness) e Vila-Flor (moda feminina), que fazem parte das vidas de 20 mil clientes das lojas multimarcas parceiras, nos seus e-commerces e em 36 lojas entre franqueadas e próprias pelo país. A empresa conta atualmente com quase 5 mil colaboradores diretos e 2.500 indiretos, alocados em 14 unidades instaladas em Santa Catarina (Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Luiz Alves, Massaranduba e Barra Velha), São Paulo (Avaré), Ceará (Maracanaú) e no Paraguai (Minga Guazú), que produzem juntas mais de 15 mil toneladas de malhas e 23 milhões de peças ao ano, rendendo um faturamento de R$ 1,5 bilhão em 2022.

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