dengue 2
Geral

Lunelli otimiza processos e gestão hídrica no processo têxtil

Empresa reafirma compromisso com o uso racional da água por meio de ações ambientalmente mais eficientes

25 Mar 2024 - 07h52Por Janici Demetrio
Lunelli otimiza processos e gestão hídrica no processo têxtil  - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Lunelli, indústria têxtil catarinense referência no segmento de moda, reafirma por meio de investimentos em tecnologias e práticas de gestão ambiental que possibilitam uma redução significativa do consumo de água em processos industriais, otimizando processos e adotando métodos de reciclagem e reutilização hídrica nas operações fabris. A empresa também está comprometida em utilizar as matérias-primas de forma responsável, dando preferência aos materiais de baixo impacto. 

A água é central na produção têxtil e utilizada em várias etapas, desde o cultivo de matérias-primas até o acabamento dos tecidos. Consciente da pegada hídrica associada à indústria têxtil, a Lunelli implementou medidas proativas para minimizar seu impacto ambiental e promover o uso responsável da água em todas as fases de sua produção. Um exemplo é o ecodenim, uma tecnologia no qual são necessários apenas 250 ml de água, gerando uma redução de até 99% de consumo, já que durante o processo convencional de lavanderia de jeans usa-se, em média, 25 litros de água. Além disso, são empregadas formas de lavanderia ecológica com a utilização de maquinário de ozônio, produtos biodegradáveis, biopolimento e reutilização da água envolvida neste processo. Também há aplicação laser para fazer os efeitos de “desgastes” do jeans, substituindo processo de lavanderia com água e produzindo peças com técnicas mais limpas e isentas de produtos químicos. 

“Cuidar da água, é cuidar do futuro. Por isso investimos em nossos processos com ciclos mais produtivos e ecoeficientes. Somos a maior estamparia digital do Brasil, com 8,7 milhões de metros de malhas e tecidos estampados digitalmente, com processo de menor impacto para o meio ambiente com a redução do uso de água em 15% em comparação a estamparia rotativa” afirma Viviane Cecilia Lunelli, presidente da empresa. 

Na unidade Beneficiamentos a empresa adota um sistema de tratamento biológico e físico-químico para 100% dos efluentes gerados na planta, atendendo a todos os padrões e legislações vigentes. O sistema tem capacidade de tratamento de 200 m³ de efluentes por hora. Em 2022, a Lunelli registrou uma geração de efluentes de 72,4 Litros de efluente/Kg de malha produzida, um reflexo da maior captação de água decorrente de aumentos de produção. Além de seguir padrões de qualidade e as regulamentações locais no processo de descarte, a Lunelli adotou a prática de captação de água para o processo em ponto após o descarte do efluente, diminuindo o impacto ambiental no corpo hídrico. 

Neste contexto, as peças produzidas pela empresa que se destacam pela qualidade e estilo ainda contribuem para a conservação dos recursos hídricos, reduzindo a demanda por água doce em sua produção, reiterando seu compromisso em promover uma abordagem consciente e responsável em relação à água em todas as suas operações.  

Um dos destaques neste contexto é a linha de jeans da marca Lez a Lez “Don’t turn your back to the world”, que conta com processos que minimizam os impactos ambientais, como a utilização de tecido Eco Cycle, desenvolvido com fibras recicladas e que economiza até 93% de água na etapa de acabamento, e do algodão certificado BCI (Better Cotton Initiative). A marca recebeu em 2023 o selo ABF Destaque Franchising Sustentabilidade devido aos processos de produção que buscam diminuir os impactos ao meio ambiente. 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Geral

Lunelli lança relatório anual de sustentabilidade com avanços no pilar social

Companhia têxtil catarinense reporta em balanço investimentos em capacitação e distribuição de R$ 15,3 milhões em Conquista de Resultados e Prêmio de Produção
Lunelli lança relatório anual de sustentabilidade com avanços no pilar social
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim

Ação vai mobilizar caminhões e ambulâncias da equipe
Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Ver mais de Geral