secel
História

Lançado livro que conta a história dos húngaros em Jaraguá

04 Set 2012 - 17h54

A Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e o Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul Eugênio Victor Schmöckel promoveram hoje cedo (4), no Restaurante Parque Malwee, a apresentação do livro "Páginas de Jaraguá - 120 anos da imigração Húngara em Jaraguá do Sul". O livro, de autoria de Sidnei Marcelo Lopes e Silvia Regina Toassi Kita, e com 800 exemplares, é o primeiro de uma série que tem o objetivo de divulgar a história do povo jaraguaense, sua cultura, tradições, economia, turismo, além de fatos que foram e são importantes para o município.


Trata-se de uma iniciativa planejada e estudada no Arquivo Histórico Municipal. "É um resgate de histórias orais contadas de geração em geração", explica Silvia. A obra contém documentos inéditos sobre a imigração na região, como listas de navios encontradas no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, que trouxeram húngaros para o Brasil. A história dos húngaros em Jaraguá do Sul começou no final do século XIX, quando, aproximadamente, 800 pessoas saíram da província de Veszprém-Hungria e se estabeleceram em Santa Catarina.

O evento contou com representantes da primeira geração dos imigrantes como os irmãos Matilde (89) e Francisco Horongoso (87), filhos de Carlos, que chegou ao Brasil com cinco anos, juntamente com outros cinco irmãos: Ludovico, que nasceu durante a viagem; Sofia, Maria, Daniel Filho e Lídia. Matilde era casada com Rudolfo Ersching, falecido em 2000, também representante da primeira geração dos imigrantes húngaros.

Olga Piazera Majcher, neta do imigrante Jorge Wolf, elogiou o trabalho e falou da importância de registrar as histórias contadas pelos mais antigos em documentos como o livro. "Cada um de nós deve ajudar no registro das histórias das nossas famílias", disse. Olga escreveu, com Sidnei Marcelo Lopes e Alcioni Canutto, o livro "Colônia Húngara no Jaraguá", lançado em 2008.


A presidente da Associação Húngara de Jaraguá, Aparecida Martins, também esteve presente. Única associação do estado desta etnia, fundada em 1996, usará o documento para pesquisa e estudo. "Trata-se de um registro para o nosso estudo, dos que fazem parte da associação", comentou. A associação promove eventos como o Café Húngaro, Noite das Sopas e a Festa Catarinense do Strudel, em sua quarta edição, que ocorre em 15 e 16 de setembro, no Salão 25 de Julho.

Matérias Relacionadas

Geral

Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim

Ação vai mobilizar caminhões e ambulâncias da equipe
Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral