dengue 2
Geral

Justiça Eleitoral alerta para o prazo final das convenções partidárias

25 Jun 2012 - 11h18

Até sábado, todos os partidos políticos do País devem estar com suas convenções municipais feitas e terem definidos os candidatos a prefeito, vice e a vereador, além de acertadas as coligações para a majoritária e proporcional, com vistas às eleições do próximo dia 7 de outubro. Em Jaraguá do Sul, nenhuma composição foi fechada para majoritária ainda. Os partidos deixaram estas definições para o último dia, por causa do ainda indefinido quadro eleitoral. O fim de semana foi agitado nos bastidores. No PP, por exemplo, o presidente Ademir Izidoro disse na última sexta-feira, que o fim de semana seria decisivo. Conversas voltaram a acontecer com representantes de siglas como PMDB, PCdoB, PT e PDT. Nesta segunda-feira está previsto o anúncio da composição. 


Pelos lados do PMDB, a penúltima reunião do PLANO 15 aconteceu na noite de sexta-feira, no Society Jaraguá, Bairro São Luis. Neste encontro, o deputado Carlos Chiodini falou mais em tom de candidato do que de líder e motivador político, ao dizer que Jaraguá do Sul precisa tomar novamente o rumo do crescimento e estar entre as principais cidades do Estado. "Com o apoio de todos iremos construir um caminho para fazer o melhor por nosso município", afirmou Chiodini.

Ele também comentou em gestão moderna, eficiente e comprometida com as pessoas. Chiodini apresentou um quadro de que são precisos investimentos nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, culta, esporte lazer, e o que ele considera importante para melhorar a cidade, que é a mobilidade urbana. E que é preciso construir um macroprojeto de mobilidade urbana para que a cidade não pare nos próximos anos, com o número de veículos que entram na cidade.

Pelos lados do PCdoB, o presidente da sigla, Claudio Tubs, afirmou que o cenário eleitoral ainda está indefinido. A única garantia por enquanto é que a coligação, que além dos comunistas conta com PT, PHS e PMN, será mantida. Tubs diz que o pré-candidato Jean Leutprecht pode concorrer com um vice da coligação, provavelmente do PT, ou mesmo ser vice em uma composição maior. Porém, não abre mão de participar da majoritária.

Os governistas já fecharam um bloco com nove partidos e para o presidente do PSD, Carione Pavanello, essa pode ser a diferença nas urnas. Ele diz que a dificuldade da oposição de se organizar comprova a falta de propostas para o município e ainda afirma que na busca pela reeleição, Cecília Konell poderá ter como vice Maristela Menel, Alcides Pavanello, Lorival Demathê, Gildo Alves ou Amarildo Sarti.


Pelo PSDB, a suplente de senadora Niura Demarchi foi lançada como pré-candidata em uma aliança já fechada com o DEM. Porém, falta definir um vice ou até mesmo o bloco pode ceder ao compor com outras siglas. E o PMDB continua sem posição desde a desistência da pré-candidatura do empresário Antídio Lunelli. As opções estudadas são duas, lançar o deputado Carlos Chiodini nas urnas, proposta defendida tanto pelo diretório municipal quanto pelo estadual, ou ceder um vice na chapa do PP de Dieter Janssen.

(PATRICIA MORAES)

 

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral