Geral

Justiça Eleitoral alerta para o prazo final das convenções partidárias

25 Jun 2012 - 11h18

Até sábado, todos os partidos políticos do País devem estar com suas convenções municipais feitas e terem definidos os candidatos a prefeito, vice e a vereador, além de acertadas as coligações para a majoritária e proporcional, com vistas às eleições do próximo dia 7 de outubro. Em Jaraguá do Sul, nenhuma composição foi fechada para majoritária ainda. Os partidos deixaram estas definições para o último dia, por causa do ainda indefinido quadro eleitoral. O fim de semana foi agitado nos bastidores. No PP, por exemplo, o presidente Ademir Izidoro disse na última sexta-feira, que o fim de semana seria decisivo. Conversas voltaram a acontecer com representantes de siglas como PMDB, PCdoB, PT e PDT. Nesta segunda-feira está previsto o anúncio da composição. 


Pelos lados do PMDB, a penúltima reunião do PLANO 15 aconteceu na noite de sexta-feira, no Society Jaraguá, Bairro São Luis. Neste encontro, o deputado Carlos Chiodini falou mais em tom de candidato do que de líder e motivador político, ao dizer que Jaraguá do Sul precisa tomar novamente o rumo do crescimento e estar entre as principais cidades do Estado. "Com o apoio de todos iremos construir um caminho para fazer o melhor por nosso município", afirmou Chiodini.

Ele também comentou em gestão moderna, eficiente e comprometida com as pessoas. Chiodini apresentou um quadro de que são precisos investimentos nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, culta, esporte lazer, e o que ele considera importante para melhorar a cidade, que é a mobilidade urbana. E que é preciso construir um macroprojeto de mobilidade urbana para que a cidade não pare nos próximos anos, com o número de veículos que entram na cidade.

Pelos lados do PCdoB, o presidente da sigla, Claudio Tubs, afirmou que o cenário eleitoral ainda está indefinido. A única garantia por enquanto é que a coligação, que além dos comunistas conta com PT, PHS e PMN, será mantida. Tubs diz que o pré-candidato Jean Leutprecht pode concorrer com um vice da coligação, provavelmente do PT, ou mesmo ser vice em uma composição maior. Porém, não abre mão de participar da majoritária.

Os governistas já fecharam um bloco com nove partidos e para o presidente do PSD, Carione Pavanello, essa pode ser a diferença nas urnas. Ele diz que a dificuldade da oposição de se organizar comprova a falta de propostas para o município e ainda afirma que na busca pela reeleição, Cecília Konell poderá ter como vice Maristela Menel, Alcides Pavanello, Lorival Demathê, Gildo Alves ou Amarildo Sarti.


Pelo PSDB, a suplente de senadora Niura Demarchi foi lançada como pré-candidata em uma aliança já fechada com o DEM. Porém, falta definir um vice ou até mesmo o bloco pode ceder ao compor com outras siglas. E o PMDB continua sem posição desde a desistência da pré-candidatura do empresário Antídio Lunelli. As opções estudadas são duas, lançar o deputado Carlos Chiodini nas urnas, proposta defendida tanto pelo diretório municipal quanto pelo estadual, ou ceder um vice na chapa do PP de Dieter Janssen.

(PATRICIA MORAES)

 

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Lez a Lez lança acessório fashionista com toda renda revertida para ONGs de apoio à causa animal

A iniciativa surgiu como uma forma de colaborar com as instituições que enfrentam ainda mais dificuldades em manter o trabalho de resgate e acolhimento a pets abandonados
Lez a Lez lança acessório fashionista com toda renda revertida para ONGs de apoio à causa animal
Geral

Comunicador Fred Ulrich morre aos 71 anos

Por mais de 15 anos, ele comandou o programa Deutsche Music na Rádio Jaraguá levando o melhor da música e cultura germânica
Comunicador Fred Ulrich morre aos 71 anos
Geral

Equipe técnica faz mapeamento das nascentes em Jaraguá

Técnicos de empresa contratada pela Prefeitura precisam entrar nas propriedades particulares para cadastrar as nascentes. Secretário pede a colaboração dos proprietários pela importância do levantamento
Equipe técnica faz mapeamento das nascentes em Jaraguá
Geral

Leão baio invade propriedade e assusta moradores em Ituporanga

O animal invadiu um terreno no bairro Cerro Negro e não conseguiu mais sair. Segundo informações dos bombeiros, no local haviam alguns pavões
Leão baio invade propriedade e assusta moradores em Ituporanga
Ver mais de Geral