transito
Geral

Jovens do programa Novos Caminhos terão acesso facilitado a vagas na indústria

11 Out 2022 - 13h00Por Janici Demetrio
Jovens do programa Novos Caminhos terão acesso facilitado a vagas na indústria - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Jovens egressos do programa Novos Caminhos poderão acessar oportunidades na indústria por meio da plataforma do Movimento Santa Catarina pela Educação. A integração dos programas foi anunciada em evento realizado em Chapecó que reuniu a diretoria executiva da Federação das Indústrias (FIESC), autoridades do poder judiciário e empresas parceiras do Novos Caminhos. A iniciativa é fruto de parceria entre a FIESC, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e tem o apoio de outras entidades.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, ressaltou que a plataforma aproxima pessoas que estão procurando emprego, por meio de cadastro de currículos, das empresas que oferecem e anunciam vagas no site.

“A partir de hoje o Novos Caminhos passa a fazer parte dessa plataforma. Esse é mais um passo da Federação das Indústrias para oportunizar a esses jovens que estão nos serviços de acolhimento a possibilidade de emprego. Também contribui com os empresários, que passam a ter pessoas formadas e capacitadas para entrar no mercado de trabalho”.

O presidente do TJSC, João Henrique Blasi, enfatizou a importância dos parceiros que, há nove anos, com os mesmos ideais e objetivos, desenvolveram o Novos Caminhos.

“O Tribunal de Justiça tem por missão institucional exercer a atividade jurisdicional. Porém, além dessa atividade fim, temos programas de elevado alcance social como é o caso do Novos Caminhos que se destina a acolher, a dar perspectiva de vida e possibilidade profissional para adolescentes egressos de casas de acolhimento”.

O vice-presidente regional da FIESC no Vale do Itapocu, Célio Bayer, diz que a integração do programa Novos Caminhos à plataforma do Movimento Santa Catarina pela Educação representa um avanço social muito importante para que menores tenham acesso ao mundo do trabalho. Ele lembrou que as duas iniciativas estão presentes na região e contam com muita aderência na comunidade, mas com a integração poderá haver um resultado ainda mais expressivo no acolhimento de jovens em situação de vulnerabilidade, além de oportunizar maior qualificação para atender demandas do setor produtivo, a exemplo de parcerias com prefeituras e associações empresariais na oferta de cursos de capacitação em várias áreas.

As parcerias e o início do programa também foram salientados pelo coordenador da Infância e da Juventude no TJSC, Sergio Heil, que lembrou que o Novos Caminhos iniciou com um projeto piloto na comarca de Chapecó, em 13 de agosto de 2013.

“Desde então, com o êxito do programa e sua expansão para todo o estado, novas parcerias foram formadas. Nosso compromisso é atuar na oferta de serviços de educação, saúde, lazer e articulação para empregabilidade, além da busca de outras frentes de acordo com as necessidades apresentadas pelos serviços de acolhimento de cada município”.

O presidente da AMC, Marcelo Pizolati, enfatizou a participação das empresas que disponibilizam vagas de estágio e emprego aos jovens.

“A Associação dos Magistrados Catarinenses apoia através dos juízes espalhados em todas as comarcas. Trabalhamos conjuntamente com todas as entidades parceiras em prol dos objetivos do programa. O momento de hoje é de gratidão a todos os envolvidos”.

Nove anos do programa

Transformar a realidade de crianças e adolescentes em situação de acolhimento para que conquistem uma vida digna e autônoma. Esse é o objetivo do Programa Novos Caminhos, criado em 2013 e que, até este ano, atendeu 789 crianças e 4.017 adolescentes. Durante esse período, foram feitas 11.919 matrículas em educação profissional e 911 jovens foram encaminhados ao mercado de trabalho, seja por meio da aprendizagem, do estágio ou do emprego efetivo.

Ao longo dos nove anos do programa, aderiram à iniciativa a Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Associação Catarinense de Medicina (ACM), a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), por meio do Serviço Social do Comércio (SESC).

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram!  

 

Matérias Relacionadas

Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa terça-feira (14).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Jaraguá do Sul registra maior volume de chuva da região em 12 horas

Frente fria causou transtornos para municípios do Sul e avançou sobre a região Norte
Jaraguá do Sul registra maior volume de chuva da região em 12 horas
Geral

Guaíba volta a 5 metros e nova cheia deve aumentar área de alagamento

Moradores de áreas atingidas não devem voltar para casa, diz prefeito
Guaíba volta a 5 metros e nova cheia deve aumentar área de alagamento
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Ver mais de Geral