vacina
Jornal

JORNAL DA JARAGUÁ-TARDE-05-12

05 Dez 2016 - 15h30
Previsão do tempo

Início de semana de tempo mais firme em SC. Na Grande Florianópolis e Litoral Sul o dia começou com céu com muitas nuvens e chuviscos isolados, mas melhorando à tarde. Nas demais regiões o predomínio é de sol.

Temperatura: em elevação, principalmente no Oeste.
O avanço de um novo sistema de alta pressão e o sistema de baixa pressão sobre o oceano, em frente ao litoral do RS e de SC, afastando-se ainda mais para leste, influencia o tempo hoje.


ESTADO

 

 

Os estragos causados pelos ventos de até 118 km/h, que atingiram o Litoral de SC no último domingo, devem ser resolvidos até a quarta-feira. De ontem para hoje, desde que os trabalhos da Celesc começaram, a luz de 85% das residências e a maioria dos problemas causados nas fiações elétricas já tinham sido resolvidos. No entanto, os trabalhos de retirada de árvores, limpeza das ruas, reconstrução dos telhados e casas atingidas vão prosseguir ao longo dos próximos dias.

 

SC tem a maior expectativa de vida do país e a segunda menor taxa de mortalidade infantil. Enquanto a média de vida da população brasileira é de 75 anos, aqui em Santa Catarina, se vive até os 78 anos

[jwplayer mediaid="305797"]

 

Pelo menos 40 mandados de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão são cumpridos neste momento em Blumenau, Bombinhas, Itapema, Camboriú, Navegantes, Barra Velha, Indaial, Gaspar, Pomerode e Araquari na segunda fase da Operação Regalia.

A ação apura crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção ativa e passiva, concussão, prevaricação, facilitação de fuga, falsidades, organização criminosa, que teriam envolvido agentes públicos, particulares e advogados no Presídio Regional de Blumenau.


INFORME ECONÔMICO

 

dólar comercial operava em queda e a Bovespa subia nesta segunda-feira (5). A moeda norte-americana caía 0,24%, a R$ 3,464 na venda. Principal índice da Bolsa brasileira, subia 0,45%, a 60.586,67 pontos.

 

O mercado financeiro, consultado pelo Banco Central (BC), reduziu a projeção de inflação para este ano pela quarta vez seguida. A estimativa de inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), caiu de 6,72% para 6,69%. Para 2017, a taxa foi mantida em 4,9% há três semanas.

 

Os trabalhadores brasileiros estão contribuindo mais para a Previdência Social, segundo a Síntese de Indicadores Sociais divulgada IBGE. Na última década, passaram a contribuir para a Previdência mais pessoas que trabalham por conta própria, empregados domésticos e os trabalhadores formais, com carteira assinada. Em 2005 e 2015, aproximadamente três em cada dez trabalhadores por conta própria passaram a pagar a previdência

 

Brasil perde R$ 100 bilhões com pirataria

Remédios, peças de carro e até peças de elevador estão na lista. O cigarro continua sendo o produto mais falsificado. Ouça na reportagem de Henrique Carmo.

[jwplayer mediaid="305800"]

 

O setor da construção civil fechou 441 mil vagas de empregos formais entre outubro de 2015 e outubro deste ano, uma queda de 14,66%, segundo levantamento do Sindicato da Construção. O ramo emprega agora cerca de 2,64 milhões de pessoas, contra 3,08 milhões há um ano. As maiores quedas foram registradas em Rondônia (40,5%), no Pará (25,9%) e no Piauí

 

O número de empresas que pediram falência ou recuperação judicial aumentou de janeiro a novembro na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pela Boa Vista SCPC. O aumento da quantidade de pedidos de falência no acumulado do ano foi de 11,7%. Na comparação entre novembro de 2016 e o mesmo mês do ano anterior, a pesquisa mostra que houve queda na quantidade de empresas que pediu falência

 

Multas de trânsito poderão ser parceladas

Uma proposta aprovada na Câmara sugere que o parcelamento de multas seja feito em até seis vezes. Confira no boletim de Víctor Abreu.

[jwplayer mediaid="305799"]

 

A Receita Federal deve anunciar nesta semana a liberação para consulta do último lote regular de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2016. Serão liberadas também restituições dos exercícios de 2008 a 2015 de declarações que deixaram a malha fina. O crédito bancário para os contribuintes incluídos na lista será feito no próximo dia 15.

 

NACIONAIS / INTERNACIONAIS

 

Confirmada primeira morte por chikungunya no Distrito Federal

A vítima é um homem de 66 anos, atendido em Sobradinho. Morte foi em julho, mas confirmação aconteceu só em novembro. A demora para a confirmação se deu porque a vítima também apresentava outras doenças. Desde o começo deste ano até a semana passada, a Secretaria de Saúde confirmou 163 casos de chikungunya no DF.

 

Estatuto do Nascituro pode ser votado em urgência na Câmara

[jwplayer mediaid="305803"]

 

Elize Matsunaga pega 19 anos e 11 meses de prisão por matar e esquartejar o marido em SP. Ela matou e esquartejou o corpo do marido Marcos Matsunaga em 19 de maio de 2012. Júri durou sete dias e foi um dos mais longos da Justiça de São Paulo.

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano registrou um índice de abstenções maior do que o de outras edições. Informações com Paulo Vitor Chagas.

[jwplayer mediaid="305804"]

 

A força-tarefa da Operação Lava Jato venceu o prêmio Anti-Corrupção da Transparência Internacional em 2016. É a segunda vez que o Brasil ganha o prêmio. A última vez aconteceu no ano 2000. Entre as conquistas da Lava Jato, a Transparência Internacional cita a campanha das 10 medidas contra a corrupção, definindo-as como importante ferramenta de prevenção à corrupção, e faz criticas às alterações realizadas na Câmara na semana passada.

 

Com o acordo de delação premiada o ex-presidente da empreiteira Odebrecht Marcelo Odebrecht prevê que ele possa deixar o presídio no final de 2017. 77 executivos da Odebrecht assinaram acordos de delação com o MPF. Esta semana eles começam a prestar depoimentos. A empresa é acusada de pagar propina para políticos e funcionários da Petrobras. Marcelo Odebrecht já foi condenado no âmbito da Operação Lava Jato a 19 anos e 4 meses de prisão.

 

Senado prepara votação do projeto sobre abuso de autoridade

[jwplayer mediaid="305802"]

 

 

Central de Jornalismo, informações com Janici Demetrio

[jwplayer mediaid="305798"]

 

Manifestantes prometem marcação cerrado com os políticos

Durou menos de 45 minutos a manifestação deste domingo, (4) em Jaraguá do Sul. Em parte por desinteresse da população, e também, por causa da chuva forte que caiu no momento de maior concentração de pessoas. Os cerca de 300 manifestantes que foram até a praça Ângelo Piazera, no centro da cidade, ouviram dos integrantes do MBM (Movimento Brasil Melhor), que é preciso mais envolvimento da comunidade na defesa de seus interesses. Que o Brasil só chegou nesse estágio, de total falta de sintonia entre representantes e representados, por que a sociedade permitiu. Alexsandro Possani nominou cada um dos parlamentares catarinenses que votaram pela chamada desfiguração da lista de 10 medidas anticorrupção, e para replicarem através das redes sociais, mensagens para os relacionados não recebam mais votos na cidade. E classificou como bandidos os que estão no congresso e votaram contra as medidas originais de combate a corrupção, propostas pelos procuradores da Lava Jato. Possani subiu o tom ao se referir aos parlamentares no congresso.

 

Central de Jornalismo, informações com Rogério Tallini

[jwplayer mediaid="305801"]

 

 

Produção - Central de Jornalismo

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral