Caraguá
Jornal

JORNAL DA JARAGUÁ-TARDE-05-12

05 Dez 2016 - 15h30
Previsão do tempo

Início de semana de tempo mais firme em SC. Na Grande Florianópolis e Litoral Sul o dia começou com céu com muitas nuvens e chuviscos isolados, mas melhorando à tarde. Nas demais regiões o predomínio é de sol.

Temperatura: em elevação, principalmente no Oeste.
O avanço de um novo sistema de alta pressão e o sistema de baixa pressão sobre o oceano, em frente ao litoral do RS e de SC, afastando-se ainda mais para leste, influencia o tempo hoje.


ESTADO

 

 

Os estragos causados pelos ventos de até 118 km/h, que atingiram o Litoral de SC no último domingo, devem ser resolvidos até a quarta-feira. De ontem para hoje, desde que os trabalhos da Celesc começaram, a luz de 85% das residências e a maioria dos problemas causados nas fiações elétricas já tinham sido resolvidos. No entanto, os trabalhos de retirada de árvores, limpeza das ruas, reconstrução dos telhados e casas atingidas vão prosseguir ao longo dos próximos dias.

 

SC tem a maior expectativa de vida do país e a segunda menor taxa de mortalidade infantil. Enquanto a média de vida da população brasileira é de 75 anos, aqui em Santa Catarina, se vive até os 78 anos

[jwplayer mediaid="305797"]

 

Pelo menos 40 mandados de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão são cumpridos neste momento em Blumenau, Bombinhas, Itapema, Camboriú, Navegantes, Barra Velha, Indaial, Gaspar, Pomerode e Araquari na segunda fase da Operação Regalia.

A ação apura crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção ativa e passiva, concussão, prevaricação, facilitação de fuga, falsidades, organização criminosa, que teriam envolvido agentes públicos, particulares e advogados no Presídio Regional de Blumenau.


INFORME ECONÔMICO

 

dólar comercial operava em queda e a Bovespa subia nesta segunda-feira (5). A moeda norte-americana caía 0,24%, a R$ 3,464 na venda. Principal índice da Bolsa brasileira, subia 0,45%, a 60.586,67 pontos.

 

O mercado financeiro, consultado pelo Banco Central (BC), reduziu a projeção de inflação para este ano pela quarta vez seguida. A estimativa de inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), caiu de 6,72% para 6,69%. Para 2017, a taxa foi mantida em 4,9% há três semanas.

 

Os trabalhadores brasileiros estão contribuindo mais para a Previdência Social, segundo a Síntese de Indicadores Sociais divulgada IBGE. Na última década, passaram a contribuir para a Previdência mais pessoas que trabalham por conta própria, empregados domésticos e os trabalhadores formais, com carteira assinada. Em 2005 e 2015, aproximadamente três em cada dez trabalhadores por conta própria passaram a pagar a previdência

 

Brasil perde R$ 100 bilhões com pirataria

Remédios, peças de carro e até peças de elevador estão na lista. O cigarro continua sendo o produto mais falsificado. Ouça na reportagem de Henrique Carmo.

[jwplayer mediaid="305800"]

 

O setor da construção civil fechou 441 mil vagas de empregos formais entre outubro de 2015 e outubro deste ano, uma queda de 14,66%, segundo levantamento do Sindicato da Construção. O ramo emprega agora cerca de 2,64 milhões de pessoas, contra 3,08 milhões há um ano. As maiores quedas foram registradas em Rondônia (40,5%), no Pará (25,9%) e no Piauí

 

O número de empresas que pediram falência ou recuperação judicial aumentou de janeiro a novembro na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pela Boa Vista SCPC. O aumento da quantidade de pedidos de falência no acumulado do ano foi de 11,7%. Na comparação entre novembro de 2016 e o mesmo mês do ano anterior, a pesquisa mostra que houve queda na quantidade de empresas que pediu falência

 

Multas de trânsito poderão ser parceladas

Uma proposta aprovada na Câmara sugere que o parcelamento de multas seja feito em até seis vezes. Confira no boletim de Víctor Abreu.

[jwplayer mediaid="305799"]

 

A Receita Federal deve anunciar nesta semana a liberação para consulta do último lote regular de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2016. Serão liberadas também restituições dos exercícios de 2008 a 2015 de declarações que deixaram a malha fina. O crédito bancário para os contribuintes incluídos na lista será feito no próximo dia 15.

 

NACIONAIS / INTERNACIONAIS

 

Confirmada primeira morte por chikungunya no Distrito Federal

A vítima é um homem de 66 anos, atendido em Sobradinho. Morte foi em julho, mas confirmação aconteceu só em novembro. A demora para a confirmação se deu porque a vítima também apresentava outras doenças. Desde o começo deste ano até a semana passada, a Secretaria de Saúde confirmou 163 casos de chikungunya no DF.

 

Estatuto do Nascituro pode ser votado em urgência na Câmara

[jwplayer mediaid="305803"]

 

Elize Matsunaga pega 19 anos e 11 meses de prisão por matar e esquartejar o marido em SP. Ela matou e esquartejou o corpo do marido Marcos Matsunaga em 19 de maio de 2012. Júri durou sete dias e foi um dos mais longos da Justiça de São Paulo.

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano registrou um índice de abstenções maior do que o de outras edições. Informações com Paulo Vitor Chagas.

[jwplayer mediaid="305804"]

 

A força-tarefa da Operação Lava Jato venceu o prêmio Anti-Corrupção da Transparência Internacional em 2016. É a segunda vez que o Brasil ganha o prêmio. A última vez aconteceu no ano 2000. Entre as conquistas da Lava Jato, a Transparência Internacional cita a campanha das 10 medidas contra a corrupção, definindo-as como importante ferramenta de prevenção à corrupção, e faz criticas às alterações realizadas na Câmara na semana passada.

 

Com o acordo de delação premiada o ex-presidente da empreiteira Odebrecht Marcelo Odebrecht prevê que ele possa deixar o presídio no final de 2017. 77 executivos da Odebrecht assinaram acordos de delação com o MPF. Esta semana eles começam a prestar depoimentos. A empresa é acusada de pagar propina para políticos e funcionários da Petrobras. Marcelo Odebrecht já foi condenado no âmbito da Operação Lava Jato a 19 anos e 4 meses de prisão.

 

Senado prepara votação do projeto sobre abuso de autoridade

[jwplayer mediaid="305802"]

 

 

Central de Jornalismo, informações com Janici Demetrio

[jwplayer mediaid="305798"]

 

Manifestantes prometem marcação cerrado com os políticos

Durou menos de 45 minutos a manifestação deste domingo, (4) em Jaraguá do Sul. Em parte por desinteresse da população, e também, por causa da chuva forte que caiu no momento de maior concentração de pessoas. Os cerca de 300 manifestantes que foram até a praça Ângelo Piazera, no centro da cidade, ouviram dos integrantes do MBM (Movimento Brasil Melhor), que é preciso mais envolvimento da comunidade na defesa de seus interesses. Que o Brasil só chegou nesse estágio, de total falta de sintonia entre representantes e representados, por que a sociedade permitiu. Alexsandro Possani nominou cada um dos parlamentares catarinenses que votaram pela chamada desfiguração da lista de 10 medidas anticorrupção, e para replicarem através das redes sociais, mensagens para os relacionados não recebam mais votos na cidade. E classificou como bandidos os que estão no congresso e votaram contra as medidas originais de combate a corrupção, propostas pelos procuradores da Lava Jato. Possani subiu o tom ao se referir aos parlamentares no congresso.

 

Central de Jornalismo, informações com Rogério Tallini

[jwplayer mediaid="305801"]

 

 

Produção - Central de Jornalismo

Matérias Relacionadas

Política

Católica SC sediará a partir desta sexta as atividades da Câmara de Vereadores de Jaraguá

Durante dois anos, o poder legislativo da cidade estará em atuação dentro do campus, situado na rua dos Imigrantes
Católica SC sediará a partir desta sexta as atividades da Câmara de Vereadores de Jaraguá
Geral

Luiz Alves ganha loja da 4ª maior rede de varejo farmacêutico do Brasil

Mais de 6 toneladas de alimentos foram doadas ao município para diminuir os impactos da pandemia
Luiz Alves ganha loja da 4ª maior rede de varejo farmacêutico do Brasil
Geral

Mutirão de testes extras de volante vai continuar até o fim do ano em Jaraguá do Sul

Expectativa é acelerar a avaliação de alunos que buscam a CNH
Mutirão de testes extras de volante vai continuar até o fim do ano em Jaraguá do Sul
Geral

Prazo para prova de vida de servidores aposentados acaba dia 30

Comprovação deve ser feita no banco onde beneficiário recebe dinheiro
Prazo para prova de vida de servidores aposentados acaba dia 30
Ver mais de Geral