secel
Eleições

Jaraguá terá quatro candidatos à Prefeitura

06 Ago 2016 - 02h20

Ivo Konell e Junqueira Junior 

A aliança de Ivo Konell (PSB) e Junqueira Junior (PSDC), anunciada no dia 21 de julho, foi confirmada na noite desta sexta-feira (5) durante convenções dos partidos. A coligação, conta ainda com o apoio do PDT, PV, PEN e PR e terá como Slogan “Jaraguá novamente rumo ao progresso”.

Jair Pedri e Márcia Alberton

A convenção do PSD ocorreu no centro comunitário do bairro Tifa Martins, com a casa cheia. O pré-candidato Jair Pedri chegou ao local por volta das 20h30, depois de acompanhar convenções do PROS e do PPS, que apoiam a candidatura.


Em seu discurso, lembrou de 2008, quando ficou foram da Câmara de Vereadores por apenas um voto e afirmou que aquilo serviu de lição. “Pensei que a minha carreira política teria chegado ao fim. Aprendi que tudo tem seu tempo”, enfatizou, acrescentando que o trabalho a partir de agora será de construção do plano de governo, pautado nas necessidades da população. “Hoje, a classe política se encontra no rodapé, com uma crise ética, moral e familiar, que é preciso resgatar”, enfatizou.

Os nomes dos 17 candidatos a vereador foram apresentados. O PSD não fará coligação para a proporcional. O mesmo procedimento do PSDB. A coligação na majoritária se denominará “Pra fazer diferente”.

PSDB aponta Márcia Alberton

Os olhos da maioria dos partidos ficaram focados para o Edifício Market Place, onde acontecia a convenção do PSDB. A presidente da sigla, Márcia Alberton foi indicada para ser a vice de Jair Pedri, depois de várias análises e apontamentos de nomes.

Lio Tironi, um dos nomes cogitado pelo partido, afirmou durante convenção, que não deve se candidatar, mas estará ao lado do partido durante a campanha.  Ele alegou que este foi um pedido da família.

Outro indicado, Wilson Bruch, estaria impedido de concorrer por conta de fazer parte de uma entidade e não tinha intenção de disputar a eleição e não se desligou da diretoria em tempo hábil.

O nome de Márcia Alberton foi oficializado na noite de ontem, depois que a convenção do PSD havia sido concluída. Logo após as duas convenções, os candidatos se encontraram para oficializar as decisões.

 Antídio Lunelli e Udo Wagner

A coligação “Jaraguá mais forte”, dos partidos PMDB, PP e DEM, confirmou a candidatura de Antídio Lunelli à Prefeitura de Jaraguá do Sul. Lunelli terá como vice, o ex-deputado estadual Udo Wagner (PP).


Para a campanha proporcional, os partidos PP e DEM lançaram chapa independente. São 17 candidatos a vereadores, 14 do PP e três do DEM.

 Ortiz Primo e Mário Viana 

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Jaraguá do Sul, já havia definido na quinta-feira (4) o nome de Luiz Carlos de Souza Ortiz Primo, como candidato a prefeito. Ele terá como como candidato a vice o projetista industrial Mário Viana. O partido vai de chapa pura pois não conseguiu fazer alianças, principalmente com o PC do B. O PT pretende lançar 15 candidatos a vereador, com a expectativa de eleger ao menos dois representantes para o legislativo. O slogam da campanha será “Jaraguá do Sul uma cidade para todos”. A convenção foi na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação.

Conheça os candidatos

Jair Pedri (PSD) 
Natural de Jaraguá do Sul, Jair Luis Pedri nasceu em 1970. Estudou Direito e tem experiência na administração pública.
Em 1991 e 1992 foi representante da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. Ocupou, também, o cargo de diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Jaraguá do Sul (CODEJAS), entre 2005 e 2006.

De 2007 a 2008 foi responsável pela Diretoria de Habitação de Jaraguá do Sul. Em 2008, disputou uma vaga na Câmara de Vereadores, com 2.335 mil votos, foi o terceiro vereador mais votado do município. No entanto, por questões de legenda, não alcançou a titularidade de uma das vagas. Disputou novamente uma cadeira no Legislativo em 2012, obtendo 4.187 votos e foi o vereador mais votado da história do município.

Ivo Konell (PSB)

Nasceu em Jaraguá do Sul em 1945, soma mais de três décadas de atuação na política catarinense. Economista, advogado e administrador de empresas Ivo Konell, 71 anos, em 2014 foi candidato a Deputado Estadual de Santa Catarina pelo Partido Socialista Brasileiro. Com 8.793 votos não se elegeu. Cargo este, que exerceu nas gestões de 1995/1998 e de 1999/ 2002.
Antes disso, já havia sido prefeito de Jaraguá do Sul de 1989 a 1992, à época pelo PMDB, partido que ajudou a fundar no município. Chegou a concorrer novamente ao Paço Municipal em 1996, mas perdeu para Geraldo Werninghaus (in memoriam). Em 2007 mudou para o Partido Social Democrata (PSD).
Foi secretário de Administração na gestão de sua esposa, Cecília Konell, de 2009 a 2012. Em período anterior foi secretário do prefeito Durval Vasel. Em 2010, Konell foi candidato a deputado federal, ocasião em que recebeu 20.388 votos. E em setembro de 2013, Cecília e Ivo Konell deixaram o PSD e ingressaram no PSB.

  Antídio Lunelli (PMDB) 
Empresário, acionista e fundador do Grupo Lunelli, Antídio Aleixo Lunelli nasceu em Corupá em 1963. Sempre teve uma forte atuação política. Atualmente é presidente do PMDB de Jaraguá do Sul e foi pré-candidato a prefeito da cidade em 2012, mas desistiu de concorrer por motivos pessoais.

 

 

 

Luiz Ortiz Primo (PT)

Funcionários público há 22 anos, atua como fiscal da Vigilância Sanitária.

 

Matérias Relacionadas

Geral

Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim

Ação vai mobilizar caminhões e ambulâncias da equipe
Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral