transito
Geral

Jaraguá registra relatório de ocorrências na Defesa Civil Nacional

Dados servem para atualização do mapeamento de risco do município, bem como à busca de recursos estaduais e federais e possível liberação do FGTS pela Caixa Econômica Federal

06 Fev 2024 - 10h25Por Janici Demetrio
Jaraguá registra relatório de ocorrências na Defesa Civil Nacional - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul

A Diretoria de Proteção e Defesa Civil de Jaraguá do Sul, concluiu o relatório dos danos provocados pela enxurrada do domingo (28), e registrou os dados no Formulário de Informações de Desastres (FIDE) da Defesa Civil Nacional. Jaraguá de Sul já faz parte do mapeamento da Defesa Civil Nacional como município de alto risco, por meio de um mapeamento feito a partir de 2011 e que vem sendo atualizado a cada nova ocorrência do gênero. As informações ficam no histórico do município e ajudam especialmente na emissão de alertas e na prevenção.

De acordo com o diretor de Captação de Recursos, Escritório de Projetos e Planejamento Estratégico, Antônio Carlos da Luz, a partir do preenchimento do FIDE, o Estado avalia as informações e faz o reconhecimento.

“Com isso, o Município tem a possibilidade de pleitear recursos que, neste caso, servirão para a reconstrução e também em futuras obras de prevenção”, explica o diretor.

Com relação ao Governo Federal, todas as informações do ocorrido no dia 28 serão inseridas no mapeamento de desastres. Esse  histórico poderá resultar na liberação de recursos para obras do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

“Jaraguá do Sul já protocolou quatro propostas e, com este desastre, fica mais uma justificativa que Jaraguá realmente precisa desses recursos”, complementa.

A Prefeitura, após levantamentos e estudos, verificará possíveis melhorias no sistema de drenagem pluvial das ruas danificadas e de outros locais do município. 

RECONSTRUÇÃO
O reconhecimento da Situação de Emergência será avaliado pela Caixa Econômica Federal, que poderá liberar recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para moradores que tiveram seus imóveis atingidos pela enxurrada. 

O RELATÓRIO
Os dados enviados ao órgão nacional destacam que no domingo, dia 28 de janeiro, uma chuva que durou cerca de 20 minutos, culminou no acumulado de 60mm de água no solo, classificado como enxurrada, pela tabela de Classificação e Codificação Brasileira de Desastres como ‘enxurrada’ (refere-se escoamento superficial de alta velocidade e energia, provocado por chuvas intensas e concentradas, normalmente em pequenas bacias de relevo acidentado. Caracterizada pela elevação súbita das vazões de determinada drenagem e transbordamento brusco da calha fluvial. Apresenta grande poder destrutivo).

Durante e após a enxurrada, foram registradas 80 ocorrências e 82 ruas foram afetadas, seja por alagamentos, escorregamentos de terra, quedas de muros, erosões, quedas de árvores, riscos de queda de árvores, entupimentos de drenagens, patologias em pontes e quedas de pontes. Ainda foram fornecidos 1.200 m² de lonas para cobrir locais com escorregamentos de terras e algumas residências que tiveram seus telhados danificados. O nível do Rio Jaraguá, na chamada Ponte do Curtume, chegou chegou aos três metros, às 17h do domingo (28), baixando para dois metros meia hora depois e para 1,5 metro às 18h30, conforme dados da estação meteorológica instalada no local. 

Como medida de segurança, 20 pessoas foram orientadas a não pernoitarem em residências afetadas, permanecendo abrigadas em casas de parentes ou vizinhos até melhor avaliação dos locais afetados. Foram interditadas três casas que devido aos danos causados exigiram a retirada das famílias. Ainda, segundo o relatório, a estimativa de prejuízos públicos avaliados, chega perto de R$ 20 milhões, obrigando o prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, decretar Situação de Emergência ainda na segunda-feira (29).

Relatório chuvas dia 28 de janeiro de 2024:
Início da chuva: 16h18
Quantidade: 60mm 
Ocorrências: 80
Ruas afetadas: 82 
Pontos de alagamentos; Barra do Rio Cerro, Barra do Rio molha, Jaraguá Esquerdo, São Luis, Rio Molha, Chico de Paulo
Escorregamentos de terra: Bairro Parque Malwee, Jaraguá Esquerdo, São Luis
Quedas de muros: Barra do Rio Molha, Jaraguá Esquerdo
Erosões em vias públicas: Rio Molha, Barra do Rio Molha 
Risco de quedas de árvores: Barra do Rio Molha
Risco de queda de muro: São Luis
Entupimentos de drenagens: Barra do Rio Molha, Rio Molha
Patologias em pontes: Barra do Rio Cerro, Rio Molha
Acessos sobre ribeirão danificados
Fornecidos 1.200m² de lona
Desalojados: 20 pessoas, que foram realocadas na noite do incidente
Três casas interditadas
Estimativa de prejuízos públicos avaliados em cerca de R$ 20 milhões

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Geral

Guaramirim registra 84 milímetros de chuva em seis horas

Várias ruas da cidade ficaram alagadas por conta do temporal
Guaramirim registra 84 milímetros de chuva em seis horas
Geral

Defesa Civil contabiliza 13 ocorrências por conta da chuva em Jaraguá do Sul

De acordo com o órgão municipal, até às 16h choveu 93,6 milímetros na cidade.
Defesa Civil contabiliza 13 ocorrências por conta da chuva em Jaraguá do Sul
Geral

Chuva provoca alagamentos em Jaraguá do Sul e Guaramirim

Várias ruas ficaram alagadas nas duas cidades
Chuva provoca alagamentos em Jaraguá do Sul e Guaramirim
Geral

(VÍDEO) Chuva provoca alagamento em ruas de Guaramirim

De acordo com a previsão da Defesa Civil, o domingo terá condições de chuva em todas as regiões de Santa Catarina. 
(VÍDEO) Chuva provoca alagamento em ruas de Guaramirim
Ver mais de Geral