vacina
Meteorologia

Jaraguá integrada à Rede de Estações Meteorológicas de Santa Catarina

03 Nov 2012 - 14h54

Com solenidade de inauguração agendada para as 10 horas do próximo dia 8, a Estação Meteorológica Affonso Schwartz, no Jaraguazinho, em Garibaldi, coloca Jaraguá do Sul entre as 30 estações que comporão uma rede estadual abrangendo os municípios onde ocorreram catástrofes climáticas nos últimos anos. O projeto foi idealizado por técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural/Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Epagri/Ciram), sendo os equipamentos viabilizados por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, via Caixa Econômica Federal.


De acordo com o técnico em meteorologia da Epagri/Ciram, Roberto Carlos Silveira, a rede é composta de três tipos de estações e, do total previsto no projeto, 15 são agrometeorológicas, cinco hidrológicas e dez meteorológicas completas, sendo que uma deste último modelo fica em Jaraguá do Sul. Ela absorveu um investimento de R$ 58.250,00 em equipamento e sua instalação foi viabilizada por uma parceria que também envolveu a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), a prefeitura jaraguaense e a família Schwartz, quem empresta a área em que fica a estação.

Estes equipamentos medem radiação solar, temperatura, pressão atmosférica, umidade relativa do ar, direção e velocidade do vento, pluviosidade (intensidade da chuva) e molhamento folhear (simula a umidade a nível de folhas das plantas). Medidos automaticamente, estes dados são transmitidos via sinal de telefonia celular a uma central no Ciram e ficam disponíveis aos interessados na internet. Com esta estação, Jaraguá e região passam a contar com um banco de dados meteorológicos e sistema de previsão do tempo, auxiliando os agricultores locais e também a Defesa Civil para alertar a população sobre riscos de desastres naturais.

O engenheiro agrônomo da Secretaria do Desenvolvimento Rural e Agricultura, Roberto Nagel, diz que a estação é uma reivindicação antiga de Jaraguá do Sul e agora o município foi contemplado, passando a integrar o projeto da Epagri/Ciram devido às catástrofes de 2008, 2010 e 2011. Segundo Nagel, a prefeitura jaraguaense ajudou a viabilizar a estação, responsabilizando-se pela preparação da infraestrutura (cerca, ajardinamento, base dos equipamentos, para-raios e aterramento, por exemplo), num investimento de R$ 14.193,09. Além disso, também será responsável pela manutenção do local.


O produtor rural Delírio Schwartz explica que sua família decidiu apoiar o projeto depois que técnicos da Epagri esclareceram sobre as vantagens da estação para o município e a região, principalmente ao setor agrícola. "Eles negociaram com meu pai e vamos ajudar com o que for preciso, inclusive cortar o gramado", acrescenta o agricultor, referindo-se à manutenção da grama plantada no entorno dos equipamentos. A estação será batizada com o nome de seu pai, Affonso Schwartz, que faleceu em 16 de julho deste ano.

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral