Saúde
Jaraguá forma primeira turma de médicos residentes nesta terça
No total, dez profissionais da saúde concluem a etapa. São dois médicos formados pelo Hospital e Maternidade Jaraguá na especialidade de pediatria, sete pelo Hospital São José, sendo três em cirurgia geral e quarto em clínica médica e um pela Prefeitura, com especialidade em medicina da família e da comunidade.
O Programa de Residência Médica iniciou em 2015 e foi aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica e pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).
A iniciativa trouxe para a região a oportunidade de fomentar a formação de novos médicos especialistas, que reforçam o cenário de saúde nacional na assistência básica e especializada.
Os profissionais recebidos contribuem ainda para o aprimoramento dos médicos que já atuam na região, e que, agora, exercem a função de orientadores e buscam cada vez mais conhecimento e atualização profissional.
O resultado desse processo, de acordo com os coordenadores e preceptores, é a significativa melhoria na qualidade do atendimento prestado aos usuários de nossas unidades de saúde, que chegam de várias cidades do Norte catarinense.
Na residência, profissionais formados em medicina aprofundam conhecimentos sobre uma área específica, conciliando 70% da carga horária prática com 30% de aula teórica.
Para 2017, está prevista a vinda de novos médicos residentes para as unidades de saúde de Jaraguá do Sul.