transito
Festival de Música

Jaraguá do Sul se prepara para ser a capital da música erudita

26 Dez 2012 - 20h27


Desde sua primeira edição, em 2006, o FEMUSC - Festival de Música de Santa Catarina vem colocando Jaraguá do Sul, no roteiro dos grandes eventos culturais do Brasil. Durante duas semanas, uma intensa programação reúne mais de 500 participantes entre jovens estudantes, professores e regentes de 23 países de todos os continentes em estudos e apresentações na comunidade. Reconhecido como o maior festival-escola da América Latina e um dos mais importantes eventos de música erudita do planeta, o FEMUSC oferece ao público mais de duzentas atividades gratuitamente. O festival tem como critério de escolha dos professores buscar personalidades de duplo perfil: não somente os mais consagrados em suas carreiras artísticas, mas também pela dedicação humanitária e relevantes serviços prestados a causas educacionais e culturais em países emergentes como o Brasil. Em sete anos de realização do evento mais de 150 mil pessoas já acompanharam as apresentações no Centro Cultural da SCAR - Sociedade Cultura Artística, e em locais alternativos como shoppings, praças, igrejas, escolas e hospitais, além de diversas cidades do Estado.

A próxima edição do FEMUSC vai ocorrer de 20 de janeiro a 2 de fevereiro, abrindo o calendário cultural de Santa Catarina. Alex Klein, diretor artístico, informa que a programação vem sendo preparada com todos os detalhes. Como 2013 é o "Ano da Alemanha no Brasil", já estão confirmadas a apresentação da "Sinfonia no 4", de Brahms, com a Orquestra de Professores sob a regência do próprio diretor artístico, e a "Sinfonia Alpina", de Richard Strauss, apresentada pela Orquestra Sinfônica do FEMUSC e com regência da maestrina inglesa Catherine Larsen-Maguire, que vem pela primeira vez ao Festival. De acordo com o maestro Alex Klein, cerca de 530 alunos, representantes de diversos países participarão da 8ª edição do Femusc.

[jwplayer mediaid="66335"]

Segundo ele, o FEMUSC chega à sua oitava edição consagrando a evolução alcançada a cada ano. O grupo de professores e regentes conta com a presença de mestres de renome internacional. Entre as atrações da edição 2013 estão a maestrina inglesa Catherine Larsen-Maguire; o violinista canadense Charles Stegeman, o solista de trompete da Orquestra Sinfônica de Montreal Paul Merkelo, e os pianistas brasileiros Ricardo Castro, Alexandre Dossin e Fany Solter. Além dos violinistas da Filarmônica de Berlin Simon Bernardini e Leon Spierer, e o violinista e pedagogo cubano que por 30 anos foi spalla da Orquestra Sinfônica de Pittsburgh, Andrés Cárdenes. Quanto à programação, Alex Klein explica que ela seguirá o caminho já estabelecido nos anos anteriores, preservando as atividades já conhecidas do público, como a Série Grandes Concertos, Piano Masters, o Momento Springmann e a palestra informal Musicalmente Falando. Durante duas semanas serão mais de 200 atividades em Jaraguá do Sul e outros municípios da região, sempre com entrada de graça. O diretor executivo do Instituto Femusc, Fenísio Pires Júnior, afirmou que os dois momentos dão a largada oficialmente à oitava edição, que ocorrerá de 20 de janeiro a 2 de fevereiro.

[jwplayer mediaid="66341"]

A previsão dos organizadores é investir R$ 2 milhões na edição de 2013.

[jwplayer mediaid="66339"]

Segundo Fenísio Pires Junior, o evento terá outra novidade, especialmente para as pessoas que não conseguirem ingressos para as apresentações.

[jwplayer mediaid="66337"]

 

O Festival de Música de Santa Catarina faz parte do calendário de eventos de Santa Catarina e até mesmo do Brasil. É uma realização conjunta do Instituto Festival de Música, Sociedade Cultura Artística (SCAR), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau e Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. Patrocínio da WEG, Tractebel Energia, Governo do Estado por meio do Funcultural, Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo a Cultura e Prefeitura de Jaraguá do Sul. Apoio do Ministério do Turismo, Mime, Duas Rodas, Lunender, Zanotti, Colcci, Celesc Distribuição e Consulado dos Estados Unidos no Brasil.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral