Mês do Trânsito - Rádio
Geral

Jaraguá do Sul ficou na posição 603 no estudo que mediu situação fiscal dos municípios

19 Mar 2012 - 17h16

Jaraguá do Sul ficou na posição de número 603 no estudo elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, que mediu a situação fiscal dos mais de cinco mil municípios brasileiros.  A média alcançada pelo município pólo do Vale do Itapocu foi de 0,7095, o que coloca Jaraguá entre as classificadas como tendo boa saúde fiscal.  O município de Santa Isabel, em Goiás, lidera o ranking nacional como a cidade com melhor eficiência, com 0,9747 pontos. No Estado, Balneário Camboriú ficou em primeiro lugar, com média de  0.8849, ocupando a 11ª colocação no país. A maior cidade catarinense, Joinville, ficou na posição de mil seiscentos e setenta e três no país e de 192 no Estado, com 0.6175 de média.


No estudo foram avaliados cinco quesitos. Receita Própria, referente à capacidade de arrecadação de cada município; Gasto com Pessoal, que representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal. Depois, Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte; Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida, e, por último, Custo da Dívida. A pior colocação de Jaraguá foi no quesito investimento, onde o município alcançou média de apenas 0,5223.

Segundo o levantamento, a situação fiscal é difícil ou crítica para quase 65% dos municípios brasileiros, enquanto a excelência na gestão fiscal está restrita a 2% das cidades do país. As regiões Sul e Sudeste concentram os municípios com melhor qualidade de gestão fiscal, com 81 cidades entre as 100 melhores do Brasil. Do lado oposto, aparecem Norte e Nordeste, com 93 municípios entre os 100 piores no que diz respeito à eficiência na gestão orçamentária das prefeituras.

Em sua primeira edição e com periodicidade anual, o índice traz dados de 2010 e informações comparativas com os anos de 2006 até 2009. O estudo é elaborado exclusivamente com dados oficiais, declarados pelos próprios municípios à Secretaria do Tesouro Nacional.

 

Matérias Relacionadas

Saúde

Jaraguá do Sul registra 39ª morte em decorrência do coronavírus

Nas últimas 48 horas foram 34 novos casos e 31 pessoas recuperadas
Jaraguá do Sul registra 39ª morte em decorrência do coronavírus
Santa Catarina

TRE-SC registra número recorde de candidatos nas Eleições 2020

Até o meio-dia desta segunda-feira (28), haviam 21.422 pedidos de registro de candidaturas no estado, o que representa um aumento de 21,45% em comparação com as eleições municipais de 2016
TRE-SC registra número recorde de candidatos nas Eleições 2020
Geral

Em parceria com entidades da região, ACIJS lança campanha de combate à violência doméstica

O conceito foi desenvolvido para mobilizar a comunidade em prol do assunto, dando um basta nos casos de agressão física e psicológica que aumentaram neste período de pandemia
Em parceria com entidades da região, ACIJS lança campanha de combate à violência doméstica
Economia

União libera R$ 5 bi para financiar MEI, micro e pequena empresa

Programa integra pacote de auxílio durante pandemia da covid-19
União libera R$ 5 bi para financiar MEI, micro e pequena empresa
Ver mais de Geral