Geral

Jaraguá do Sul ficou na posição 603 no estudo que mediu situação fiscal dos municípios

19 Mar 2012 - 17h16

Jaraguá do Sul ficou na posição de número 603 no estudo elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, que mediu a situação fiscal dos mais de cinco mil municípios brasileiros.  A média alcançada pelo município pólo do Vale do Itapocu foi de 0,7095, o que coloca Jaraguá entre as classificadas como tendo boa saúde fiscal.  O município de Santa Isabel, em Goiás, lidera o ranking nacional como a cidade com melhor eficiência, com 0,9747 pontos. No Estado, Balneário Camboriú ficou em primeiro lugar, com média de  0.8849, ocupando a 11ª colocação no país. A maior cidade catarinense, Joinville, ficou na posição de mil seiscentos e setenta e três no país e de 192 no Estado, com 0.6175 de média.


No estudo foram avaliados cinco quesitos. Receita Própria, referente à capacidade de arrecadação de cada município; Gasto com Pessoal, que representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal. Depois, Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte; Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida, e, por último, Custo da Dívida. A pior colocação de Jaraguá foi no quesito investimento, onde o município alcançou média de apenas 0,5223.

Segundo o levantamento, a situação fiscal é difícil ou crítica para quase 65% dos municípios brasileiros, enquanto a excelência na gestão fiscal está restrita a 2% das cidades do país. As regiões Sul e Sudeste concentram os municípios com melhor qualidade de gestão fiscal, com 81 cidades entre as 100 melhores do Brasil. Do lado oposto, aparecem Norte e Nordeste, com 93 municípios entre os 100 piores no que diz respeito à eficiência na gestão orçamentária das prefeituras.

Em sua primeira edição e com periodicidade anual, o índice traz dados de 2010 e informações comparativas com os anos de 2006 até 2009. O estudo é elaborado exclusivamente com dados oficiais, declarados pelos próprios municípios à Secretaria do Tesouro Nacional.

 

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Prefeitura firma parceria para repasse de recursos para a Apae de Guaramirim

Valor repassado será de R$ 730 mil 
Prefeitura firma parceria para repasse de recursos para a Apae de Guaramirim
Geral

Cinco hábitos essenciais para manter o seu imóvel seguro

Aprenda dicas importantes para manter sua casa sempre segura. Proteja o seu imóvel em Jaraguá do Sul
Cinco hábitos essenciais para manter o seu imóvel seguro
Geral

Barra Velha busca exemplo de Jaraguá para coleta seletiva

O Samae espera coletar mais de 8 mil toneladas de material reciclável em 2021
Barra Velha busca exemplo de Jaraguá para coleta seletiva
Geral

Entidades de Jaraguá recebem mais de 840 quilos alimentos através da campanha VacinAção Solidária

Contando com esta entrega, a campanha VacinAção Solidária já arrecadou mais de uma tonelada de alimenetos para famílias em vulnerabilidade social
Entidades de Jaraguá recebem mais de 840 quilos alimentos através da campanha VacinAção Solidária
Ver mais de Geral