dengue
plenária ACIJS-APEVI

“Inovação é a essência da visão estratégica”, destaca palestrante durante a plenária ACIJS/APEVI

24 Nov 2015 - 16h00

Nesta segunda-feira (23), o auditório da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul foi palco da plenária semanal ACIJS/APEVI. O tema debatido foi gestão e fomento da inovação em Santa Catarina. A palestra foi ministrada por César Zucco, diretor técnico-científico da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina).


Zucco destacou os fatores que interferem no processo de inovação de uma empresa. Entre os fatores externos à organização, citou a pressão do concorrente, mudanças no mercado, novas regulamentações e falta de matéria-prima. Em relação aos internos, citou a baixa produtividade, a necessidade de redução de custos e de reter talentos e a falta de uma estratégia organizacional definida.


O especialista ressaltou que o desenvolvimento de tecnologia e inovação depende de um diálogo constante entre empresas, universidades e institutos tecnológicos, cabendo ao governo oferecer políticas e financiamentos para apoiar as iniciativas.

Segundo Zucco, as empresas devem compreender a importância da pesquisa científica e adotar um sistema de gestão de pessoas que valorize as práticas de inovação – como a meritocracia por reconhecimento de boas ideias, e não por idade ou tempo de serviço. Também é preciso criar uma rede de inovação, oferecendo atualização constante aos funcionários sobre o uso das novas tecnologias.

“Inovação é a essência da visão estratégica. Boas ideias devem reverter em reconhecimento para os responsáveis pela sugestão. Empresas que não valorizam as ideias inovadoras dos funcionários geram um ambiente de desmotivação”, comenta.

Brasil ocupa o 75º lugar no ranking de competitividade

Zucco também apresentou um panorama que mostra as principais causas do baixo desempenho do Brasil no quesito inovação. Uma delas é o número reduzido de doutores atuando nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, que chega a ser oito vezes menor do que a média dos países desenvolvidos.

Entre os 140 países do mundo, o Brasil está na 31º posição em investimento em pesquisa e desenvolvimento, com 1,74% do PIB (Produto Interno Bruto) aplicado no setor. No ranking de competitividade, o país está numa posição ainda pior: 75º lugar.


Estudos do World Economic Forum (WEF) indicam que o resultado é influenciado pelo grande desvio de recursos, o desperdício de gastos públicos, o ambiente macroeconômico e a má qualidade da educação. Somadas a estes problemas, a carga tributária elevada e a baixa produtividade estão fazendo com que muitos empreendedores brasileiros prefiram investir no exterior para ampliar os negócios.

“Grandes empresas estão buscando alternativas fora do país porque é muito caro produzir aqui. O Brasil tem pouco impacto no mundo comparando-se com o tamanho da economia”, avalia.

Boas iniciativas

Em contraponto, o especialista também destacou bons exemplos de empresas inovativas brasileiras, como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a Petrobras, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e o sistema bancário, que realizam grandes investimentos e parcerias na área de pesquisa, desenvolvimento e tecnologia.

Outra iniciativa citada é o Sinapse da Inovação, iniciativa catarinense que estimula o empreendedorismo, transformando ideias inovadoras em negócios de sucesso. Desde sua operação piloto, em 2008, o programa foi responsável pela geração de mais de 1,2 mil empregos diretos e de 94 patentes. Na região Norte de Santa Catarina, a coordenação do programa é feita pelo Centro de Inovação e Pesquisas Tecnológicas – JaraguaTec, anexo à Católica SC em Jaraguá do Sul.

O Sinapse da Inovação é promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), com realização da Fundação CERTI (Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras).

Fonte: Assessoria Católica SC

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral