vacina
Incidência de câncer colorretal

Incidência de câncer colorretal no Sul será discutida em Curitiba a partir de sábado

20 Nov 2015 - 19h00

De acordo com a última estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), somente no ano de 2014, mais de 2,1 mil pessoas seriam diagnosticadas com câncer colorretal no Paraná. Dessas, 700 seriam diagnosticadas com a doença só em Curitiba. Na região Sul, seriam mais de 6 mil casos. Mesmo com números altos, ainda é baixo o número de diagnósticos, em razão da falta de políticas públicas em relação ao diagnóstico precoce, como acontece com os cânceres de próstata e mama. Para falar sobre o tema, cerca de 5 mil especialistas estarão em Curitiba entre os dias 21 e 25 de novembro, participando da XIII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD), iniciativa da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), juntamente com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) e o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD). O encontro será no Expo Unimed Curitiba.


Esse tipo de câncer é silencioso e assintomático, mas pode ser diagnosticado precocemente pela colonoscopia. Por esse motivo, o exame é indicado como investigação de rotina a partir dos 50 anos ou quando o paciente tiver histórico familiar. O câncer colorretal é tratável e, na maioria dos casos, as chances de cura ficam em cerca de 70% se detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Uma maneira de prevenir o aparecimento dos tumores é a detecção e remoção dessas lesões antes de se tornarem malignas.

Além do câncer colorretal, os principais temas do evento serão diagnóstico e tratamento de hemorragia digestiva, gastrite, úlceras e cirurgia bariátrica. O encontro tem como foco temas clínicos, procedimentos e avanços tecnológicos na área da gastroenterologia, endoscopia digestiva e cirurgia do aparelho digestivo, além de promover cursos dinâmicos que difundam novas técnicas e gerar interação com 16 convidados internacionais de países como Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Japão, México e Peru.

Ação social

Em 20 de novembro, dia que antecede a XIV SBAD, a SOBED promoverá também o 5º Mutirão de Prevenção de Câncer Colorretal, que tem como objetivo divulgar a doença e conscientizar a população sobre a prevenção do câncer colorretal em fase inicial (curável) e de lesões pré-cancerosas que podem ser removidas. Ao todo, cerca de 80 procedimentos de colonoscopia serão aplicados em pacientes entre 50 e 75 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). Participarão da ação social dois hospitais da capital: Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Hospital Universitário Cajuru (HUC). A ação já percorreu Campinas (SP), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ) e Goiânia (GO).

Curso ao vivo

No dia 23 de novembro, a SOBED realizará o VII Curso Internacional Interativo ao Vivo de Endoscopia Digestiva Diagnóstica e Terapêutica. Serão apresentadas novas técnicas e indicações atuais no diagnóstico e tratamento endoscópico das doenças do aparelho digestivo, proporcionando importante aprendizado técnico e científico aos endoscopistas, gastroenterologistas, cirurgiões, clínicos, patologistas e radiologistas participantes.


Os especialistas e profissionais da área terão a oportunidade de participar ativamente das discussões que serão realizadas durante o evento por meio de sistema interativo eletrônico. Com essa troca de experiências, o curso possibilitará aos membros da SOBED um avanço importante em seus conhecimentos científicos e tecnológicos.

Curso de pós-graduação SOBED/ASGE

Durante o congresso, também ocorrerá curso de pós-graduação da SOBED em parceria com a American Society for Gastrointestinal Endoscopy (ASGE), no dia 23 de novembro, com o objetivo de trazer aos endoscopistas brasileiros um alto nível científico.

Professores da ASGE e da SOBED irão abordar temas como hemorragia digestiva alta, colonoscopia, endoscopia e obesidade e enteroscopia. Além disso, o curso terá discussão de vídeos, casos clínicos e aulas formais.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral