GNet
Incidência de câncer colorretal

Incidência de câncer colorretal no Sul será discutida em Curitiba a partir de sábado

20 Nov 2015 - 19h00

De acordo com a última estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), somente no ano de 2014, mais de 2,1 mil pessoas seriam diagnosticadas com câncer colorretal no Paraná. Dessas, 700 seriam diagnosticadas com a doença só em Curitiba. Na região Sul, seriam mais de 6 mil casos. Mesmo com números altos, ainda é baixo o número de diagnósticos, em razão da falta de políticas públicas em relação ao diagnóstico precoce, como acontece com os cânceres de próstata e mama. Para falar sobre o tema, cerca de 5 mil especialistas estarão em Curitiba entre os dias 21 e 25 de novembro, participando da XIII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD), iniciativa da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), juntamente com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) e o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD). O encontro será no Expo Unimed Curitiba.


Esse tipo de câncer é silencioso e assintomático, mas pode ser diagnosticado precocemente pela colonoscopia. Por esse motivo, o exame é indicado como investigação de rotina a partir dos 50 anos ou quando o paciente tiver histórico familiar. O câncer colorretal é tratável e, na maioria dos casos, as chances de cura ficam em cerca de 70% se detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Uma maneira de prevenir o aparecimento dos tumores é a detecção e remoção dessas lesões antes de se tornarem malignas.

Além do câncer colorretal, os principais temas do evento serão diagnóstico e tratamento de hemorragia digestiva, gastrite, úlceras e cirurgia bariátrica. O encontro tem como foco temas clínicos, procedimentos e avanços tecnológicos na área da gastroenterologia, endoscopia digestiva e cirurgia do aparelho digestivo, além de promover cursos dinâmicos que difundam novas técnicas e gerar interação com 16 convidados internacionais de países como Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Japão, México e Peru.

Ação social

Em 20 de novembro, dia que antecede a XIV SBAD, a SOBED promoverá também o 5º Mutirão de Prevenção de Câncer Colorretal, que tem como objetivo divulgar a doença e conscientizar a população sobre a prevenção do câncer colorretal em fase inicial (curável) e de lesões pré-cancerosas que podem ser removidas. Ao todo, cerca de 80 procedimentos de colonoscopia serão aplicados em pacientes entre 50 e 75 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). Participarão da ação social dois hospitais da capital: Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Hospital Universitário Cajuru (HUC). A ação já percorreu Campinas (SP), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ) e Goiânia (GO).

Curso ao vivo

No dia 23 de novembro, a SOBED realizará o VII Curso Internacional Interativo ao Vivo de Endoscopia Digestiva Diagnóstica e Terapêutica. Serão apresentadas novas técnicas e indicações atuais no diagnóstico e tratamento endoscópico das doenças do aparelho digestivo, proporcionando importante aprendizado técnico e científico aos endoscopistas, gastroenterologistas, cirurgiões, clínicos, patologistas e radiologistas participantes.


Os especialistas e profissionais da área terão a oportunidade de participar ativamente das discussões que serão realizadas durante o evento por meio de sistema interativo eletrônico. Com essa troca de experiências, o curso possibilitará aos membros da SOBED um avanço importante em seus conhecimentos científicos e tecnológicos.

Curso de pós-graduação SOBED/ASGE

Durante o congresso, também ocorrerá curso de pós-graduação da SOBED em parceria com a American Society for Gastrointestinal Endoscopy (ASGE), no dia 23 de novembro, com o objetivo de trazer aos endoscopistas brasileiros um alto nível científico.

Professores da ASGE e da SOBED irão abordar temas como hemorragia digestiva alta, colonoscopia, endoscopia e obesidade e enteroscopia. Além disso, o curso terá discussão de vídeos, casos clínicos e aulas formais.

GNet

Matérias Relacionadas

Geral

Prazo para reformas nos cemitérios termina nesta sexta-feira

A data faz parte do calendário de atividades a serem executadas devido ao feriado do Dia de Finados (2 de novembro)
Prazo para reformas nos cemitérios termina nesta sexta-feira
Geral

Dia Internacional do Idoso terá evento no Parque da Inovação

Ao vivo no Diário da Jaraguá desta sexta-feira (22) a presidente do Conselho, Hildegard Bosshamer, e a assessora técnica, Caroline Bittencourt, comentaram sobre a ação
Dia Internacional do Idoso terá evento no Parque da Inovação
Geral

Assinada ordem de serviço para construção de um ginásio na EMEF Dorvalino Felippi

Obras devem começar nos próximos dias
Assinada ordem de serviço para construção de um ginásio na EMEF Dorvalino Felippi
Geral

Criação do Complexo Multimodal de Guaramirim é aprovado na Câmara

O objetivo do projeto é a instalação de grandes empreendimentos que terão à disposição aeródromo, linha ferroviária, áreas para a construção de aeroporto de cargas e Porto Seco
Criação do Complexo Multimodal de Guaramirim é aprovado na Câmara
Ver mais de Geral