Imobiliária Coralli
Geral

Inadimplência do consumidor sobe 18,3% em fevereiro, mostra Serasa

13 Mar 2012 - 14h26

A inadimplência dos consumidores registrou aumento de 18,3% em fevereiro, na comparação com o mesmo período de 2011, segundo informou, nesta terça-feira (13) a Serasa Experian. Conforme aponta o indicador da pesquisa, no primeiro bimestre de 2012, em relação aos mesmos meses do ano passado, a taxa cresceu 17,4%. Apesar de ter sido verificado aumento, a Serasa ressalta que houve desaceleração da alta, já que, em relação ao mesmo período de 2010, o avanço fora de 25,4%.


Já na comparação mensal, fevereiro contra janeiro, foi registrada queda de 0,9%, representando o terceiro recuo mensal consecutivo. "O consumidor resolveu priorizar o pagamento das dívidas assumidas e evitar entrar em novos compromissos", disse a Serasa, por meio de nota.

O controle de gastos por consumidores, visto de janeiro para fevereiro, é atribuído, pelos economistas da Serasa, aos juros altos, aos gastos típicos de início de ano (IPVA, IPTU e despesas escolares) e às incertezas sobre a crise global.

Tipo e valor das dívidas
Na decomposição do indicador, a inadimplência com os bancos e com os cheques sem fundos puxaram a queda do indicador com variações negativas de 1,5% e de 4,7%. Os títulos protestados recuaram 18,0% no mês e as dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água) tiveram crescimento de 1,6%.

De acordo com a Serasa, todas as modalidades da inadimplência tiveram crescimento no valor médio das dívidas. A inadimplência não bancária cresceu 44,2%, a dos cheques sem fundos, 11,9%, assim como os títulos protestados e as dívidas com os bancos, que aumentaram 6,8% e 0,4%, respectivamente.

GLOBO.COM

Matérias Relacionadas

Geral

Homem se fere com foice durante trabalho em bananal em Schroeder

O fato ocorreu na Tifa Eincheberg, no Bairro Rancho Bom, por volta das 15h desta quinta-feira (17).
Homem se fere com foice durante trabalho em bananal em Schroeder
Segurança

PM busca suspeito de arrombamento de comércio em Guaramirim

Ao checar o estabelecimento, a vítima constatou que a vidraça estava estilhaçada e duas parafusadeiras haviam sido furtadas
PM busca suspeito de arrombamento de comércio em Guaramirim
Variedades

Polícia Militar de Santa Catarina realiza Campanha do Brinquedo

A ação social vai até o dia 9 de outubro
Polícia Militar de Santa Catarina realiza Campanha do Brinquedo
Geral

INSS: perito que não comparecer ao trabalho terá salário descontado

Órgão diz que 111 agências estão aptas para realização de perícia
INSS: perito que não comparecer ao trabalho terá salário descontado
Ver mais de Geral