transito
Geral

Imposto de Renda pode incluir doações ao FIA e ao FMDI

Nesta quinta-feira (18) o secretário André Ferreira, e a servidora pública Graciane Macedo, participaram do Diário da Jaraguá, eles destacaram as maneiras para fazer a destinação e como os valor são investidos

18 Mar 2021 - 08h34Por Janici Demetrio
Imposto de Renda pode incluir doações ao FIA e ao FMDI -

Os conselheiros do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI) solicitam a quem declarar Imposto de Renda em 2021 que faça sua doação a esses fundos. Pessoas físicas podem doar até 3% do imposto devido a cada um deles, sendo que a dedução só é possível para quem entrega a DIRF no modelo completo. Eles explicam que os recursos para esses fundos são vinculados aos conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e dos Direitos do Idoso (CMDI) e servem para financiar projetos voltados ao atendimento, respectivamente, de crianças e adolescentes e dos idosos de Jaraguá do Sul. De acordo com André de Carvalho Ferreira, secretário de Assistência Social e Habitação, os recursos do FIA e do FMDI estão viabilizando dezenas de projetos sociais voltados à criança e ao idoso. 

Nesta quinta-feira (18) o secretário, André de Carvalho Ferreira, e a servidora pública Graciane Macedo, participaram ao vivo do Diário da Jaraguá, eles destacaram as maneiras para fazer a destinação e como os valor são investidos. Ouça a entrevista. 

Rádio Jaraguá · ENTREVISTA SECRETÁRIO ANDRÉ E GRACIANE

Para doar por meio do IR, basta informar o valor e escolher a opção de doações, Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente e/ou Fundo Municipal dos Direitos do Idoso, instância municipal. Se a declaração for feita em escritório de contabilidade, o contribuinte deve comunicar ao contador que deseja fazer a doação (ou as doações) ao FIA Municipal e/ou ao FMDI e estipular os valores (dentro do limite de até 3% do IR devido a cada um deles).

Ferreira explica que quando o contribuinte opta por destinar parte do imposto de renda a esses fundos municipais ele direciona esse dinheiro para a cidade onde mora e o valor é todo utilizado dentro do município. 


Mais informações

A Prefeitura de Jaraguá do Sul disponibiliza em seu portal dois linques direcionados ao Fundo da Infância e Adolescência e ao Fundo Municipal dos Direitos do Idoso, com acesso nos mini banners “Doe seu Imposto de Renda ao FIA” e “Doe seu Imposto de Renda ao FMDI”, na página da Secretaria de Assistência Social e Habitação. Além de orientar as pessoas físicas e empresas como podem efetuar suas doações, o espaço também exemplifica onde são aplicados esses recursos.

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral