Educação
Ideb de Corupá atinge 5,4%
No dia 14 de agosto, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), dos municípios, que participaram da avaliação. O Ideb é um indicador calculado de dois em dois anos que avalia a qualidade da educação em escolas públicas por meio de fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O município de Corupá, no índice geral alcançou 5,4%, aumentando 9% em relação ao desempenho de 2009, e atingindo a projeção do MEC que era de 5,3%. O maior crescimento foi nos anos iniciais, em que alcançou 6,1%, atingindo a meta estabelecida pelo MEC para o ano de 2021 (6,0).
Índice geral do município
Ano | Rede Municipal | Rede Estadual | Geral Municípío |
2011 | 5,5 | 5,4 | 5,4 |
2009 | 4,7 | 5,1 | 5,0 |
2007 | 4,8 | 4,7 | 4,8 |
2005 | 4,1 | 4,8 | 4,4 |
Ideb geral dos municípios da microrregião:
Massaranduba | Jaraguá do Sul | Corupá | Guaramirim | Schroeder | São João do Itaperiu | Barra Velha |
5,8 | 5,7 | 5,4 | 5,3 | 5,1 | 4,8 | 4,6 |
Índice estadual e nacional
Santa Catarina | Brasil |
5,0 | 4,2 |
A direção, professores e alunos da Escola Municipal Aluísio Carvalho e da Escola de Educação Básica Teresa Ramos podem comemorar o melhor número do Ideb, alcançado em Corupá. No ensino fundamental, 4ª série/5º ano, atingiram 6,6% e 6,4 respectivamente e nos anos finais, 8ª série/9º ano, a Escola Aluísio e Francisco Mees atingiram 5,2.
Os índices do município atingiram as metas projetadas pelo MEC que eram de 5,3% na 4ª série/5º ano, e 4,8 % na 8ª série/9º ano. Segundo o Secretário de Educação Lairton Hartmann Müller, a melhora significativa no índice nas séries iniciais deve-se em razão da diminuição das reprovações nos últimos anos, que em 2011 foi de apenas 2,75%, reduzindo 37% em relação a 2010 e não há evasão escolar no município.
"O aumento do índice deve-se também ao programa de formação continuada oferecido pela Secretaria de Educação de Corupá por meio do Pro-Letramento para professores do 1º ao 5º ano e Gestar II para os professores de e 6º ao 9º ano. Além disso, há os encontros pedagógicos realizados nas escolas, o exaustivo trabalho dos professores, coordenadores e direção de escolas e o acompanhamento dos professores do Caeco. Os professores fazem a recuperação paralela e utilizam metodologias diversificadas que favorecem a aprendizagem de todos os alunos. E não podemos esquecer de destacar o acompanhamento e apoio dos pais e da comunidade na aprendizagem dos alunos", enfatiza o secretário.
Indice do Ideb das escolas em Corupá de 2005 a 2011:
4ªsérie/5º ano
Escolas 4ªsérie/5º ano | 2011 | 2009 | 2007 | 2005 |
1- Aluísio Carvalho de Oliveira | 6,6 | 5,5 | 5,2 | 4,2 |
2- Francisco Mees | 6,2 | 4,3 | 4,4 | 4,4 |
3- José Pasqualini | 5,8 | 5,0 | 4,2 | ------ |
Média Rede Municipal | 6,2 | 4,9 | 4,6 | 4,3 |
| | | | |
4- São José | 5,8 | 5,1 | 4,4 | 4,5 |
5- Teresa Ramos | 6,4 | 5,5 | 5,1 | 5,0 |
Média Rede Estadual | 6,1 | 5,3 | 4,7 | 4,8 |
Média Geral | 6,1 | 5,1 | 4,6 | 4,5 |
8ªsérie/9º ano
Escolas 8ªsérie/9º ano | 2011 | 2009 | 2007 | 2005 |
1- Aluísio Carvalho de Oliveira | 5,2 | 4,8 | 4,9 | 3,9 |
2- Francisco Mees | 5,2 | 4,2 | 4,9 | 4,2 |
3- José Pasqualini | 4,2 | ---------- | ----------- | ------ |
Média Rede Municipal | 4,8 | 4,5 | 4,9 | 4,0 |
4- São José | 4,3 | 4,6 | 4,5 | -------- |
5- Teresa Ramos | 5,1 | 5,2 | 4,8 | 4,8 |
Média Rede Estadual | 4,7 | 4,9 | 4,6 | 4,8 |
Média Geral | 4,8 | 4,7 | 4,8 | 4,4 |
Ideb
O Ideb foi criado pelo Ministério da Educação em 2005, quando se estabeleceram as metas para melhoria da educação básica. O índice é calculado com base no desempenho dos alunos na Prova Brasil, de português e matemática, e na taxa de aprovação das escolas. A avaliação é aplicada a alunos da 4ª série/5º ano e 8ª série/9º ano de todas as escolas públicas com mais de 20 alunos matriculados na turma. Estudantes do 3º ano do Ensino Médio e de escolas particulares são avaliados de forma amostral.
O índice expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações, a possibilidade de resultados sintéticos, que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.
Com o Ideb, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente. O indicador do Ideb de zero a dez é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e na Prova Brasil.
Quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez. O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. O indicador é a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE (Plano de Desenvolvimento da educação) para a educação básica, que estabelece, como meta, que em 2021 (divulgação em 2022), o Ideb do Brasil seja 6,0 nos anos iniciais, média correspondente a sistemas educacionais de qualidade comparáveis a dos países desenvolvidos. Nos anos finais deve chegar a 5,5 nos e no ensino médio 5,2.
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