vacina
Geral

Governo pretende fortalecer ensino profissionalizante na rede estadual

Assunto foi tema de reunião, nesta semana, entre equipes da Secretaria de Estado da Educação e Federação das Indústrias de Santa Catarina

10 Fev 2023 - 15h30Por Janici Demetrio
  - Crédito: Divulgação - Crédito: Divulgação

A ampliação da oferta de cursos técnicos para estudantes do Ensino Médio foi tema de reunião entre a Secretaria de Estado da Educação (SED) e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) nesta quinta-feira (9). O secretário de estado da Educação, Aristides Cimadon, e a secretária adjunta, Patricia Lueders, debateram ações conjuntas na educação com o presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar.

A Fiesc apresentou aos secretários as instalações da Academia de Negócios da instituição e o trabalho desenvolvido pelo Sesi e Senai. A ideia de uma cooperação entre SED e Fiesc será o investimento em educação visando o aproveitamento das potencialidades econômicas de Santa Catarina e o desenvolvimento econômico e de emprego.

“A proposta do governador Jorginho Mello é encontrarmos, em conjunto com a Fiesc, um caminho para a educação do ensino médio dos nossos itinerários formativos voltados para a educação profissional. Gostaríamos de conduzi-los, também, para a formação profissional e empreendedorismo”, destacou o secretário Cimadon.

Ensino profissional no currículo do Novo Ensino Médio

Em Santa Catarina, as 718 escolas de Ensino Médio ofertam o currículo do Novo Ensino Médio desde 2022. Além da ampliação da carga horária mínima anual de 800 horas para 1.000 horas, o Novo Ensino Médio altera o modelo de estudo por disciplinas para áreas do conhecimento. A flexibilização também inclui o trabalho com o Projeto de Vida, uma segunda Língua Estrangeira (além do Inglês), os Componentes Curriculares Eletivos e as Trilhas de Aprofundamento.

O Novo Currículo também inclui trilhas de aprofundamento da educação profissional e tecnológica. Desta forma, os estudantes poderão optar por estudar mais uma área de conhecimento ou com um curso técnico, de acordo com seu projeto de vida.

O fomento e a busca de parcerias para ampliação da educação técnica e profissional nas escolas catarinenses busca atender a 11ª meta do Plano Estadual de Educação do Estado, que visa ampliar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade de oferta.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram! 

Matérias Relacionadas

Geral

Sobe para 83 o número de mortos após enchentes que atingem o Rio Grande do Sul

Número de desaparecidos chega a 111 pessoas
Sobe para 83 o número de mortos após enchentes que atingem o Rio Grande do Sul
Geral

Alta nos casos de dengue gera escassez bebidas isotônicas

Isso porque, nos casos suspeitos de dengue, os médicos recomendam aos pacientes que a prioridade deve ser a hidratação, com água potável, água de coco, sucos, chás, isotônicos e soro caseiro
Alta nos casos de dengue gera escassez bebidas isotônicas
Geral

Semana inicia com sol em Santa Catarina

No momento, as instabilidades se concentram na altura do Uruguai, afetando apenas as regiões ao extremo sul do estado do Rio Grande do Sul
Semana inicia com sol em Santa Catarina
Geral

Lojas da Celesc estarão fechadas hoje para implementação de novo sistema comercial

A partir desta terça-feira (7), o atendimento volta à normalidade com mais de 80 serviços disponíveis nos canais digitais, através do novo aplicativo Conecte
Lojas da Celesc estarão fechadas hoje para implementação de novo sistema comercial
Ver mais de Geral