Geral

Funcionária da Tepco em Fukushima recebeu radiação três vezes superior ao limite legal

27 Abr 2011 - 11h18

Uma mulher que trabalhou na sede da central nuclear de Fukushima recebeu altas doses radioativas, três vezes mais elevadas que o limite legal autorizado, anunciou a empresa Tokyo Electric Power (Tepco). A funcionária do setor de logística recebeu radiações de 17,55 milisievert. O limite autorizado para mulheres é de cinco 5 milisievert a cada três meses. A dose é inferior à tolerada pelos homens em consequência dos riscos potenciais para as mulheres grávidas.

Como as 20 mulheres que trabalhavam na sede da Tepco, a funcionária deixou o local em 23 de março, 12 dias depois do acidente nuclear. A Tepco fez o anúncio depois de ter analisado o histórico dos níveis de exposição dos funcionários na central, que foi abalada por um terremoto e tsunami no dia 11 de março.

- É um erro. Lamentamos - declarou uma fonte da Tepco, que reconheceu que a gestão da exposição às radiações deveria ter sido mais rigorosa.

- É realmente lamentável - disse Hidehiko Nishiyama, porta-voz da Agência Japonesa de Segurança Nuclear.

A agência prometeu uma investigação e destacou que exigirá respostas completas da Tepco. O limite legal de radiações autorizadas para os homens que trabalham na área nuclear em tempos de crise foi aumentado para até 250 milisievert por ano desde o acidente de Fukushima, contra o limite anterior de 100.

Uma exposição anual de mais de 100 milisievert aumenta os riscos de câncer, ao mesmo tempo que a radioatividade absorvida se acumula a exposições futuras.

Fonte: Diário Catarinense

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Oficina com cantigas de rodas em libras terá transmissão nesta quarta em Jaraguá

As idealizadoras, Franciele Martins de Abreu Calduro e Mislene Pickcius, buscam a valorização desta manifestação cultural e promovem a acessibilidade para crianças com deficiência auditiva, por meio de libras.
Geral

Samae faz manutenção de áreas do programa Mata Ciliar

O Programa foi lançado em março de 2019, no dia 22 de março (Dia Mundial da Água), com o objetivo de recompor as margens do Rio Itapocu
Samae faz manutenção de áreas do programa Mata Ciliar
Geral

Entidades recebem doações da campanha VacinAção Solidária em Jaraguá

A campanha foi lançada no último dia 6 de abril, com o objetivo de receber doações da população durante a campanha de vacinação contra a covid-19.
Entidades recebem doações da campanha VacinAção Solidária em Jaraguá
Geral

Balão chama a atenção de moradores de Jaraguá do Sul

A iniciativa é do pastor Ronald Gartner, que usou de um balão e de um megafone para pregar nas alturas
Balão chama a atenção de moradores de Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral