secel
Geral

Fujama alerta para aparecimento de serpentes na área urbana da cidade

Dez jararacas foram capturas nos últimos 15 dias

11 Dez 2020 - 12h30Por Janici Demetrio

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) chama atenção para o aparecimento de serpentes na área urbana da cidade. Biólogos da instituição capturaram 10 jararacas (Bothrops jararaca) nos últimos 15 dias.  De acordo com o chefe de educação ambiental, Christian Lempek, o aumento da temperatura deixa as serpentes mais ativas e em busca de alimento. “Sendo assim, é importante a manutenção de  quintais limpos e sem lixo, evitando a proliferação de ratos, uma das presas favoritas de jararaca”, explica. A espécie é muito venenosa e uma das responsáveis por muitos acidentes desta natureza no Brasil. A coloração desta serpente a deixa camuflada em meio às folhas secas, dificultando sua visualização e aumentando os registros de picadas provocadas pela espécie.

Os 10 animais foram recolhidos em vários pontos urbanos da cidade como Ilha da Figueira, Barra do Rio Cerro e no Centro. Em uma das ocorrências a cobra foi atacada por cães, que apesar de ferida, foi recolhida viva.

As cobras desempenham um papel importante no meio ambiente, principalmente no controle da população de ratos, que transmitem doenças como a leptospirose. Por isso, Fujama e Corpo de Bombeiros Voluntários devem ser acionados para capturar o animal, que depois é devolvido à natureza em local adequado, longe da área urbana.

O resgate de serpentes e de outros animais silvestres ocorre mediante solicitação no número de telefone da Fujama (3273-8008), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas, ou por meio de registro na Ouvidoria da Prefeitura (0800-642-0156). Aos fins de semana feriados e no período noturno, as solicitações ficam restritas ao 193, dos Bombeiros Voluntários.

O que fazer em caso de acidentes?

*Em caso de acidentes com cobras, não se recomenda amarrar o local  picado. O torniquete, usado para barrar a circulação sanguínea, pode ocasionar necrose e aumento da possibilidade de amputação;

*Também não se deve cortar o local da picada, nem fazer perfurações ou sucção. A ferida deve ser lavada com água e sabão, apenas, e a vítima levada rapidamente ao hospital. Caso seja possível, é importante identificar por meio de foto o tipo de serpente. Assim, o profissional de saúde saberá sobre o melhor soro antiofídico a ser aplicado no paciente.
 

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral