transito
Geral

Final de semana inicia com grandes volumes de chuva e termina com temporais isolados em SC

Atenção para as áreas do Litoral Norte que, por conta dos acumulados de chuva registrados nos últimos dias, permanecem com risco elevado para enxurradas e inundações

26 Jan 2024 - 11h38Por Janici Demetrio
Final de semana inicia com grandes volumes de chuva e termina com temporais isolados em SC  - Crédito: Ricardo Wolffenbüttel/SECOM Crédito: Ricardo Wolffenbüttel/SECOM

A semana foi marcada por tempo instável, resultado da circulação marítima e atuação de vórtice ciclônico em altitudes acima de 5 km. Estes sistemas, atuando em conjunto, provocaram chuvas recorrentes e em grandes volumes, principalmente no Litoral Norte de Santa Catarina. Diversas ocorrências associadas a alagamentos, além de enxurradas e deslizamentos pontuais foram registrados ao longo da semana.

A sexta-feira (26) segue com condição para chuva ao longo de todo o dia, que em alguns momentos ocorre com forte intensidade nas áreas litorâneas. Atenção para as áreas do Litoral Norte que, por conta dos acumulados de chuva registrados nos últimos dias, permanecem com risco elevado para enxurradas e inundações, principalmente na divisa com o Paraná. Em parte da Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí há risco alto para alagamentos e deslizamentos pontuais. 

Na tarde e noite desta sexta-feira, do Grande Oeste aos Planaltos e no Alto Vale do Itajaí, o risco é baixo para ocorrências associadas a temporais isolados, como alagamentos pontuais, destelhamentos e danos na rede elétrica.

A circulação marítima ganha força entre os finais de noite e manhãs de sexta para sábado (27) e sábado para domingo (29). Por isso, a chuva ocorre de maneira persistente e intensa em alguns momentos entre a Grande Florianópolis, Litoral Norte e parte do Médio e Baixo Vale do Itajaí e também do Litoral Sul.

Neste período, são esperados volumes elevados no leste catarinense, entre 50 e 70 mm, podendo superar os 100 mm nas áreas costeiras.

Ao longo do domingo e da segunda-feira (30), a atuação de um sistema de baixa pressão no oceano, faz com que a circulação marítima perca força. As temperaturas voltam a se aproximar dos 30°C no estado e há chance para temporais isolados em todas as regiões.

A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo. 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Geral

Maio começa com chuva acima da média em Santa Catarina

De acordo com a Defesa Civil, as chuvas e os temporais têm início neste final de semana
Maio começa com chuva acima da média em Santa Catarina
Geral

Lunelli lança relatório anual de sustentabilidade com avanços no pilar social

Companhia têxtil catarinense reporta em balanço investimentos em capacitação e distribuição de R$ 15,3 milhões em Conquista de Resultados e Prêmio de Produção
Lunelli lança relatório anual de sustentabilidade com avanços no pilar social
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim

Ação vai mobilizar caminhões e ambulâncias da equipe
Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim
Ver mais de Geral