transito
Geral

Finados: Saúde recomenda cuidados para evitar focos do Aedes aegypti

Adotar medidas simples, como o uso de recipientes com furos que permitam a vazão da água, dificulta que o mosquito transmissor de doenças como a dengue se prolifere

25 Out 2023 - 12h30Por Janici Demetrio
  - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do setor de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, orienta os munícipes sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar focos do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikunguya), tendo em vista a proximidade do Dia de Finados, em 2 de novembro. 

O setor pede que a população escolha bem os recipientes com flores deixados nos cemitérios, já que todo material que acumula água se torna um possível criadouro e facilita a proliferação do mosquito. Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Dalton Fisher, é preciso ter responsabilidade para evitar que o Aedes aegypti se dissemine.

Nesta terça-feira (24), o prefeito Jair Franzner, e o secretário de Saúde Alceu Moretti, estiveram no cemitério do Centro, onde gravaram um vídeo chamando a atenção para os cuidados com o material a ser deixado sobre as sepulturas, principalmente, para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

“A nossa preocupação de modo geral é que a gente use vasos que estejam perfurados embaixo, para que a água que você coloca para a plantinha ficar bonita possa sair aqui embaixo e não ficar acumulada”, disse o prefeito. “No verão, o mosquito da dengue se prolifera muito rápido e nós já estamos nos prevenindo. Então peço a contribuição e atenção de todos para que a gente não deixe nenhum criadouro aqui no cemitério, na nossa cidade”, reforçou. 

O secretário Alceu Moretti destacou que os cuidados devem ir além deste período de finados e nos cemitérios.

“Temos que ter cuidado também na nossa casa, nosso jardim, a calha da água, a caixa, o pneu, a garrafa enfim, o porta flor em casa. Este ano foi o maior número de focos que já existiu aqui no município de Jaraguá do Sul e no próximo verão, a tendência em Santa Catarina é ainda aumentar o número de casos. Então todo cuidado é necessário e nós precisamos efetivamente da participação da comunidade. Sem a comunidade não vamos conseguir combater a dengue porque não temos braços para chegar em todas as residências. Hoje, somos um dos municípios com menor índice de dengue e vamos continuar assim”, completou.

Algumas medidas que devem ser tomadas:

- Utilize sempre recipientes/vasos com furos que permitam a vazão da água, mesmo que as flores sejam artificiais;
- É proibido a utilização de vasos com pratinhos ou recipientes de vidro;
- Retire os plásticos de enfeite e que envolvam as flores e vasos, antes de depositá-los nos túmulos;
- Todo e qualquer objeto ou estrutura que possa acumular água deve ser removido ou preenchido com areia.

O secretário de Saúde ressalta que é necessário ter todos os cuidados, principalmente em relação à dengue.

“Precisamos evitar água parada. Não podemos, em hipótese alguma, colocar vasilhas, vidros e vasos que retém água. Esse é o pedido que eu faço para que possamos evitar a proliferação da dengue aqui no município”, afirma.

Com estas medidas simples a proliferação do mosquito poderá ser evitada. Os cemitérios são pontos estratégicos para ações de combate à dengue, por isso, estes locais recebem visitas periódicas dos agentes de endemias.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram!

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

SC tem previsão de temporais com chuva intensa e volumosa entre quinta e sexta

Até o momento, 12 municípios registraram informações de ocorrências
SC tem previsão de temporais com chuva intensa e volumosa entre quinta e sexta
Geral

Barragem 14 de Julho, no Rio Grande do Sul, se rompe parcialmente, diz governador

Barragem fica entre Cotiporã e Bento Gonçalves, na Serra.
Barragem 14 de Julho, no Rio Grande do Sul, se rompe parcialmente, diz governador
Geral

Cerca de 25 mil pessoas prestigiaram o "Encontro no Parque"

Festa do Dia do Trabalhador reuniu centenas de pessoas na Via Verde no dia 1º de maio
Cerca de 25 mil pessoas prestigiaram o "Encontro no Parque"
Ver mais de Geral