GNet
Desenvolvimento

Fazenda Estadual lança Índice de Competitividade Regional

15 Jul 2016 - 11h23
A Secretaria de Estado da Fazenda divulga a primeira edição do Índice de Competitividade Regional (ICR-SC) das 36 unidades administrativas de Santa Catarina. A Grande Florianópolis é a região mais competitiva do Estado (ICR-SC 7,03), seguida por Blumenau (6,59), Jaraguá do Sul (6,32) e Joinville (6,07). O levantamento, elaborado pela Diretoria de Planejamento Orçamentário, leva em conta uma série de 66 indicadores de 10 fatores de competitividade: educação básica, educação superior, saúde, mercado de trabalho, sustentabilidade social, sustentabilidade ambiental, infraestrutura, tamanho da economia, solidez fiscal e segurança pública.

A proposta do estudo, inédito em Santa Catarina, é fornecer subsídios às políticas públicas do Estado. A partir dele será possível identificar com mais facilidade as diferenças entre as regiões, além das características de cada uma delas, auxiliando o Estado a definir ações de desenvolvimento regional e localizar as áreas de oportunidades. “Os índices de competitividade também vão ajudar a mostrar os resultados de esforços realizados pelos governos estadual e municipal para promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar dos cidadãos. Teremos números para apontar se estamos no caminho certo”, afirma o secretário da Fazenda Antonio Gavazzoni.

O ICR-SC replica, na medida do possível, a metodologia utilizada para calcular o Índice de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial, adequando-se às restrições de informações existentes em nível regional. O objetivo da Fazenda é calcular o ICR-SC anualmente.

ENTENDA A PROPOSTA

O que é competitividade – Capacidade de uma região ou de um município para atrair investimentos e reter talentos na própria região. Ou seja: trazer desenvolvimento, crescimento pessoal e oportunidades de emprego. Em essência, a competitividade de uma região estabelece o conjunto de oportunidades que são oferecidas ao desenvolvimento das pessoas.
GNet

Matérias Relacionadas

Educação

Feira do Livro de Jaraguá tem programação intensa no fim de semana

A programação do evento é inteiramente gratuita.
Feira do Livro de Jaraguá tem programação intensa no fim de semana
Geral

Concurso Público do CRAS de Jaraguá é fake news

O comunicado se deve à publicações em redes sociais sobre um suposto concurso aberto para contratação
Concurso Público do CRAS de Jaraguá é fake news
Geral

Rede Feminina de Jaraguá promove Pedágio Solidário neste sábado

A ação, que faz parte da programação do Outubro Rosa, estava programada para ocorrer no dia 9 de outubro, mas precisou ser adiada por conta da chuva
Rede Feminina de Jaraguá promove Pedágio Solidário neste sábado
Geral

WEG fornece Powertrain para ônibus elétrico da Marcopolo

Fabricação do ônibus Attivi reforça a capacidade da indústria nacional em transformar o Brasil em um player global de veículos de transporte urbano elétricos
WEG fornece Powertrain para ônibus elétrico da Marcopolo
Ver mais de Geral