secel
Endividamento

Famílias catarinenses estão mais endividas em outubro

29 Out 2012 - 18h14

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (PEIC) de Santa Catarina, da Fecomércio SC, mostrou que o nível de endividamento das famílias no estado de Santa Catarina passou de 83,1% em setembro deste ano para 87,6% em outubro, um aumento de 4,5 pontos percentuais. Na comparação anual, o movimento foi o inverso, mas em grau quantitativo, muito aproximado. Em outubro do ano passado, o total de famílias endividadas representava 92%, no ano corrente representa 87,6%: queda de 4,4 pontos percentuais.


Segundo o levantamento, das famílias que apresentam conta em atraso, 60,6% terão condições de pagar em parte ou totalmente suas dívidas. O tempo médio de contas em atraso no mês de setembro é de 58 dias.

Segundo análise da Fecomércio SC, a causa desse cenário é o comportamento favorável das variáveis econômicas determinantes para o crescimento econômico: emprego, renda e crédito.


Para diminuir este percentual está em andamento há um mês em Jaraguá do Sul a Campanha de Recuperação do Crédito, promovida pelo SPC em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas. Nesta edição com um diferencial, onde o inadimplente pode pagar as dívidas parceladas. Na campanha promovida no ano passado foram recuperados R$ 21 mil e a expectativa para a edição 2012 é que este valor dobre. Com a reestruturação financeira das famílias, a tendência é de crescimento mais forte das vendas neste segundo semestre. O continuado processo de expansão do emprego e da renda, as atuais menores taxas de juros do crédito ao consumidor e as medidas de redução do IPI que estão baixando os preços de diversos produtos incentivam esse cenário.

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral