Geral

ESTÁGIO: Porta de entrada ao mercado de trabalho

17 Set 2012 - 17h57

O estágio é uma prática que tem facilitado a inserção dos jovens no mercado de trabalho, além de permitir que as empresas encontrem mais facilmente seus novos talentos.A comprovação está na porcentagem de estagiários efetivados nas empresas catarinenses, que variam de 50% a 80%."Com o estágio, a nossa visão de estudante e, futuro profissional, se torna mais ampla. Assim aumentam as chances de entrar no mercado de trabalho e de ocupar um posicionamento hierárquico mais favorável dentro da empresa, devido à experiência adquirida", afirma Thiago Michelin, estudante encaminhado ao estágio pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), entidade do Sistema FIESC.

Para Michelin, que estagiou durante 1 ano e meio na empresa Schulz e atualmente faz estágio na Embraco, ambas de Joinville, a prática completa a formação acadêmica. "Durante o estágio, vivenciamos na prática o aprendizado obtido na universidade. Ganhamos conhecimento técnico e gerencial, o que nos dá experiência profissional", diz o estudante. Segundo ele, a troca de estágio nos últimos meses antes da formatura foi motivada pela vontade de encarar novos desafios, além da possibilidade de conhecer outros princípios, conceitos e conhecimentos.

Hoje, os estudantes catarinenses que desejam ingressar no mercado de trabalho por meio do estágio podem aproveitar as 230 oportunidades oferecidas no Estado pelo IEL/SC. As ofertas são para estudantes de cursos de graduação, técnicos e superiores de tecnologia em mais de 30 áreas. Para se candidatar a uma vaga é necessário que os estudantes tenham no mínimo 16 anos de idade e estejam regularmente matriculados em uma instituição de ensino. Os interessados devem fazer o cadastro no site www.ielsc.org.br/estagioresponsavel. Mais informações pelo telefone (48) 3231-4600 ou no IEL mais próximo.

Veja abaixo alguns cursos que oferecem vagas nas regiões:

Blumenau e região: administração, engenharia de produção, pedagogia, educação física, informática, técnico em mecânica, técnico em segurança do trabalho e ensino médio.

Caçador e região: administração e sistemas de informação.

Chapecó e região: administração, recursos humanos e ciências contábeis.

Criciúma e região: design gráfico, educação física (bacharel), técnico em farmácia, técnico em administração e técnico em alimentos.

Concórdia e região: administração, ciências contábeis, eletrotécnica, manutenção e suporte em informática, recursos humanos e ensino médio.

Florianópolis e região: educação física, biblioteconomia, engenharia civil, publicidade e propaganda, fisioterapia, web design, engenharia de telecomunicações, pedagogia e engenharia de produção.

Itajaí e região: informática, pedagogia, administração, ciências contábeis, comércio exterior e ciências econômicas.

Jaraguá do Sul e região: administração, artes, direito, enfermagem, técnico têxtil, técnico em mecânica e ensino médio.

Joaçaba e região: educação física e técnico em eletrotécnica.

Joinville e região: engenharia de produção, direito, técnico e superior em administração, técnico em mecânica e cursos de tecnologia da informação.

Lages e região: administração, farmácia, educação física, magistério e técnico em informática.

Tubarão e região: ciências da computação, sistemas de informação, informática, sistemas para internet e redes de computadores.

Videira e região: educação física e design.

São Miguel do Oeste e região: informática, ciências contábeis, enfermagem e técnico em alimentos.


Maiara Raupp da Silva
Assessoria de Imprensa do Sistema FIESC

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Política

Projeto pretende criar Regime Especial de Contratação de Mulheres Vítimas de Violência Domésticas

A redação do PL determina que o SINE de Jaraguá do Sul destine 10% das vagas mensais do mercado de trabalho para encaminhar mulheres do Regime Especial às entrevistas de emprego em Jaraguá
Economia

Seifert Óptica e Joalheria completa 35 anos em Jaraguá do Sul

Para falar um pouco sobre a trajetória da empresa, Guido e Gabriel Seifert participaram ao vivo do Diário da Jaraguá desta sexta-feira (16)

Seifert Óptica e Joalheria completa 35 anos em Jaraguá do Sul
Geral

Furão é resgatado em jardim de residência em Schroeder

Fato ocorreu na rua 3 de Outubro, no bairro Centro-Norte
Furão é resgatado em jardim de residência em Schroeder
Geral

Celebrações marcam os 15 anos da morte de Padre Aloísio Boeing

Padre Aloísio morreu no dia 17 de abril de 2006 e foi sepultado no jardim, ao lado da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Bairro Nereu Ramos
Celebrações marcam os 15 anos da morte de Padre Aloísio Boeing
Ver mais de Geral