Caraguá
Geral

Samae construirá nova estação de tratamento de esgoto

O custo da nova estrutura está estimado em cerca de R$ 35 milhões

10 Ago 2021 - 09h58Por Janici Demetrio
Samae construirá nova estação de tratamento de esgoto  - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Inaugurada no ano de 2002, a Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Ilha da Figueira (ETE Figueira), é uma das mais antigas do município.  E apesar de operar com a tecnologia implantada à época e acima da sua capacidade, atende as exigências legais para o tratamento de esgoto e está com a licença ambiental em dia, junto ao Instituto do Meio ambiente de Santa Catarina (IMA).

Está no planejamento do Samae, ampliar e modernizar essa ETE. De acordo com o diretor presidente do Samae, Ademir Izidoro, estudos da equipe técnica da autarquia, já apontavam que para continuar atendendo a demanda, seria necessário ampliar a estrutura.

“E adquirir um novo terreno para a construção de uma nova ETE, pois o terreno atual não comporta uma estação com maior capacidade. Portanto, uma vez construída a nova estrutura, a atual será desativada”, afirma. 

Izidoro detalhou os projetos para o esgotamento sanitário da cidade, ao presidente da Câmara, Onésimo Sell, em recente visita que fizeram à ETE Figueira.

“Portanto, o Samae está concluindo a compra do novo terreno (após a ponte do Centenário), onde a nova ETE atenderá, além dos bairros atuais, os bairros João Pessoa, Vieira, Centenário e Santa Luzia.  Com isso, será possível fazer o projeto executivo e encaminhar a captação de recursos para construção da nova ETE. O custo da nova estrutura está estimado em cerca de R$ 35 milhões”, informou.

Matérias Relacionadas

Geral

Gestão de pessoas do Grupo Malwee é um dos cases do Peopletech Summit

Evento tem como objetivo debater o futuro da gestão de pessoas, as novidades e os desafios para os profissionais e cases de sucesso da área.
Gestão de pessoas do Grupo Malwee é um dos cases do Peopletech Summit
Geral

Morre no Rio a atriz Marina Miranda

A atriz de 90 anos sofria de Alzheimer
Morre no Rio a atriz Marina Miranda
Geral

Terminal rodoviário da Vila Baependi terá área de lazer

O projeto urbanístico da nova área prevê quadra de basquetebol, quadra de areia, mobiliário urbano com bicicletário, lixeiras, bancos, academia ao ar livre e parque infantil
Terminal rodoviário da Vila Baependi terá área de lazer
Geral

(Vídeo) lagarto é resgatado de motor de carro da prefeitura em Jaraguá do Sul

O lagarto correu atrás do biólogo no momento da soltura.
(Vídeo) lagarto é resgatado de motor de carro da prefeitura em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral