transito
GERAL

Estação de metrô Campo Belo será aberta no dia 10

27 Mar 2019 - 08h31Por Paula Felix

Após uma série de atrasos, a Linha 5-Lilás da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) vai ter todas as suas estações em funcionamento a partir de 10 de abril, quando a Estação Campo Belo, na zona sul da capital paulista, deve iniciar as operações. Segundo o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, a estimativa é de que mais de 22 mil pessoas devam circular pela linha por dia.

A previsão inicial era de que o ramal seria entregue em 2016. Em julho do ano passado, a companhia informou que haveria novos atrasos no cronograma das estações que seriam inauguradas no primeiro semestre de 2018. Na época, informou que a Estação Campo Belo seria entregue em dezembro.

Localizada entre as Estações Brooklin (inaugurada em setembro de 2017) e Eucaliptos (aberta em março de 2018), a Campo Belo acabou sendo a última a ser concluída por impasses no processo de desapropriação. "As obras, no Brasil, enfrentam diversos problemas e, aqui, não é diferente. Temos processos licitatórios, de desapropriações, de licenciamentos. Temos de enfrentar todas as dificuldades brasileiras para que a gente possa reduzir e acabar com os atrasos e entregar as obras dentro de um cronograma", afirmou Baldy, durante vistoria realizada nesta terça-feira, 26, no trecho em obras.

Por causa de problemas com a empresa fornecedora, as paradas da Linha 5 estão sendo entregues sem as portas automáticas nas plataformas. Segundo a companhia, a instalação será feita até o fim do próximo ano, mas as Estações Brooklin e Santa Cruz devem receber o dispositivo já neste mês.

O zelador Lourisvaldo Sousa Meira, de 51 anos, mora na região da nova parada há 30 anos e diz que a chegada do metrô vai fazer com que ele passe a deixar o carro em casa. "Vai ajudar para ir para o centro, para a Rodoviária do Tietê, para a Vila Mariana. Vai ser uma mão na roda. O carro vai ficar na garagem."

A estação terá interligação com a Linha-17 Ouro (monotrilho), que teve contrato rescindido pelo governo do Estado na semana passada - por lentidão no andamento da obra. A linha deveria ter sido entregue na Copa de 2014. Também não há prazo para a retomada das obras da Linha 6-Laranja do Metrô, que deve ligar a região central à Brasilândia, na zona norte, e teve os contratos rescindidos em dezembro do ano passado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Geral

Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim

Ação vai mobilizar caminhões e ambulâncias da equipe
Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral