GERAL

Estação de metrô Campo Belo será aberta no dia 10

27 Mar 2019 - 08h31Por Paula Felix

Após uma série de atrasos, a Linha 5-Lilás da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) vai ter todas as suas estações em funcionamento a partir de 10 de abril, quando a Estação Campo Belo, na zona sul da capital paulista, deve iniciar as operações. Segundo o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, a estimativa é de que mais de 22 mil pessoas devam circular pela linha por dia.

A previsão inicial era de que o ramal seria entregue em 2016. Em julho do ano passado, a companhia informou que haveria novos atrasos no cronograma das estações que seriam inauguradas no primeiro semestre de 2018. Na época, informou que a Estação Campo Belo seria entregue em dezembro.

Localizada entre as Estações Brooklin (inaugurada em setembro de 2017) e Eucaliptos (aberta em março de 2018), a Campo Belo acabou sendo a última a ser concluída por impasses no processo de desapropriação. "As obras, no Brasil, enfrentam diversos problemas e, aqui, não é diferente. Temos processos licitatórios, de desapropriações, de licenciamentos. Temos de enfrentar todas as dificuldades brasileiras para que a gente possa reduzir e acabar com os atrasos e entregar as obras dentro de um cronograma", afirmou Baldy, durante vistoria realizada nesta terça-feira, 26, no trecho em obras.

Por causa de problemas com a empresa fornecedora, as paradas da Linha 5 estão sendo entregues sem as portas automáticas nas plataformas. Segundo a companhia, a instalação será feita até o fim do próximo ano, mas as Estações Brooklin e Santa Cruz devem receber o dispositivo já neste mês.

O zelador Lourisvaldo Sousa Meira, de 51 anos, mora na região da nova parada há 30 anos e diz que a chegada do metrô vai fazer com que ele passe a deixar o carro em casa. "Vai ajudar para ir para o centro, para a Rodoviária do Tietê, para a Vila Mariana. Vai ser uma mão na roda. O carro vai ficar na garagem."

A estação terá interligação com a Linha-17 Ouro (monotrilho), que teve contrato rescindido pelo governo do Estado na semana passada - por lentidão no andamento da obra. A linha deveria ter sido entregue na Copa de 2014. Também não há prazo para a retomada das obras da Linha 6-Laranja do Metrô, que deve ligar a região central à Brasilândia, na zona norte, e teve os contratos rescindidos em dezembro do ano passado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Lunelli faz doação para ajudar unidades hospitalares de Guaramirim e Corupá

O repasse foi realizado através do Fundo Solidário e financiou a compra de ultrassom e dez camas hospitalares
Lunelli faz doação para ajudar unidades hospitalares de Guaramirim e Corupá
Geral

Jaraguá do Sul recebeu seis toneladas de alimentos do Condor

A ação, que é viabilizada em parceira com os fornecedores da rede, doa parte da venda dos produtos anunciados no tabloide específico da ação
Jaraguá do Sul recebeu seis toneladas de alimentos do Condor
Geral

Fiscalização quer coibir descarte de materiais na rede de água da chuva em Jaraguá

Com certa frequência a tubulação é obstruída devido ao acúmulo de cimento, areia e diversos materiais utilizados na construção civil, além de gordura vegetal entre outros
Fiscalização quer coibir descarte de materiais na rede de água da chuva em Jaraguá
Segurança

Bombeiros resgatam galinha com filhotes nos escombros de incêndio em Jaraguá

Dez bombeiros trabalharam por mais de duas horas para apagar as chamas e fazer o rescaldo
Bombeiros resgatam galinha com filhotes nos escombros de incêndio em Jaraguá
Ver mais de Geral