Séculus
Grupo Malwee

Escritório do Grupo Malwee conquista certificação internacional de sustentabilidade

04 Mar 2016 - 17h03
Desde 1968, o Grupo Malwee acredita em iniciativas e práticas sustentáveis eficazes para contribuir com o meio ambiente e a sociedade. Essa forma de atuar faz parte do DNA da empresa, que acaba de desenvolver o seu primeiro escritório sustentável, em São Paulo/SP. Referência em responsabilidade socioambiental e inovação, o escritório comercial recebeu a Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), na categoria Commercial Interior, cedida pelo U.S. Green Council Brasil, que tem reconhecimento internacional.

Planejado especialmente para utilizar e reaproveitar os recursos naturais, o escritório sustentável do Grupo Malwee também foi criado para crescer economicamente e socialmente saudável. Além do cuidado com o meio ambiente, o conforto e a qualidade de vida dos 50 funcionários que ocupam o espaço é prioridade da empresa, localizada estrategicamente em um raio de 800 metros com mais de 10 serviços básicos e a menos de 400 metros de três paradas de ônibus, por onde passam 26 linhas, totalizando 2.500 viagens por dia.

O Grupo Malwee é reconhecido no Brasil por disseminar princípios que agreguem impactos positivos na sociedade por meio de suas ações de inovação e sustentabilidade. Priorizar construções sustentáveis e projetos semelhantes ao do escritório em São Paulo faz parte do plano da empresa para melhorar continuamente seu desempenho socioambiental em toda a sua cadeia de valor”, destaca a gestora de Sustentabilidade, Taise Beduschi.

Reaproveitamento de 100% dos resíduos durante a obra

O novo escritório seguiu os mais modernos padrões para construções sustentáveis, conforme orientações da Certificação LEED, aplicada em 143 países. Durante esse processo, o Grupo Malwee adotou o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, que garantiu o reaproveitamento de 100% dos resíduos gerados na obra, evitando o despejo em aterros sanitários, além da adequação na gestão dos resíduos sólidos gerados diariamente. E mais: 49% dos materiais da obra foram extraídos, processados e fabricados localmente, com intuito de reduzir as emissões atmosféricas.

Durante a construção, também foram tomadas medidas em prol da saúde e segurança de todos os profissionais envolvidos. Para garantir a qualidade do ar, por exemplo, utilizaram-se materiais absorventes, lixamento com aspiradores, limpeza e sinalização do espaço e proteção de dutos de refrigeração. Em todos os procedimentos realizados, sempre prevaleceu o uso racional dos recursos naturais e materiais de baixo impacto ambiental.

Como consequência deste conceito de projeto, a Certificação LEED também impacta no resultado econômico, ambiental e social da operação. No escritório do Grupo Malwee em São Paulo, essa cultura voltada para a sustentabilidade está ainda mais fortalecida com o edifício em funcionamento, onde a redução do consumo de água chega a 38% por meio do uso de dispositivos economizadores de água potável. O ambiente também conta com lâmpadas de Led, que chegam a ser 85% mais econômicas que as convencionais, e possui 85% dos equipamentos com o selo Energy Star, padrão internacional para o consumo eficiente de energia. 

O que é o sistema LEED?

 O sistema LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é uma ferramenta de construção verde que aborda o ciclo de vida completo de construções e, através de normas sustentáveis, está transformando o modo de pensar sobre a concepção, construção e operação de obras no mundo inteiro. 

Plano 2020

O escritório sustentável faz parte do Plano 2020 do Grupo Malwee e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento consciente dos negócios visando o cuidado com o planeta. O Plano 2020 formaliza a gestão da empresa para a sustentabilidade em toda a cadeia de valor, desde as bases do fornecimento até o uso e pós-uso dos produtos. Há quase cinco décadas produzindo moda com sustentabilidade, a marca realiza diversas ações de demonstração de respeito às pessoas e ao planeta.

Em 2015, as primeiras ações do Plano 2020, lançado durante o evento A Hora do Planeta, começaram a ser colocadas em prática e grandes resultados já foram conquistados:

 

Premiações em sustentabilidade 

Na área de Sustentabilidade, o Grupo acumula prêmios e indicações em reconhecimento ao esforço que é feito nessa área.

Prêmios de 2015:

Sobre a Malwee

Com mais de 47 anos de existência e 10 mil funcionários, o Grupo Malwee é uma das principais empresas de moda do Brasil e realiza a gestão das marcas: Malwee, Malwee Brasileirinhos, Carinhoso, Puket, Scene, Enfim, Wee!, Malwee Liberta, Zig Zig Zaa e Mercatto. Destaca-se pelo pioneirismo e notória atuação no campo da sustentabilidade, incorporando tecnologias e processos inovadores que vão do reaproveitamento de garrafas PET como matéria-prima, ao reuso de até 200 milhões de litros de água por ano no processo produtivo. A empresa conta com 40 mil pontos de vendas multimarca e mais de 350 lojas monomarca.

 
GNet

Matérias Relacionadas

Geral

Cartórios passam a receber denúncias de violência doméstica

Campanha Sinal Vermelho auxiliará mulheres de modo discreto e sigiloso
Cartórios passam a receber denúncias de violência doméstica
Saúde

Covid-19: Jaraguá antecipa vacina Pfizer para quem tomou a D1 até 31/8

Lembrando que a Central de Vacinas Covid-19 não atenderá mais aos domingos
Covid-19: Jaraguá antecipa vacina Pfizer para quem tomou a D1 até 31/8
Geral

Cães são encontrados mortos em sacos de lixo em Jaraguá

Animais estavam dentro de um 'Saco Verde', junto com material reciclável
Cães são encontrados mortos em sacos de lixo em Jaraguá
Educação

Jaraguá define calendário de matrículas e rematrículas na rede municipal de ensino

As escolas seguirão todos os protocolos se segurança contra a covid-19, nos casos em que seja necessário a presença das famílias para as matrículas e rematrículas.
Jaraguá define calendário de matrículas e rematrículas na rede municipal de ensino
Ver mais de Geral