vacina
Grupo Malwee

Escritório do Grupo Malwee conquista certificação internacional de sustentabilidade

04 Mar 2016 - 17h03
Desde 1968, o Grupo Malwee acredita em iniciativas e práticas sustentáveis eficazes para contribuir com o meio ambiente e a sociedade. Essa forma de atuar faz parte do DNA da empresa, que acaba de desenvolver o seu primeiro escritório sustentável, em São Paulo/SP. Referência em responsabilidade socioambiental e inovação, o escritório comercial recebeu a Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), na categoria Commercial Interior, cedida pelo U.S. Green Council Brasil, que tem reconhecimento internacional.

Planejado especialmente para utilizar e reaproveitar os recursos naturais, o escritório sustentável do Grupo Malwee também foi criado para crescer economicamente e socialmente saudável. Além do cuidado com o meio ambiente, o conforto e a qualidade de vida dos 50 funcionários que ocupam o espaço é prioridade da empresa, localizada estrategicamente em um raio de 800 metros com mais de 10 serviços básicos e a menos de 400 metros de três paradas de ônibus, por onde passam 26 linhas, totalizando 2.500 viagens por dia.

O Grupo Malwee é reconhecido no Brasil por disseminar princípios que agreguem impactos positivos na sociedade por meio de suas ações de inovação e sustentabilidade. Priorizar construções sustentáveis e projetos semelhantes ao do escritório em São Paulo faz parte do plano da empresa para melhorar continuamente seu desempenho socioambiental em toda a sua cadeia de valor”, destaca a gestora de Sustentabilidade, Taise Beduschi.

Reaproveitamento de 100% dos resíduos durante a obra

O novo escritório seguiu os mais modernos padrões para construções sustentáveis, conforme orientações da Certificação LEED, aplicada em 143 países. Durante esse processo, o Grupo Malwee adotou o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, que garantiu o reaproveitamento de 100% dos resíduos gerados na obra, evitando o despejo em aterros sanitários, além da adequação na gestão dos resíduos sólidos gerados diariamente. E mais: 49% dos materiais da obra foram extraídos, processados e fabricados localmente, com intuito de reduzir as emissões atmosféricas.

Durante a construção, também foram tomadas medidas em prol da saúde e segurança de todos os profissionais envolvidos. Para garantir a qualidade do ar, por exemplo, utilizaram-se materiais absorventes, lixamento com aspiradores, limpeza e sinalização do espaço e proteção de dutos de refrigeração. Em todos os procedimentos realizados, sempre prevaleceu o uso racional dos recursos naturais e materiais de baixo impacto ambiental.

Como consequência deste conceito de projeto, a Certificação LEED também impacta no resultado econômico, ambiental e social da operação. No escritório do Grupo Malwee em São Paulo, essa cultura voltada para a sustentabilidade está ainda mais fortalecida com o edifício em funcionamento, onde a redução do consumo de água chega a 38% por meio do uso de dispositivos economizadores de água potável. O ambiente também conta com lâmpadas de Led, que chegam a ser 85% mais econômicas que as convencionais, e possui 85% dos equipamentos com o selo Energy Star, padrão internacional para o consumo eficiente de energia. 

O que é o sistema LEED?

 O sistema LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é uma ferramenta de construção verde que aborda o ciclo de vida completo de construções e, através de normas sustentáveis, está transformando o modo de pensar sobre a concepção, construção e operação de obras no mundo inteiro. 

Plano 2020

O escritório sustentável faz parte do Plano 2020 do Grupo Malwee e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento consciente dos negócios visando o cuidado com o planeta. O Plano 2020 formaliza a gestão da empresa para a sustentabilidade em toda a cadeia de valor, desde as bases do fornecimento até o uso e pós-uso dos produtos. Há quase cinco décadas produzindo moda com sustentabilidade, a marca realiza diversas ações de demonstração de respeito às pessoas e ao planeta.

Em 2015, as primeiras ações do Plano 2020, lançado durante o evento A Hora do Planeta, começaram a ser colocadas em prática e grandes resultados já foram conquistados:

 

Premiações em sustentabilidade 

Na área de Sustentabilidade, o Grupo acumula prêmios e indicações em reconhecimento ao esforço que é feito nessa área.

Prêmios de 2015:

Sobre a Malwee

Com mais de 47 anos de existência e 10 mil funcionários, o Grupo Malwee é uma das principais empresas de moda do Brasil e realiza a gestão das marcas: Malwee, Malwee Brasileirinhos, Carinhoso, Puket, Scene, Enfim, Wee!, Malwee Liberta, Zig Zig Zaa e Mercatto. Destaca-se pelo pioneirismo e notória atuação no campo da sustentabilidade, incorporando tecnologias e processos inovadores que vão do reaproveitamento de garrafas PET como matéria-prima, ao reuso de até 200 milhões de litros de água por ano no processo produtivo. A empresa conta com 40 mil pontos de vendas multimarca e mais de 350 lojas monomarca.

 

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral