Joaçaba Pneus
Geral

Entidades querem legislação sobre maus-tratos aos animais em Jaraguá do Sul

A reunião ocorreu na quarta-feira (20) para discutir sobre o projeto de Lei 19/2019

21 Fev 2019 - 11h35Por Sérgio Luiz
Entidades querem legislação sobre maus-tratos aos animais em Jaraguá do Sul - Crédito: Sérgio Luiz Crédito: Sérgio Luiz

Representantes de ONG’s (Organizações não Governamentais) ligadas à proteção de animais, cuidadores particulares, polícia militar, defensoria pública, Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente) e Câmara de Vereadores, se reuniram na quarta-feira (20), para discutir sobre o projeto de Lei 19/2019.

A matéria trata de estabelecer no município de Jaraguá, multas e penalidades administrativa para aqueles que praticarem atos que importem em abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação aos animais, entre outras providências.

O autor do projeto, o vereador Marcelindo Gruner, justifica que o abandono de animais, no Brasil, ocorre de maneira indiscriminada e milhares de cães e gatos são abandonados nas ruas por diversos motivos. E que antes de abandoná-los, o homem deveria ter a consciência de que está cometendo um crime (estima-se que só em Jaraguá existam 4,8 mil cães errantes – aqueles que perambulam pelas ruas). Ressaltando que uma solução para diminuir o grande número de abandonos de animais domésticos é a posse responsável. E que com penas mais graves cominadas, tais delitos iriam diminuir. 

O defensor público, Sidney Hideo Gomes, alerta para o fato de que já existem leis que tratam desse assunto. Segundo ele, o que falta é mais fiscalização e punição. 

A Kelly Puccini representa a entidade Gang dos Patinhas, entende que a legislação existente não é clara o suficiente para estabelecer as responsabilidades de quem atende casos de maus-tratos de animais. A falta de recursos para o sistema funcionar é outro problema, somado a mudança de rumo de acordo com as sucessivas trocas de governos.  

O major da polícia militar, Aires Volnei Pilonetto, explicou qual será o papel da Polícia Militar em todo esse contexto de violência com os animais. 

Cadastramento de clínicas veterinárias

O presidente da Fujama, Normando Zitta, chamou a atenção para o chamamento público anunciado nesta semana, visando cadastrar as clínicas veterinárias que ficarão responsável pelo atendimento de animais.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Schroeder ganha placas que inspiram pessoas a preservar a natureza

As placas colocadas fazem parte de um teste e, conforme for possível, outras serão distribuídas em vários pontos de acesso
Schroeder ganha placas que inspiram pessoas a preservar a natureza
Geral

Inverno começa nesta segunda-feira no Hemisfério Sul

Estação se estenderá até 22 de setembro
Inverno começa nesta segunda-feira no Hemisfério Sul
Geral

Conselho Tutelar de Jaraguá dispõe de contato via WhatsApp

O novo contato poderá ser utilizado tanto para denúncias como para consultas de assuntos relacionados aos direitos de crianças e adolescentes
Conselho Tutelar de Jaraguá dispõe de contato via WhatsApp
Geral

Mais 300 ruas terão iluminação de LED em Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul possui em torno de 25 mil pontos de iluminação pública, atualmente são mais de 5.500 luminárias de LED instaladas em 250 ruas, 16 praças e outros ambientes públicos
Mais 300 ruas terão iluminação de LED em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral