dengue
Geral

Empresários chineses se encantam com Jaraguá

Delegação asiática veio à cidade e foi recebida no Centro Empresarial pelo prefeito Jair Franzner, sua equipe de secretários além de empreendedores locais

25 Set 2023 - 15h30Por Janici Demetrio
Empresários chineses se encantam com Jaraguá  - Crédito: Caroline Stinghen/ ACIJS Crédito: Caroline Stinghen/ ACIJS

Atração de novos investimentos para Jaraguá do Sul. Com este objetivo a atual gestão municipal criou em maio, por meio de lei, os Setores Especiais de Industrialização Sustentável (Seis) destinados numa área total de 13 km², próxima aos bairros Santa Luzia, Nereu Ramos e Rio Cerro II com espaço suficiente para a instalação de aproximadamente novas 600 indústrias. No entanto, a sustentabilidade jaraguaense parece ter chamado a atenção de uma gigante asiática de tecnologia que analisa a possibilidade de instalar um parque fabril na maior cidade da Região da Amvali.

Pelo menos foi a impressão deixada por uma comitiva de empresários da China, na última semana a Jaraguá do Sul. Por intermédio do Governo do Estado, a delegação asiática veio à cidade e foi recebida no Centro Empresarial (Cejas) pelo prefeito Jair Franzner, sua equipe de secretários além de empreendedores locais.

Coube ao secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Thiago Sarmanho, fazer a apresentação da cidade aos visitantes. Na palestra foi feita uma radiografia da nossa cidade em todos os aspectos, como potencial econômico, social e turístico do Município.

“A partir da pandemia de 2020, houve uma quebra na cadeia global dos suprimentos. Indústrias estão procurando trazer para perto de si seus fornecedores. Ao mesmo tempo que grandes empresas buscam estar mais próximas de seu mercado-alvo", observou Sarmanho.

Além da questão da qualidade de vida, continua o secretário, algo que chamou a atenção chinesa foi a diversidade da matriz econômica do município.

“Jaraguá do Sul é conhecida mundialmente pela força de nossas indústrias. Aqui temos indústrias de alta performance nos mais variados segmentos, como equipamentos elétricos, metal mecânico, têxtil, alimentício, tecnológico até materiais especiais. Nossa base, são indústrias de alto valor agregado”, destacou Sarmanho.

O prefeito Jair Franzner também fez uma avaliação positiva do encontro com os chineses.

“Tenho impressão que das cidades que eles visitaram aqui em Santa Catarina, a nossa foi a que mais gostaram. Acredito que temos a chance muito grande de virem se instalar em Jaraguá do Sul”, projetou, otimista.

Segundo Franzner, os empresários asiáticos pretendem começar sua produção em solo brasileiro com a montagem de uma unidade com o tamanho entre 10 a 13 mil metros quadrados de área construída.

“Pelo que conversamos, os chineses começariam alugando um espaço para depois comprar um imóvel e construírem. Em sua proposta, trarão entre 500 a 1000 novos postos de trabalho para Jaraguá do Sul e região.”

Qualidade de vida - Para Sarmanho o modelo de áreas para produção industrial sustentável dá a Jaraguá do Sul um diferencial no que se refere a atração de grandes investimentos para cá.

“Os próprios chineses observaram que a qualidade de vida é muito alta aqui e por consequência permite que bons profissionais fiquem aqui. Sem falar que há um esforço muito grande das empresas aqui e do próprio Poder Público na qualificação dos profissionais que aqui estão. Com isso estamos mostrando que a cidade está preparada e tem muito interesse na atração de grandes empresas para cá”, argumentou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram!

Matérias Relacionadas

Geral

Defesa Civil contabiliza 13 ocorrências por conta da chuva em Jaraguá do Sul

De acordo com o órgão municipal, até às 16h choveu 93,6 milímetros na cidade.
Defesa Civil contabiliza 13 ocorrências por conta da chuva em Jaraguá do Sul
Geral

Chuva provoca alagamentos em Jaraguá do Sul e Guaramirim

Várias ruas ficaram alagadas nas duas cidades
Chuva provoca alagamentos em Jaraguá do Sul e Guaramirim
Geral

(VÍDEO) Chuva provoca alagamento em ruas de Guaramirim

De acordo com a previsão da Defesa Civil, o domingo terá condições de chuva em todas as regiões de Santa Catarina. 
(VÍDEO) Chuva provoca alagamento em ruas de Guaramirim
Geral

Jaraguá do Sul registra 69 milímetros de chuva em seis horas

O temporal provocou alagamentos em diversas ruas da cidade.
Jaraguá do Sul registra 69 milímetros de chuva em seis horas
Ver mais de Geral