secel
Procissão de Fé

Emoção marca procissão da Via-Sacra no Molha

Durante duas horas, cerca de quatro mil devotos caminharam e refletiram sobre a Paixão de Cristo em Jaraguá do Sul

19 Abr 2019 - 13h20Por Jordana Medeiros / Camila Silveira Rosa

O relógio já marcava 7h40 no dia de hoje quando o sol resolveu aparecer deixando a tradicional procissão de Via-Sacra do Molha, em Jaraguá do Sul, ainda mais emocionante e especial. Cerca de quatro mil pessoas acordaram cedo para percorrer as 15 estações que contam a vida de Jesus. A rua ficou tomada de iluminação e energia positiva.

O trajeto de 3,5 km, aproximadamente, até a Igreja Nossa Senhora do Rosário, popularmente chamada de Igreja do Molha, foi regado de muita oração e introspecção entre os fiéis que a cada parada ouviam com atenção a liturgia, cantavam e acendiam suas velas, que eram carregadas em sacolas e até mesmo na mão.

A pequena Emíli Milena Amaral, de 9 anos, faz a procissão desde os seis anos. A cada parada, a mãe entrega uma vela para a jovem que corre com entusiasmo até a capela para acender a chama e agradecer.

Emíli Milena Amaral diz que pretente voltar ano que vem

Já o casal José dos Santos, 79 anos, e Cecília dos Santos, de 80 anos, vem sempre ao Molha participar desse momento. José tem o mesmo nome do pai de Jesus, São José, e seguiu uma profissão muito próxima também. São José era carpinteiro e o José é marceneiro.

Em meio a sorriso e satisfação, José conta que fez um suporte de madeira para que ele e a mulher pudessem carregar as velas sem correr o risco de queimar as mãos. Em volta do suporte, o casal coloca um papel celofane que dá um charme a mais. “A gente troca só o papel quando precisa”, comenta Cecília.

José dos Santos e Cecília dos Santos vem todos os anos para agradecer. José que é marceneiro fez o suporte para as velas 

Os dois percorrem o caminho há anos e Cecília conta que é o “milagre da fé”.

Quem vem pela primeira vez ou pela milésima vez, a emoção é a mesma. Gustavo Titzkuehne, de 11 anos, veio com a mãe pela segunda vez. Para ele, é um momento muito importante. “É sempre bom relembrar os passos de Jesus. É um momento de reflexão, amor à Deus. Vim agradecer pela saúde, pela vida e pedir paz ao mundo”.

Após quase uma hora de caminhada, às 5h50, o dia começava a clarear e os cachorros da rua latiam conforme as pessoas iam passando. Na frente e atrás da multidão carros da Polícia Militar, que faziam a segurança dos fiéis, e no meio uma kombi que puxava as orações que eram seguidas pelo povo que não perdia o compasso nem mesmo com o cheiro de diesel e pneu queimado.

Manuel Rosa faz parte da equipe de liturrgia e canto há 25 anos e diz que as músicas para esse momento são escolhidas de acordo com as leituras

Quando se chegava a outra estação, uma pessoa puxava a mensagem e Manuel Rosa, de 45 anos, junto com mais duas pessoas, entravam com o canto em dó maior. Segundo o músico que participa da liturgia e dos cantos da igreja há 25 anos, esse é um momento muito especial, pois ele renova o ser humano.

Já eram 6h10 quando as velas começaram a derreter, mas isso não atrapalhou quem estava carregando a mesma. Pelo contrário, reforçou a fé de cada um, pois acredita-se que quando uma vela queima até o fim, é porque o pedido ou agradecimento foi aceito. E Roberto B. da Silveira, de 30 anos, que veio de Brusque para o ato, tem um motivo a mais para agradecer além do terço que carregava entre as mãos e dos joelhos que se dobravam em cada estação para rezar. O jovem está estudando para ser padre.

Às 6h40, os fiéis chegaram a última capela e ouviram o padre Hélio Feuser falando sobre esse momento de jejum e reflexão.

Um dos momentos mais marcantes da Via-Sacra, foi a benção final do padre Hélio Feuser

Depois da procissão, algumas pessoas subiram até a Igreja do Molha para se confessarem com os três padres que estavam disponíveis e tomar o café preparado pela comunidade. Segundo Sandréia Raquel Meyer, 39 anos, que ajuda a preparar esse momento desde pequena, para essa edição foi feito cerca de 2.200 pasteis, 35 formas grandes de cuca (cerca de nove pedaços) e comprados cerca de 280 pacotes de bolacha, 1.080 garrafinhas de refrigerante e 180 de água.

Os fiéis começaram a descer por volta das 8h10 e mesmo com o sol, era possível ver muita neblina.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim

Ação vai mobilizar caminhões e ambulâncias da equipe
Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral