dengue 2
Geral

Diocese de Joinville suspende realização de Missas e Sacramentos

Determinação é válida para os 18 municípios que pertencem à Diocese

19 Mar 2020 - 11h40Por Da Redação

Diante das determinações do Governo do Estado de Santa Catarina, o bispo Dom Francisco Carlos Bach publicou um decreto sobre a realização de Missas e Sacramentos nos 18 municípios que pertencem à Diocese de Joinville.  

 

As santas Missas, Celebrações da Palavra, Procissões, Vias-sacras, Encenações da Paixão de Cristo, Novenas e Tríduos, Catequese com crianças, jovens e adultos, Grupos Bíblicos de Reflexão, Visitas aos doentes e idosos, Mutirão de confissões, qualquer tipo de reunião, formação, encontro de grupos de oração, encontro dos grupos de movimentos em qualquer espaço e as visitas pastorais estão suspensas até que novas medidas sejam adotadas pelas autoridades públicas. Solicita aos cristãos católicos que acompanhem as Missas e cerimônias pelos meios de comunicação.  

  

Mantenham-se, após refletir sobre a conveniência ou não com os noivos, os casamentos já agendados. Respeitem-se as regras estabelecidas pelo Governo Estadual e determinações sanitárias (normas de higiene e distância). Recordamos que, para validade matrimonial, basta o assistente qualificado, noivo e noiva e duas testemunhas.  

  

Sejam realizados os Batizados em casos de emergência e aqueles já agendados, após refletir sobre a conveniência. 

  

As celebrações de Crisma estão suspensas. No devido tempo serão remarcadas. 

  

As celebrações de primeira Eucaristia estão suspensas. Novas datas serão marcadas pelos párocos após o retorno da normalidade de todas as atividades paroquiais. 

  

Os funerais e exéquias sejam realizados com um número reduzido de pessoas, observando as normas sanitárias e orientações dos serviços funerários, sem cumprir todo o rito das exéquias (de modo breve). Não devem ser presididos por ministros que se encontram no grupo de risco. No caso de falecimento em decorrência do coronavírus, observe-se as orientações da Vigilância Sanitária. 

 

Todas as cerimônias e celebrações da Semana Santa estão suspensas. A Missa Crismal, com a bênção dos Óleos do Batismo e dos enfermos e a consagração do Óleo do Crisma será realizada de modo privado e transmitida pela mídia diocesana.  

 

As igrejas, assim que possível, permaneçam abertas para oração particular dos fiéis, higienizadas e bem arejadas. 

  

Aos padres e diáconos é solicitado que sejam cautelosos no atendimento dos fiéis, e não descartem as medidas preventivas determinadas pelo Ministério da Saúde e autoridades sanitárias. Os presbíteros celebrem a Santa Missa diariamente, de forma privada. Se estas forem transmitidas pelas mídias sociais ou meios de comunicação, estejam presentes apenas as pessoas estritamente necessárias para sua realização. Os padres devem permanecer nas suas respectivas paróquias para possíveis necessidades dos fiéis. Não sejam realizadas celebrações penitenciais comunitárias e mantenham-se as confissões individuais. 

  

É recomentado aos fiéis que rezem em família na própria casa. Estejam atentos às necessidades de vizinhos e familiares em quarentena domiciliar. Rezem pelas autoridades, profissionais da saúde, vítimas e todos os que mantêm o funcionamento da sociedade para superarmos a crise que atinge a todos indistintamente. 

  

As Secretarias Paroquiais estarão abertas ou conterão indicações a quem recorrer para os atendimentos urgentes e necessários. 

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral