Geral

Diocese de Joinville suspende realização de Missas e Sacramentos

Determinação é válida para os 18 municípios que pertencem à Diocese

19 Mar 2020 - 11h40Por Da Redação

Diante das determinações do Governo do Estado de Santa Catarina, o bispo Dom Francisco Carlos Bach publicou um decreto sobre a realização de Missas e Sacramentos nos 18 municípios que pertencem à Diocese de Joinville.  

 

As santas Missas, Celebrações da Palavra, Procissões, Vias-sacras, Encenações da Paixão de Cristo, Novenas e Tríduos, Catequese com crianças, jovens e adultos, Grupos Bíblicos de Reflexão, Visitas aos doentes e idosos, Mutirão de confissões, qualquer tipo de reunião, formação, encontro de grupos de oração, encontro dos grupos de movimentos em qualquer espaço e as visitas pastorais estão suspensas até que novas medidas sejam adotadas pelas autoridades públicas. Solicita aos cristãos católicos que acompanhem as Missas e cerimônias pelos meios de comunicação.  

  

Mantenham-se, após refletir sobre a conveniência ou não com os noivos, os casamentos já agendados. Respeitem-se as regras estabelecidas pelo Governo Estadual e determinações sanitárias (normas de higiene e distância). Recordamos que, para validade matrimonial, basta o assistente qualificado, noivo e noiva e duas testemunhas.  

  

Sejam realizados os Batizados em casos de emergência e aqueles já agendados, após refletir sobre a conveniência. 

  

As celebrações de Crisma estão suspensas. No devido tempo serão remarcadas. 

  

As celebrações de primeira Eucaristia estão suspensas. Novas datas serão marcadas pelos párocos após o retorno da normalidade de todas as atividades paroquiais. 

  

Os funerais e exéquias sejam realizados com um número reduzido de pessoas, observando as normas sanitárias e orientações dos serviços funerários, sem cumprir todo o rito das exéquias (de modo breve). Não devem ser presididos por ministros que se encontram no grupo de risco. No caso de falecimento em decorrência do coronavírus, observe-se as orientações da Vigilância Sanitária. 

 

Todas as cerimônias e celebrações da Semana Santa estão suspensas. A Missa Crismal, com a bênção dos Óleos do Batismo e dos enfermos e a consagração do Óleo do Crisma será realizada de modo privado e transmitida pela mídia diocesana.  

 

As igrejas, assim que possível, permaneçam abertas para oração particular dos fiéis, higienizadas e bem arejadas. 

  

Aos padres e diáconos é solicitado que sejam cautelosos no atendimento dos fiéis, e não descartem as medidas preventivas determinadas pelo Ministério da Saúde e autoridades sanitárias. Os presbíteros celebrem a Santa Missa diariamente, de forma privada. Se estas forem transmitidas pelas mídias sociais ou meios de comunicação, estejam presentes apenas as pessoas estritamente necessárias para sua realização. Os padres devem permanecer nas suas respectivas paróquias para possíveis necessidades dos fiéis. Não sejam realizadas celebrações penitenciais comunitárias e mantenham-se as confissões individuais. 

  

É recomentado aos fiéis que rezem em família na própria casa. Estejam atentos às necessidades de vizinhos e familiares em quarentena domiciliar. Rezem pelas autoridades, profissionais da saúde, vítimas e todos os que mantêm o funcionamento da sociedade para superarmos a crise que atinge a todos indistintamente. 

  

As Secretarias Paroquiais estarão abertas ou conterão indicações a quem recorrer para os atendimentos urgentes e necessários. 

Matérias Relacionadas

Geral

Meteorologista explica massa de ar polar que atingirá SC

A sexta-feira deverá ter as menores temperaturas desse ar polar. A previsão para o amanhecer desse dia é algo entre -8 e -10°C na Serra. Algo próximo dos 0°C no Litoral. 
Meteorologista explica massa de ar polar que atingirá SC
Geral

Começa a visitação aos veículos do leilão em Jaraguá

O leilão será online e os interessados poderão visitar o pátio de veículos para avaliar os lotes
Começa a visitação aos veículos do leilão em Jaraguá
Política

Prefeitos de Schroeder e de Guaramirim acertam detalhes sobre a obra da rua Rio de Janeiro

Obra será custeada por meio de emenda parlamentar do deputado federal Carlos Chiodini destinada a Guaramirim.
Prefeitos de Schroeder e de Guaramirim acertam detalhes sobre a obra da rua Rio de Janeiro
Geral

Com previsão de frio intenso, Prefeitura de Jaraguá monta Plano de Atendimento

As ações iniciam nesta terça-feira (27), com orientações e sensibilização às pessoas em situação de rua, com as equipes da Assistência Social, Saúde, Defesa Civil, Bombeiros Voluntários e Polícia Militar.
Com previsão de frio intenso, Prefeitura de Jaraguá monta Plano de Atendimento
Ver mais de Geral