Séculus
Aids

Dia Mundial de Luta Contra a Aids é lembrado nesta terça-feira

01 Dez 2015 - 12h51
Dia Mundial de Luta Contra a Aids é lembrado nesta terça-feira -

Nesta terça-feira, 1º de dezembro, é lembrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A data implantada no calendário mundial da década de 80 tem como objetivo reforçar a conscientização sobre a doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima em 35 milhões de pessoas vivem com o HIV/AIDS no mundo e pouco mais de 2 milhões de novas infecções foram detectadas apenas em 2013.


No cenário nacional, os dados do Estado de Santa Catarina revelam uma realidade preocupante. São 34.547 casos de AIDS acumulados de 1984 a dezembro de 2013 e uma taxa de incidência de 32,5 novos casos por 100 mil habitantes, segundo o Ministério da Saúde.


De acordo com a gerente em Vigilância Epidemiológica, Fabiane Ananias, atualmente 723 pacientes tomam medicação, e mais 100 devem iniciar tratamento ainda este ano. Jaraguá do Sul atende a demanda de toda a microrregião. Como já comentado na Jaraguá, o município de Jaraguá do Sul registrou neste ano 74 novos casos de HIV positivo. Em 2014, foram 28 novos diagnósticos com resultado positivo. Neste ano o setor já fez 5.979 exames no laboratório municipal, e 4.215 testes rápidos.

Dos 74 casos diagnosticados neste ano, destes 63% são homens, sendo que a faixa etária mais afetada é entre 14 e 29 anos. Já a porcentagem de mulheres infectadas é de 37%, sendo a faixa etária mais afetada é de 30 a 54 anos. Destes casos, 10 deles são de gestantes, sendo que 5 delas já eram portadoras, e as outras 5 já eram portadoras. Desde 2008, não há novos casos na região, de crianças infectadas com o vírus. 


Para isso o setor de vigilância epidemiológica faz ações de testagem rápida durante todo o ano, com o objetivo de divulgar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Os testes rápidos podem ser feitos também em qualquer unidade de saúde dos municípios da região. O resultado sai em média de 30 minutos e é sigiloso. Em casos de resultados positivos, os pacientes são encaminhados para fazer exames completares, e posteriormente tratamento. 

GNet

Matérias Relacionadas

Educação

Secretaria de Educação de Jaraguá divulga cronograma para cadastramento nos CMEIs

No dia 10 de fevereiro haverá a divulgação da lista e posterior chamada das crianças para as vagas 2022
Secretaria de Educação de Jaraguá divulga cronograma para cadastramento nos CMEIs
Economia

95% dos ambulantes de fora de Jaraguá têm registros policiais

Dados são do Setor de Posturas da Prefeitura. Novo decreto deve regulamentar a atividade no município.
95% dos ambulantes de fora de Jaraguá têm registros policiais
Política

Governo vai autorizar início da obra de revitalização da SC 110 na sexta-feira

Vicente Caropreso se reuniu com governador na terça-feira (26) para tratar da assinatura da ordem de serviço e de outras pautas da região
Governo vai autorizar início da obra de revitalização da SC 110 na sexta-feira
Esportes

Corupá sedia pedal inaugural do Circuito Vale dos Encantos no sábado

A concentração para o pedal está marcada para às 8h30, com saída às 9h
Corupá sedia pedal inaugural do Circuito Vale dos Encantos no sábado
Ver mais de Geral