secel
Geral

Dia Internacional da Mulher: momento para buscar novos avanços

O mês de março marca as conquistas das mulheres por igualdade de direitos e oportunidades em todos os âmbitos da sociedade

07 Mar 2024 - 16h30Por Janici Demetrio
Dia Internacional da Mulher: momento para buscar novos avanços - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Ao longo da história, as mulheres conquistaram inúmeros direitos, como o direito ao voto, à educação e ao trabalho. No entanto, ainda há muito a ser feito, pois as mulheres continuam enfrentando diversos desafios, como a discriminação no mercado de trabalho, a disparidade salarial, a sub-representação na política e a violência doméstica.

Desigualdade

Em plena era digital, a desigualdade entre homens e mulheres é uma realidade persistente em todo o mundo – afetando mulheres em todos os aspectos de suas vidas.

De acordo com o Censo Demográfico de 2022, as mulheres representam 51,5% da população brasileira. Dados do IBGE indicam que as mulheres ganham, em média, 77,7% do salário dos homens para o mesmo trabalho.

Na política, as mulheres ocupam somente 13% das cadeiras no Senado Federal, segundo o Tribunal Superior Eleitoral.

Principais direitos

Alguns dos principais direitos das mulheres, mas que ainda precisam ser fortalecidos, são: direito à igualdade de oportunidades; direito a viver livre de qualquer forma de violência – física, psicológica, sexual, patrimonial, moral e institucional; direito a condições de trabalho justas, com igualdade de oportunidades e remuneração; direito à participação igualitária na política; direito a um ambiente de trabalho e de estudo livre de assédio.

As mulheres têm o direito de participar da vida social, política e econômica em igualdade de condições, bem como de ocupar cargos de liderança em todos os setores da sociedade.

Importantes leis

O Dia Internacional da Mulher é um momento para buscar novas conquistas, sem esquecer os avanços na legislação, como a Lei 14.737/23, que garante a toda mulher o direito de ser acompanhada em consultas, exames e procedimentos realizados em unidades de saúde públicas ou privadas.

Já a Lei Maria da Penha, por exemplo, é considerada uma das leis mais avançadas do mundo no combate à violência doméstica – podendo ser acionada, inclusive, na esfera cível. No entanto, as mulheres precisam conhecer seus direitos numa eventual separação, como o divórcio, a partilha de bens, a guarda dos filhos, a pensão alimentícia e as medidas protetivas.

Existem importantes órgãos que asseguram a aplicação dos direitos e garantias das mulheres, dentre eles, o Poder Judiciário, o Ministério Público, a OAB, os Conselhos Municipais da Mulher, a Assistência Social das Prefeituras, a Polícia Civil e a Polícia Militar.

Eloisa Mendes
Advogada OAB/SC 63.362

Mendes Advocacia
mendes-adv.com

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Geral

Lunelli lança relatório anual de sustentabilidade com avanços no pilar social

Companhia têxtil catarinense reporta em balanço investimentos em capacitação e distribuição de R$ 15,3 milhões em Conquista de Resultados e Prêmio de Produção
Lunelli lança relatório anual de sustentabilidade com avanços no pilar social
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim

Ação vai mobilizar caminhões e ambulâncias da equipe
Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Ver mais de Geral