transito
Comemoração

Dia dos Museus faz humanidade debater a importância da prese

18 Mai 2012 - 12h12



Hoje, 18 de maio, comemora-se o Dia Internacional do Museu. A data foi instituída pelo Comitê Internacional de Museus com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e do público para a importância dos museus. Afinal, são os museus os responsáveis por preservar a história e a cultura da humanidade. Através dos anos, preservam os objetos que foram utilizados, inventados ou descobertos pelo homem ao longo de sua existência histórica conforme explica Andreia Cavalheiro Gonçalves Lopes, que faz ações educativas no museu da Paz.

[jwplayer mediaid="75393"]

Durante toda esta semana a Fundação Catarinense de Cultura participa das atividades da 10ª Semana Nacional de Museus. O evento, promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus, ocorre em todo o país entre os dias 14 e 20 de maio, com o tema Museus em um Mundo em Transformação - novos desafios, novas inspirações.

[jwplayer mediaid="75399"]

Em Jaraguá do Sul, quatro museus participam da 10ª Semana Nacional de Museus, conforme explica Andreia.

[jwplayer mediaid="75395"]

Andreia fala das ações educativas promovidas pelo Museu da Paz.

[jwplayer mediaid="75397"]

Em Jaraguá do Sul, a população tem acesso a vários museus de diferentes segmentos. Como o Museu Histórico de Jaraguá do Sul Emilio da Silva que tem como finalidade contribuir com a pesquisa, a educação patrimonial e o desenvolvimento de projetos culturais. O Museu Weg que conta a história da empresa WEG, a cultura de Jaraguá do Sul, e as maravilhas da ciência e da tecnologia. O Museu Wolfgang Weege, no Parque Malwee, que no último dia 16 completou 24 anos. Mostrando o cotidiano em diversos aspectos: vida doméstica, trabalho, lazer e sociabilidade, meios de transportes e meios de comunicação. O acervo de objetos da conta de um período aproximado de 100 anos até a atualidade permitindo uma análise e reflexão do viver cotidiano. O Museu Di Ferramenta D'Affari Dei Nonni localizado no bairro Santa Luzia, apresenta elementos da cultura italiana, utensílios e ferramentas utilizados pelos colonizadores italianos. O Museu da Paz que conta a história da participação do Brasil, na maior operação de guerra que o país esteve envolvido, representado pela Força Expedicionária Brasileira. Mais de 280 peças originais da FEB em sua maioria e outras utilizadas por outros países envolvidos durante a 2ª Guerra Mundial compõem o acervo. Também apresenta materiais da 1ª Guerra Mundial.

(JANICI DEMETRIO)

Matérias Relacionadas

Geral

Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim

Ação vai mobilizar caminhões e ambulâncias da equipe
Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral