Comemoração

Dia dos Museus faz humanidade debater a importância da prese

18 Mai 2012 - 12h12



Hoje, 18 de maio, comemora-se o Dia Internacional do Museu. A data foi instituída pelo Comitê Internacional de Museus com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e do público para a importância dos museus. Afinal, são os museus os responsáveis por preservar a história e a cultura da humanidade. Através dos anos, preservam os objetos que foram utilizados, inventados ou descobertos pelo homem ao longo de sua existência histórica conforme explica Andreia Cavalheiro Gonçalves Lopes, que faz ações educativas no museu da Paz.

[jwplayer mediaid="75393"]

Durante toda esta semana a Fundação Catarinense de Cultura participa das atividades da 10ª Semana Nacional de Museus. O evento, promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus, ocorre em todo o país entre os dias 14 e 20 de maio, com o tema Museus em um Mundo em Transformação - novos desafios, novas inspirações.

[jwplayer mediaid="75399"]

Em Jaraguá do Sul, quatro museus participam da 10ª Semana Nacional de Museus, conforme explica Andreia.

[jwplayer mediaid="75395"]

Andreia fala das ações educativas promovidas pelo Museu da Paz.

[jwplayer mediaid="75397"]

Em Jaraguá do Sul, a população tem acesso a vários museus de diferentes segmentos. Como o Museu Histórico de Jaraguá do Sul Emilio da Silva que tem como finalidade contribuir com a pesquisa, a educação patrimonial e o desenvolvimento de projetos culturais. O Museu Weg que conta a história da empresa WEG, a cultura de Jaraguá do Sul, e as maravilhas da ciência e da tecnologia. O Museu Wolfgang Weege, no Parque Malwee, que no último dia 16 completou 24 anos. Mostrando o cotidiano em diversos aspectos: vida doméstica, trabalho, lazer e sociabilidade, meios de transportes e meios de comunicação. O acervo de objetos da conta de um período aproximado de 100 anos até a atualidade permitindo uma análise e reflexão do viver cotidiano. O Museu Di Ferramenta D'Affari Dei Nonni localizado no bairro Santa Luzia, apresenta elementos da cultura italiana, utensílios e ferramentas utilizados pelos colonizadores italianos. O Museu da Paz que conta a história da participação do Brasil, na maior operação de guerra que o país esteve envolvido, representado pela Força Expedicionária Brasileira. Mais de 280 peças originais da FEB em sua maioria e outras utilizadas por outros países envolvidos durante a 2ª Guerra Mundial compõem o acervo. Também apresenta materiais da 1ª Guerra Mundial.

(JANICI DEMETRIO)

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

História de superação e amizade

História de superação e amizade
Geral

WEG fornece Sistema de Armazenamento de Energia e Controle de Microrrede para o Centro de Lançamento

Soluções fornecidas para o projeto da Equatorial Energia garantirão segurança no fornecimento de energia durante os lançamentos de foguetes.
Geral

Mercado de energia solar cresce 70% e se posiciona como promissor e lucrativo no Brasil

Mercado de energia solar cresce 70% e se posiciona como promissor e lucrativo no Brasil
Política

Tragédia no Oeste provoca debate sobre segurança em CMEIs na Câmara de Jaraguá

Vereadores trataram do assunto na sessão de terça-feira (4)
Tragédia no Oeste provoca debate sobre segurança em CMEIs na Câmara de Jaraguá
Ver mais de Geral