dengue
SAMAE

Dia da Água: Rota das cachoeiras recebe comunidade

13 Mar 2017 - 18h13
A ação faz parte da programação em comemoração ao Dia Mundial da Água. A água doce é considerada elemento indispensável para manutenção da vida na terra. Ela também é responsável pela manutenção das necessidades básicas como saúde, produção de alimentos e a continuidade dos ecossistemas. Essa importância, associada à grande possibilidade de sua escassez, faz com que a conservação e a recuperação das nascentes de água, se tornem um instrumento essencial para manutenção e qualidade de vida das futuras gerações.

As nascentes abastecem riachos, córregos e cursos d’água e também os rios. “Se não houver a proteção destas nascentes, muito provavelmente a vazão de água disponível nos cursos d’água será prejudicada afetando sua qualidade e principalmente, o meio a sua volta”, ressaltou Felipe H. D. Oliveira, geógrafo e professor de geografia.

Após apresentação e discussão dos temas sobre as nascentes, os participantes das cidades de Corupá, Jaraguá do Sul, Joinville e Massaranduba iniciaram a subida às 14 cachoeiras que formam a Rota das Cachoeiras e que são abastecidas pelo Rio Novo. Elas estão localizadas numa área de 100 hectares com desnível aproximado de 600 metros.

Durante o percurso enfatizou-se a importância ecológica da reserva que está inserida em um dos últimos remanescentes de Floresta Atlântica de Santa Catarina, ecossistema brasileiro que apresenta hoje menos de 8,8% de sua área original.

Além da importância ecológica, a água forma um reservatório orgânico, servindo como uma caixa d’água e se tornando um filtro natural para as sete cidades do Vale do Itapocu, que atende aproximadamente 400 mil pessoas. Cerca de 40% do abastecimento das cidades vem deste rio.

Durante a trilha denominada “Passa Águas” foi possível realizar a observação da fauna e flora com suas exuberantes árvores. Após um percurso de 2.950m o grupo chegou na última cachoeira, que tem 125m de queda, denominada Salto Grande. “Com certeza, esta é uma das paisagens mais lindas e gratificantes que se pode ver e tudo contribuí para deixá-la ainda mais encantadora, a vegetação diferente, a forma como o rio segue seu percurso, o paredão de pedra, nada ali tem algo a melhorar ou acrescentar, é simplesmente perfeito”, enalteceu Alessandra Stinghen, responsável pela área de Gestão Ambiental do Samae.

 

Matérias Relacionadas

Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (26).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Ver mais de Geral