Caraguá
SAMAE

Dia da Água: Rota das cachoeiras recebe comunidade

13 Mar 2017 - 18h13
A ação faz parte da programação em comemoração ao Dia Mundial da Água. A água doce é considerada elemento indispensável para manutenção da vida na terra. Ela também é responsável pela manutenção das necessidades básicas como saúde, produção de alimentos e a continuidade dos ecossistemas. Essa importância, associada à grande possibilidade de sua escassez, faz com que a conservação e a recuperação das nascentes de água, se tornem um instrumento essencial para manutenção e qualidade de vida das futuras gerações.

As nascentes abastecem riachos, córregos e cursos d’água e também os rios. “Se não houver a proteção destas nascentes, muito provavelmente a vazão de água disponível nos cursos d’água será prejudicada afetando sua qualidade e principalmente, o meio a sua volta”, ressaltou Felipe H. D. Oliveira, geógrafo e professor de geografia.

Após apresentação e discussão dos temas sobre as nascentes, os participantes das cidades de Corupá, Jaraguá do Sul, Joinville e Massaranduba iniciaram a subida às 14 cachoeiras que formam a Rota das Cachoeiras e que são abastecidas pelo Rio Novo. Elas estão localizadas numa área de 100 hectares com desnível aproximado de 600 metros.

Durante o percurso enfatizou-se a importância ecológica da reserva que está inserida em um dos últimos remanescentes de Floresta Atlântica de Santa Catarina, ecossistema brasileiro que apresenta hoje menos de 8,8% de sua área original.

Além da importância ecológica, a água forma um reservatório orgânico, servindo como uma caixa d’água e se tornando um filtro natural para as sete cidades do Vale do Itapocu, que atende aproximadamente 400 mil pessoas. Cerca de 40% do abastecimento das cidades vem deste rio.

Durante a trilha denominada “Passa Águas” foi possível realizar a observação da fauna e flora com suas exuberantes árvores. Após um percurso de 2.950m o grupo chegou na última cachoeira, que tem 125m de queda, denominada Salto Grande. “Com certeza, esta é uma das paisagens mais lindas e gratificantes que se pode ver e tudo contribuí para deixá-la ainda mais encantadora, a vegetação diferente, a forma como o rio segue seu percurso, o paredão de pedra, nada ali tem algo a melhorar ou acrescentar, é simplesmente perfeito”, enalteceu Alessandra Stinghen, responsável pela área de Gestão Ambiental do Samae.

 

Matérias Relacionadas

Geral

Gustavo Bardim se apresenta na semifinal do The Voice Kids neste domingo

Veja como votar
Gustavo Bardim se apresenta na semifinal do The Voice Kids neste domingo
Geral

Morre o empresário Renato Trapp, presidente da Trapp Metalúrgica de Jaraguá

A Associação Empresarial de Jaraguá do Sul emitiu nota de pesar
Morre o empresário Renato Trapp, presidente da Trapp Metalúrgica de Jaraguá
Geral

Evento online quer potencializar recursos de incentivos fiscais a projetos sociais em SC

O tema será abordado pelo assessor de Responsabilidade Social da FIESC, Sandro Volpato Faria, e pela líder do programa Fundo Social, Andressa Mongruel Martins Vicenzi
Economia

Governo libera Fintechs a realizarem antecipação de até 5 ciclos do saque-aniversário do FGTS

A Jooy Digital, localizada em Jaraguá do Sul, é uma fintech de soluções digitais e desde junho, já realizou a antecipação de aproximadamente 4.700 clientes
Governo libera Fintechs a realizarem antecipação de até 5 ciclos do saque-aniversário do FGTS
Ver mais de Geral