GNet
Católica SC

“Desafio em Robótica” ocorrerá em nova data

09 Out 2015 - 17h58

A 1º edição do “Desafio em Robótica”, que inicialmente ocorreria no dia 31 de agosto, será realizada em uma nova data.  A competição entre robôs, criados pelos próprios participantes, ocorrerá dia 7 de novembro na unidade de Jaraguá do Sul e em 21 de novembro na unidade de Joinville. As inscrições devem ser realizadas no site www.catolicasc.org.br. O evento é promovido pelo Curso de Sistemas de Informação Católica de Santa Catarina.


Podem participar da competição alunos do segundo ou terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e particulares das regiões de Jaraguá do Sul e Joinville. Para aprender a montar os robôs, serão oferecidos três treinamentos gratuitos. Na Católica SC em Jaraguá do Sul (Rua dos Imigrantes, 500, bairro Rau), eles ocorrem nos dias 17 de outubro, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sala 8B; 24 de outubro, das 8h às 12h, na sala 8B; e 7 de novembro, das 8h às 12h e das 13 às 17h, nas salas 8D e C10. Na unidade de Joinville, os encontros ocorrerão nas seguintes datas: 17 de outubro, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sala C3; 7 de novembro, das 8h até 12h, na sala C3; e 21 de novembro, das 8h às 12h e das 13h às 17h. As equipes deverão ser formadas por quatro pessoas.

No “Desafio em Robótica”, os robôs de sumô criados pelas equipes participantes se enfrentam num dojô (local onde se treinam artes marciais japonesas) montado para a competição. Durante a luta, um robô empurra o outro para tentar tirá-lo da arena. Ganha aquele que conseguir ficar dentro do espaço. Os robôs de sumô são autônomos, equipados com sonares que detectam o oponente dentro da arena.

O coordenador do Curso de Sistemas de Informação, Maurício Henning, explica que serão realizados três combates entre cada robô. Aquele que ganhar duas vezes vai para as eliminatórias. Os vencedores serão premiados com medalhas até a terceira colocação.

O objetivo do “Desafio em Robótica” é despertar o interesse dos jovens para a área de robótica. Henning lembra que a ideia de criar uma competição surgiu dos próprios alunos do Curso de Robótica oferecido gratuitamente pela Católica SC em 2013 e 2014. “Dessa forma, motivamos o desenvolvimento dos estudantes através de desafios”, acrescenta o coordenador do Curso de Sistemas de Informação.


Treinamentos incluem aulas de programação e robótica

Durante o treinamento, os participantes terão aulas de programação e robótica. Para orientar os estudantes, os acadêmicos da graduação criaram um framework – linguagem de programação que possibilita a realização dos movimentos do robô.

Além dos alunos utilizarem conhecimentos das disciplinas como matemática, física, mecânica e raciocínio lógico, eles também deverão exercitar a criatividade. “Os participantes precisarão seguir determinados critérios na hora de montar o robô. E, para isso, precisarão ser bastante criativos”, comenta Henning.

GNet

Matérias Relacionadas

Geral

Interdição parcial da Rua João Planincheck nesta quinta

A medida é necessária para mudar uma boca de lobo de lugar, onde em breve, será instalada uma faixa elevada pela Prefeitura
Interdição parcial da Rua João Planincheck nesta quinta
Economia

Empresário Vicente Donini recebe Ordem do Mérito da Indústria na sexta-feira

A distinção é concedida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com indicação da FIESC
Empresário Vicente Donini recebe Ordem do Mérito da Indústria na sexta-feira
Saúde

Exposição Interativa Saúde Bucal e Nutrição começa nesta quarta em Jaraguá

A exposição poderá ser visitada das 13h às 19h e tem entrada gratuita
Exposição Interativa Saúde Bucal e Nutrição começa nesta quarta em Jaraguá
Geral

Projeto da SCAR promove debates online com transmissão ao vivo sobre o universo da dança

As conversas, com transmissão ao vivo, passam pelo balé, jazz e pelas danças urbanas e acrobáticas
Ver mais de Geral