vacina
Geral

Defesa Civil monitora alerta para deslizamentos em Jaraguá do Sul

Nas últimas horas, de acordo com o Diretor de Proteção e Defesa Civil, Hideraldo Colle, foram registrados três atendimentos, em três bairros distintos

07 Dez 2020 - 12h16Por Janici Demetrio

A Defesa Civil de Jaraguá do Sul está monitorando o nível da chuva registrada nos últimos dias na cidade. Foram 49mm de precipitação registrados nas últimas horas, sendo que o acumulado dos últimos três dias já chegou a 121mm, requerendo atenção da comunidade e acionando o alerta para riscos de deslizamentos na cidade. A situação está sendo monitorada pelos profissionais da Defesa Civil local.

Nas últimas horas, de acordo com o Diretor de Proteção e Defesa Civil, Hideraldo Colle, foram registrados três atendimentos, em três bairros distintos. “Atendemos duas quedas de árvores, uma no bairro João Pessoa, na EMEB Machado de Assis (à esquerda) e outra no Chico de Paulo (à direita). Além disso, uma movimentação de terra foi registrada em uma casa no bairro Czerniewicz, na região da Tifa da Pólvora”, afirmou.

Ele ainda ressalta que o risco de alagamentos e inundações está afastado, por ora, em Jaraguá do Sul, dado o volume de chuva registrado nos últimos três dias. “Apesar dos registros consideráveis, hoje temos uma boa estrutura de drenagem pluvial e obras realizadas para minimizar os impactos dos temporais e chuvas constantes. Estamos monitorando os rios frequentemente e situação segue controlada”, disse Colle.

O gerente da Defesa Civil municipal, Marcelo Ludvichak, ainda ressalta a importância da manutenção constante dos sistemas de drenagem dos terrenos e dos imóveis, tendo em vista o volume de chuva esperado entre os meses de outubro e fevereiro na região. “Esse tipo de manutenção preventiva, em muitos casos, evita alagamentos nas residências e deslizamentos de terra. Aliado aos trabalhos da Prefeitura, os cuidados dentro de casa são fundamentais para impedir acidentes”, pontuou.

P acionamento da Defesa Civil, pelo telefone 199, é recomendado em casos de inclinação de postes e árvores, movimentação de rochas e terra próximo de residências e aparecimento de rachaduras em muros e paredes. Em caso de tempestades com raios e ventos fortes, recomenda-se buscar abrigo longe de árvores, postes, placas, e de outros objetos que possam ser arremessados pela força do vento. Em local abrigado, deve-se ficar longe de aparelhos eletrônicos, sendo o banheiro de alvenaria um local considerado seguro.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral